Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2004 / 08 / Origens do pensamento ocidental são debatidas em evento na Metodista

Origens do pensamento ocidental são debatidas em evento na Metodista

A Universidade Metodista de São Paulo, em parceria com instituições de ensino internacionais, promove, entre 8 e 10 de dezembro, o II Seminário Internacional Archai, organizado pelo “Grupo Archai: as origens do pensamento ocidental”.

08/10/2004 14h54 - última modificação 10/03/2006 15h53

A Universidade Metodista de São Paulo, em parceria com instituições de ensino internacionais, promove, entre 8 e 10 de dezembro, o II Seminário Internacional Archai, organizado pelo “Grupo Archai: as origens do pensamento ocidental”. O objetivo do encontro é debater o tema “Diálogos Antigos: encontro de saberes nas origens do pensamento ocidental”. O problema que orienta o seminário pode se resumir no incômodo frente uma visão das origens do pensamento ocidental demasiadamente dependente de uma historiografia racionalista, que pensa a filosofia como saber, de alguma forma, estanque, independente de seu contexto, de maneira especial em seu período formativo. A programação prevê a realização de mesas-redondas, para as quais estão convidados professores doutores de diversas universidades. Será proposto um diálogo temático, historiográfico e teorético no interior dos estudos do pensamento antigo, entre os pesquisadores e os participantes da mesa e o público presente. Além disso, quatro mesas-redondas abordarão temas ligados à recepção dos diálogos antigos ao longo da história do pensamento ocidental, possibilitando a participação aos “diálogos” do seminário de pesquisadores de outras áreas e momentos do pensamento ocidental. Será dedicado um espaço adequado para Comunicações livres dos participantes inscritos. Entre os palestrantes da Universidade Metodista de São Paulo estarão presentes Gabriele Cornelli, Lelita Benoit, Marcelo Carvalho, Paulo A. De Souza Nogueira, Paulo Roberto Garcia e Rui de Souza Josgrilberg. O evento também contará com o apoio e colaboração da Secretaria de Cultura da prefeitura Municipal de Santo André. A inscrição deverá ser feita pelo site www.archai.pro.br. A taxa é de R$ 30,00 para participação com apresentação de comunicação e R$ 10,00 sem apresentação. A data limite para envio das propostas de comunicação é 2 de novembro. O evento será realizado na Universidade Metodista de São Paulo - Campus Rudge Ramos- e Prefeitura Municipal de Santo André. Mais informação sobre inscrições e critérios de seleção podem ser obtidos pelo site www.archai.pro.br, e-mail archai@archai.pro.br ou telefone (11) 4366-5556.
Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático