Universidade Metodista de São Paulo inaugura Farmácia-Escola
31/08/2004 11h17 - última modificação 04/09/2006 14h16
O curso de Farmácia, da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade Metodista de São Paulo, inaugura dia 9 de setembro, às 14 horas, no Campus Planalto, a Farmácia-Escola.
Nesse novo complexo de laboratórios, distribuídos em 285m2, poderão ser produzidos vários medicamentos. Primariamente, a Farmácia-Escola destina-se a realização de estágios supervisionados obrigatórios dos alunos do curso de Farmácia da Metodista. Entretanto, devido à infra-estrutura existente e aos equipamentos de porte industrial, a Farmácia-Escola pode suportar uma produção real de mais de 3.000.000 de comprimidos/mês, projeto esse que está em estudo.
Composta de um laboratório semi-industrial, a Farmácia-Escola da Metodista possui setores para produção de sólidos, semi-sólidos e líquidos, destinados à fabricação de medicamentos e cosméticos. Possui também dois laboratórios destinados ao controle físico-químico e um destinado ao controle microbiológico de matérias-primas, medicamentos e cosméticos, estando equipada com modernos maquinários, que nos permitem realizar, num futuro breve, análises físico-químicas e microbiológicas de medicamentos e cosméticos, inclusive para farmácias de manipulação e indústrias que terceirizem esse serviço, por exemplo .
Segundo a coordenadora do curso de Farmácia da Metodista, professora Rita Yoem, a Farmácia-Escola - UMESP, a ser inaugurada no dia 9 de setembro, é estruturada com tecnologia de ponta para que os alunos possam vivenciar, na íntegra, a realidade de uma indústria farmacêutica. Para fornecer aos alunos todas as condições possíveis de aprendizagem, foram realizados investimentos (cerca de R$1.100.000,00) em equipamentos sofisticados, utilizados pelos laboratórios farmacêuticos mais respeitados do Brasil, observa a coordenadora do curso.