Projeto de Filosofia analisa a obra de Guimarães Rosa
O Curso de Filosofia, da Universidade Metodista de São Paulo, e a Prefeitura de Santo André (Secretaria da Cultura e Casa da Palavra) estão organizando o Projeto Guimarães Rosa da Literatura às Artes.
24/08/2004 15h03 - última modificação 10/03/2006 12h53
O Curso de Filosofia, da Universidade Metodista de São Paulo, e a Prefeitura de Santo André (Secretaria da Cultura e Casa da Palavra) estão organizando o Projeto Guimarães Rosa da Literatura às Artes.
O programa, que acontece entre agosto e dezembro deste ano, tem o objetivo de celebrar e divulgar a obra do escritor e refletir sobre a presença de seus textos na cultura e na arte brasileira.
Qualquer pessoa interessada pode se inscrever, gratuitamente, nas diversas atividades realizadas nos Espaços de Cultura de Santo André e na Metodista.
Informações completas podem ser obtidas no Curso de Filosofia (11) 4366-5891 ou filosofia@metodista.br e na Casa da Palavra 4992-7218.
Confira as atividades:
- Ensaio fotográfico de Maureen Bisilliat
Ensaio fotográfico realizado na década de 60, que teve o roteiro concebido junto com Guimarães Rosa. As fotos retratam as paisagens e as pessoas do sertão mineiro descrito em Grande Sertão: Veredas. Maureen também publicou ensaios fotográficos inspirados nas obras de João Cabral de Melo Neto, Jorge Amado, entre outros. Suas fotos fazem parte de importantes acervos, entre eles, o acervo MASP-Pirelli, o principal do país.
- Oficina de Fotografia
Oficina destinada a interrogar a arte de Maureen Bisilliat.
- Exposição de textos extraídos de Grande Sertão: Veredas
Exposição que acompanha as fotos de Maureen Bisilliat.
- Exposição de fotos de Guimarães Rosa, amigos e familiares
Resgata as raras fotos pessoais do autor, desde sua infância até sua posse na Academia Brasileira de Letras.
- Exposição bibliográfica
Além de todos os livros publicados pelo autor no Brasil, também serão expostos livros de estudos, traduções e ensaios sobre sua obra.
- Contadores de estórias
Montagem cênica que supera o desafio de adaptar Guimarães Rosa para o público infantil e jovem. Direção: Gilmar Ramos (Grupo Reviu a Volta).
- Roda de Prosa com Rosa
Uma conversa descontraída com a escritora andreense Terezinha Malta e convidados para tornar Guimarães Rosa mais próximo do leitor, menos cercado de tabus e de incompreensões.
- Palestras
Convidados: Davi Arrigucci, Walnice N. Galvão, José M. Wisnik, João A Hansen, Augusto de Campos, Cláudio Willer, Wille Bolle, Luis Roncari, Cleuza Rios P. Passos, entre outros.
- Show com o violeiro Paulo Freire e banda.
Após a leitura de Grande Sertão: Veredas, Paulo Freire passou três anos no sertão mineiro aprendendo a arte dos violeiros e seus pactos com o demo.
- Leituras Roseanas
Leitura de textos de Guimarães Rosa por Cláudio Willer com formação de grupos e futuras apresentações.
- Oficina: Em busca da palavra
Busca estimular a criação literária com abordagem do texto roseano.
- Ciclo de Filmes
A terceira margem do rio, de Nelson Pereira dos Santos;
Noites do sertão, de Carlos Alberto P. Correa;
Sagarana - o duelo, de Paulo Thiago;
A João G. Rosa, de Roberto Santos;
Rio de janeiro - minas, de Marily Bezerra;
Famigerado, de Aluisio Salles Jr. e
Recado do Morro, de Andréia F. Santos.
- Teatro: A estória de Augusto Matraga
Espetáculo teatral baseado no conto A hora e vez, de Augusto Matraga.
- Oficinas de criação literária
As atividades serão coordenadas pelo professor Chico Lu e envolverão alunos de duas Escolas Municipais de Iniciação Artística de Santo André.
Comunicar erros