Jornada Comunicação e Democracia reúne comunicadores comunitários de São Paulo
10/08/2004 09h15 - última modificação 10/03/2006 12h53
Discutir democracia na Comunicação e comunicação para a democracia com 45 comunicadores comunitários, 15 estudantes da área, especialistas, ativistas e pesquisadores. É esse o tom da Jornada Comunicação e Democracia, que acontece de 14 de agosto a 18 de setembro em São Paulo.
O evento é realizado pelo Intervozes e pela Fundação Friedrich Ebert, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), a Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e a Universidade Metodista de São Paulo (Umesp).
A proposta é dar subsídios para reflexão, participação e intervenção dos comunicadores comunitários em políticas de comunicação, além de fortalecer a comunicação comunitária na capital paulista.
Serão quatro encontros, sempre aos sábados, sobre os pilares temáticos: Comunicação como um Direito, com foco, sobretudo, no direito à informação versus direito à comunicação; Concentração versus Pluralidade, enfatizando a comunicação comunitária no Brasil e as experiências dos participantes; Controle Público e Participação Popular, quando será tratado o sistema público de comunicação, assim como políticas públicas de comunicação; e Digitalização e Convergência Tecnológica, abordando software livre, inclusão digital, Governança na Internet e TV Digital.
Durante o quarto encontro, haverá, ainda, a abertura de uma exposição aberta ao público, com os trabalhos dos participantes - produções de rádio, Internet, TV comunitária, jornais-murais, fanzines entre outras modalidades de comunicação comunitária - que ficarão à mostra por uma semana.
O primeiro encontro, que tratará da Comunicação como direito, acontece no dia 14 de agosto (sábado) na Universidade Metodista de São Paulo. Veja a programação:
9h - Apresentação da Jornada e dos participantes
12h - Almoço
13h30 - Panorama da Comunicação no Brasil Hoje (Painel com Hamilton Octávio de Souza, professor da PUC-SP e editor da Revista Sem Terra; e J.S. Faro, professor da PUC-SP)
15h30 Intervalo
16h Direito à comunicação x Direito à informação (com João Brant, do Intervozes Coletivo Brasil de Comunicação Social).
17h Encerramento.
O segundo encontro (21 de agosto) acontecerá na PUC-SP e contará com a palestra da professora Cicília Peruzzo, da Metodista. Confira:
9h - Comunicação comunitária no Brasil (Com Cicília Peruzzo, prof. Metodista)
12 h Almoço
13h30 Debate a partir das experiências dos grupos participantes, com foco na radiodifusão comunitária e na produção independente
16h Radiodifusão Comunitária em São Paulo e Produções Independentes (com Sérgio Gomes, diretor da OBORÉ, e Neide Duarte, da TV Cultura)
17h30 - Encerramento
Informações podem ser solicitadas pelo e-mail: comunicacom@intervozes.org.br .