Estudantes de Comunicação ensinam internos da Febem a fazer jornalismo
09/08/2004 11h54 - última modificação 10/03/2006 12h53
O projeto Comunica Bem, uma iniciativa de estudantes do 7º semestre de Jornalismo, da Universidade Metodista de São Paulo, tem como objetivo a implementação de um veículo comunicativo na unidade Brás, da Fundação do Bem Estar do Menor (FEBEM).
Por meio de oficinas ministradas pelo grupo e palestras lecionadas por profissionais qualificados de diversas áreas (Saúde, Educação, Esporte, Música, Jornalismo etc), o projeto pretende unir a teoria e a prática do fazer jornalístico para a realização do produto final primeira edição de um veículo de comunicação.
Os internos têm a possibilidade de conhecer práticas jornalísticas como fotografia, produção de pauta, reportagens e entrevistas. Aplicam o que aprendem no desenvolvimento do jornal impresso.
Durante o período, que se estende entre junho e novembro de 2004, os integrantes do grupo estarão em contato direto com os internos da unidade. O estudantes pretendem continuar o projeto em 2005.
Para os internos, o projeto trouxe melhorias. Algumas transformações já podem ser sentidas, como melhor desenvoltura na escrita, poder de reflexão e senso crítico.
Para aplicar o processo, os estudos analisados estão baseados nas teorias da Educomunicação que, em tese, é a atuação de um novo campo de intervenção social que une adultos e jovens, profissionais e estudantes, em torno de práticas democráticas de comunicação.