AULAS PÚBLICAS

Confira Palestras Exclusivas

Quem é responsável pela violência policial? - (Jacqueline Sinhoretto)

No décimo episódio da quarta temporada da Aula Pública, Jacqueline Sinhoretto, doutora em sociologia pela USP e coordenadora do Grupo de Estudos sobre a Violência e Administração de Conflitos (GEVAC) da UFSCar, discute o futuro da segurança pública e da polícia militar no Brasil. Para a especialista, é fundamental discutir novos parâmetros nas políticas para frear o alto índice de violência policial no país.

Ditadura militar na perspectiva de gênero - (Amelinha Teles)

No nono episódio da quarta temporada da Aula Pública, Amelinha Teles analisa a atuação de mulheres durante a ditadura. A ativista social explica como a violência e a barbárie contra mulheres foi estruturada pelo regime militar nos anos de chumbo.

Como deve ser o governo de Evo diante da onda conservadora? (Everaldo Andrade)

No oitavo episódio da quarta temporada da Aula Pública, Everaldo Andrade, doutor em História Econômica e professor da USP, discute os desafios do projeto de desenvolvimento boliviano diante da nova conjuntura sul-americana. Autor do livro 'Bolívia: Democracia e Revolução' (Alameda, 340 pgs., R$48), Everaldo acredita que o governo Evo Morales construiu uma identidade política com a maioria da população do país. Nessa perspectiva, é fundamental entender as condições que garantiram o crescimento econômico e social na Bolívia nos últimos 10 anos e que agora estão sob ameaça pela chamada 'onda conservadora' na América Latina.

Como deve ser a educação das relações étnico-raciais? - (Oswaldo de Oliveira Santos)

No novo episódio da quarta temporada da Aula Pública, Oswaldo de Oliveira Santos, coordenador do Núcleo de Formação Cidadão da Universidade Metodista, discute a educação das relações étnico-raciais. Para o especialista, o sistema de ensino precisa investir na valorização das múltiplas culturas e diversidade cultural da nossa sociedade nas escolas. Esse é o caminho para a "descontrução do racismo e outras manifestações de intolerância"

O Direito da Ditadura ainda está entre nós? (Rodolfo Machado)

No quarto episódio da nova temporada da Aula Pública, Rodolfo Machado, bacharel em Direito e mestre em história social pela PUC-SP, discute a relação entre a ditadura militar e o sistema judiciário brasileiro. Na segunda parte da Aula Pública, Rodolfo Machado responde perguntas do público da Universidade Metodista, em São Bernardo do Campo.

Qual é o futuro da leitura? - (Silvio Pereira)

No primeiro episódio da quarta temporada da Aula Pública, Silvio Pereira da Silva, professor de Literatura e Língua Portuguesa da Universidade Metodista, discute o futuro da leitura com a presença das tecnologias digitais na sociedade. Para o especialista, as telas digitais e as redes sociais na Internet levam a mudanças significativas no ato de ler, pois "nunca na história tivemos tantas possibilidades de circulação do conhecimento".

Gênero se aprende na escola?- (Heloísa de Almeida)

No segundo episódio da quarta temporada, Heloísa Buarque de Almeida, professora de antropologia da USP e especialista em família e diversidade, discute por que o sistema educional deve ensinar gênero aos estudantes.

A crise política é brasileira ou internacional? - (Wagner Iglecias)

No terceiro episódio da quarta temporada da Aula Pública, Wagner Iglecias, doutor em sociologia e professor de gestão de políticas públicas da USP, analisa a crise política no Brasil em comparação com o cenário internacional. Para Wagner, assim como na crise brasileira, a relação entre democracia e o grande capital mostra sinais de esgotamento em vários países do mundo.

Qual o futuro da saúde global (Deisy Ventura)

Prof. Deisy Ventura, professora de Relações Internacionais da USP, discute o futuro da saúde global. Para a especialista em direito internacional, interesses privados e direitos humanos irão polarizar a disputa pelos sistemas de saúde ao redor do mundo.

Quem ensinou os militares brasileiros a torturar? (Marcelo Godoy)

O jornalista Marcelo Godoy, vencedor do prêmio Jabuti 2015 com o livro A Casa da Vovó – Uma Biografia do DOI-Codi (1969-1991), O Centro de Sequestro, Tortura e Morte da Ditadura Militar (Editora Alameda), responde à pergunta: quem ensinou os militares brasileiros a torturar durante a ditadura (1964-1985)?

Por que o mundo precisa combater a intolerância religiosa? (Magali Cunha)

A Profa. Magali Cunha da Universidade Metodista de São Paulo discute a questão da intolerância. Em 2011, a assembleia geral da ONU aprovou por consenso uma norma para o combate à intolerância religiosa. Desde então, líderes mundiais anunciaram uma série de medidas para frear o avanço de tensões religiosas. No entanto, a própria ONU reconhece que nenhum progresso significativo aconteceu.

Os palestinos têm direito à insurreição?  (Breno Altman)

O jornalista Breno Altman analisa o conflito entre Israel e Palestina. Para Altman, diretor editorial de Opera Mundi, os palestinos têm direito à inssureição frente à ocupação colonial de Israel.