Você está aqui: Página Inicial / Enciclopédia / Verbetes / Europa / Manuel Parés i Maicas

Manuel Parés i Maicas

Por Ana Regina Rêgo¹

Manuel Parés i Maicas - defesa da ética na comunicação

Palavras-chave:
Tradução; Ttansferências culturais; Ccrculações literárias; Literatura brasileira; França;

“En mi modesta parcela siempre ha sido la ética mi paradigma esencial”
Parés i Maicas²

Em 2011 Manuel Parés i Maicas publicou pela Editora UOC de Barcelona, o livro Ética, deontologia e Comunicação. Esse livro veio, em verdade, para dar visibilidade ao pensamento do autor que durante a sua atuação no mercado, na academia e nas grandes instituições mundiais de pesquisa em comunicação, sempre se pautou pela ética ao tempo em que transmitia seus conhecimentos a discentes de todas as partes do globo que chegavam a Universidade Autônoma de Barcelona. Em suaspalavras,

[...] El papel del periodista en la información periodística o de actualidad, se centra en los cuatro valores éticos fundamentales de los periodistas, que llaman principios, es decir, el de la verdad, el de la justicia, el de la libertad y el de la responsabilidad. Por otro lado, hay que se tener cuenta que los códigos deontológicos de los periodistas o de los medios de comunicación, son el instrumento operativo de la deontología, aunque, en la práctica, pueden surgir problemas importantes en su vigencia, aplicabilidad e interpretación ( PARÉS I MAICAS, 2012, p.203).

A luta empreendida pelo pesquisador em prol de uma prática ética por parte dos profissionais dos meios de comunicação, em particular, os jornalistas, tanto lhe fez criticar posturas adotadas no ambiente comunicacional e que eram prejudiciais ao campo social, como por outro lado, lhe levou a defender os jornalistas como sendo os profissionais mais preparados e aptos para a intermediação informacional entre o acontecimento construído e a sociedade. “Creo que los que deben elaborar la información son principalmente los periodistas, de acuerdo con la aplicación estricta de su código deontológico” (PARÉS I MAICAS, 2012, p.204). Essa postura do autor, revela uma preocupação com a produção de conteúdos informacionais fora do escopo ético e da deontologia do campo jornalístico, pois sem o conhecimento e a vivência de uma ética do campo, e com a fluidez de conteúdos sem filtros e a adoção de uma maleabilidade ética, pode-se criar fatos capazes de gerar grandes problemas sociais. Nesse sentido e reforçando o importante papel do jornalismo e de seus profissionais, Parés i Maicas reforça “[...]Su principio fundamental de actuación es lalibertad de información, principio que, desgraciadamente no siempre se cumple realmente. Los códigos deontológicos son los instrumentos de auto regulación de su actividad” (PARÉS I MACIAS, 2012, p.204).

A sólida formação ética do autor aqui analisado se consolidou ao longo de sua vida em que vivenciou não apenas a guerra civil espanhola, em idade tenra, mas a segunda guerra mundial em que os meios de comunicação e o jornalismo tiveram tanto um papel decisivo, quanto em muitos casos, adotaram condutas antiéticas.

Parés i Maicas nasceu em Barcelona em 19 de maio de 1933, casou-se em primeiras núpcias com Estrella Casas Costa (1963-1998)e em segundas núpcias com Maria Rosa Charles Josa. Tornou-se Doutor em Direito pela Universidade Autônoma de Barcelona, em abril de 1980. Atuou como professor da UAB a partir de 1972 e em 1992 tornou-se Professor Catedrático. Atualmente é Catedrático emérito.

Durante sua atuação na Universidade Autônoma ministrou os seguintes cursos: Introdução a Comunicação de Massa, Comunicação Política, Opinião Pública, Ética da Comunciação, Os intelectuais: ideologia, poder, funções e comunicação. Como também ministrou um curso para alunos de doutorado a cada ano acadêmico, desde 1981.
Parés i Maicas foi colaborador da Revista Análise vinculada ao Departamento de Periodismo e de Ciências da Comunicação. Ainda na UAB atuou como Coordenador da Cátedra Unesco para Comunicação desde 1989.

Parés i Maicas tornou-se um pesquisador de renome internacional tendo coordenado por 10 anos uma rede de 17 universidade europeias que realizam um programa de estudos de doutorado, denominado Summer School Consortium apoiado pelo Programa Sócrates da União Europeia.

Dentre as atividades de maior projeção em nível mundial destacamos a Presidência da IAMCR- Associação Internacional de Estudos em Comunicação entre 1998 e 2002, o que lhe possibilitou desenvolver um efetivo trabalho de promoção de acordos entre pesquisadores europeus e americanos. Nesta instituição Parés i Maicascompõe o Conselho Internacional desde 1984 e onde após deixar a presidência tornou-se Presidente Honorário.

Ainda em nível internacional, Parés i Maicas se destacou comomembro do Comitê Científcio da Maison desSciences de l’Homme de l’Université Paris-Nord. Por outro lado, atualmente foi nomeado membro do Colégio de Brasilianistas da Comunicação criado recentemente pela Intercom-Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

Na Espanha atuou comoAssessor do Centro de Investigação da Comunicação da Generalidade da Catalunha entre 1988 e 1997. Também se destacou como membro do Conselho de Informação da Catalunha e do Conselho Deontológico da Federação das Associações da Imprensa da Espanha (FAPE).

Vale destacar que Manuel Parés i Maicas foi ainda Professor da Escola de Relações Públicas da Universidade de Girona (1998-2000). Professor Colaborador da Universidade Ramon LLull. Fundador e Coordenador da Cátedra Unesco de Comunicação da Universidade Autônoma de Barcelona, durante muitos anos. Professor visitante da Universidade de Quebec- Canadá e organizador de conferências sobre Quebec e Catalunha.

PUBLICAÇÕES
Dentre as obras de maior relevância do autor, destacamos:

-Ética, deontologia i comunicació. Barcelona: Editora UOC, 2011.
-Introducción a la comunicación social. Barcelona: Promociones y Publicaciones Universitarias, PPU, 1992.
-El papel de la información en la educación permanente y en la enseñanza universidataria. Bellaterra: UniversitatAutonoma de Barcelona, 1984.
-La ideología regional de la prensa espanyola (1966-1973). Barcelona: Edicions 62.
-El patrocini empresarial i com buscar patrocinador. PereClotas i Cierco, Manuel Parés i Maicas, NathalieSauvanet, Joan Manuel Tresserras y Gaju, RaimonBergós i Civit. Madrid ; Barcelona : LID, 2008.
- Mecenatge, patrocini i comunicació. Manuel Parés i Maicas y Daniel Giralt-Miracle. Barcelona: Promociones y Publicaciones Universtiaras, PPU 1991.
- Nueva Finlantropía y la Comunicación Social. Barcelona: Promociones y Publicaciones Universitarias, PPU.
-EducacióPermanent. Bellaterra: Universidad Autônoma de Barcelona. Servicio de Publicaciones UAB.

Além dos livros mencionados acima, Manuel Parés i Maicas publicou incontáveis artigos em revistas científicas da Europa e América, como também artigos em anais de congressos, capítulos em livrose proferiu conferências em várias partes do planeta.

Manuel Parés i Maicas publicou recentemente dois capítulos em livros organizados pela autora deste verbete sobre sua pessoa, a saber:
- Manuel Vasquez Montalban. In: Rêgo, Ana Regina (Org).Imprensa, Perfis e Contextos. São Paulo: All Print, 2012.
- La Memória História, lainformación y la exigência ética.In: Rêgo, Ana Regina; Queiroz, Teresinha e Miranda, Marcela (Orgs.).Narrativas do Jornalismo & Narrativas da História.Lisboa: Media XXI, 2014.

Por fim, vale ressaltar que concluímos com o texto mencionado por último, porque tanto quanto o abordado inicialmente, tem o foco na ética, embora se ambiente na construção das memóriashistóricas, tendo os meios de comunicação como um dos lugares de produção da realidade. Para Parés i Maicasao “[...] estudiar la memoria histórica de una determinada comunidad, nos hallamos ante una problemática ética que debería ser el punto de partida de los análisis de los países que la han sufrido” (2014, p.101). A preocupação do autor reflete a necessidade de adoção de uma postura ética por parte dos jornalistas, que reflita o acordo social vigente no momento da produção/construção da notícia, momento este de um dado presente em que as memórias são construídas; uma vez que posturas contrárias podem acarretar em danos não só as sociedades em seu presente, mas as suas identidades e reputações no futuro.

Parés i Maicas fecha assim um ciclo de estudos sobre ética e comunicação, não esquecendo o modo como a mídia e o jornalismo contribuem para a construção do presente e da memória, a ser acessada no futuro. Sua produção acadêmica é tão relevante quanto suas reflexões sobre o campo comunicacional. No Brasil sua parceria com a INTERCOM e com José Marques de Melo remonta décadas e apresenta grandes contribuições.

Referências
PARÉS I MAICAS, Manuel. Entrevista concedida a Ana Regina Rêgo. In: Revista Brasileira de História da Mídia (RBHM) - v.1, n.2, jul.2012 / dez.2012 - ISSN 2238-3913 (versão impressa) 2238-5126 (versão online).
PARÉS I MAICAS, Manuel. Ética, deontologia i comunicació. Barcelona: Editora UOC, 2011.
PARÉS I MAICAS, Manuel. La MemóriaHistória, la información y la exigência ética. In: Rêgo, Ana Regina; Queiroz, Teresinha e Miranda, Marcela (Orgs.). Lisboa: Media XXI, 2014.
PARÉS I MAICAS, Manuel. Curriculum. Disponível em: <https://www.facebook.com/manuel.paresmaicas>. Acesso em: 27 set. 2015.


¹ Jornalista pela UFPI. Mestre em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ. Doutora em Comunicação pela UMESP, com estágio de Doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona. Colunista do Jornal O Jornalismo

² Em entrevista concedida a Ana Regina Rêgo para Revista Brasileira de História da Mídia (RBHM) - v.1, n.2, jul.2012 / dez.2012 - ISSN 2238-3913 (versão impressa) 2238-5126 (versão online)

Comunicar erros