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Jesus Timoteo Alvárez Fernandez

Por Daniel dos Santos Galindo

Jesus Timoteo Alvárez Fernandez

Daniel dos Santos Galindo - Universidade Metodista de São Paulo


A difícil tarefa de relatar de forma condensada a trajetória de alguém é sempre uma mistura de sofrimento e alegria, pois as descobertas de uma aparente breve pesquisa resulta em um alinhamento de fatos, vivências e contribuições. Ao meu ver difícil de condensar em um verbete, ou em um tag, como eu prefiro dizer. Todavia, a proposta do livro “Brasileirismo Comunicacional: Dicionário Biobibliográfico” perpassa a simples rotulação, ou identificação, caracterizada por um tag e avança em busca do (bio)bibliográfico e suas correlações com uma produção científica (geo)compartilhada, neste  caso com o Brasil. Dessa forma, assumimos o termo verbete por sua condição de promover significados para os sujeitos sociais que atuam nesse espaço sociocultural.

O verbete aqui trabalhado refere-se ao pesquisador espanhol Jesus Timoteo Alvarez Fernandez, que será trabalhado a partir de três momentos: 1) sua identificação biográfica; 2) sua produção bibliográfica e 3) sua relação com os pesquisadores brasileiros.

Conhecendo Jesus Timoteo Alvarez

Nascido em maio de 1947 em pleno pós-guerra, Jesus Timoteo Alvarez Fernandez, licenciou-se em 1970 em Patrística: Ciências Clássicas, pela Universidade Lateranense de Roma. Em 1974 licenciou-se em História Contemporânea pela Universidade Complutense de Madrid. É nessa universidade que ele desenvolveu a pesquisa de seu doutorado sobre a história da Comunicação Social, sua tese “O balanço dos jornais de Madrid no final do século XIX” foi defendida em 1979, recebendo Cum Laude.                                   Seu interesse pela Comunicação Aplicada o leva a Universidade de Columbia em Nova Iorque, no instituto International Affairs Building, onde realiza um curso de MBA em propaganda abordando a temática “Desinformação”, finalizado em 1981.

Acreditamos não ser possível apenas o relato de sua trajetória acadêmica, sem considerarmos o forte vínculo desse pesquisador com a gestão e sua inclinação para a criação de espaços através de novas frentes de atuação para a área da comunicação. Nesse sentido, foi: vice reitor da Faculdade de Comunicação e Ciências da Informação (1985 a 1989), membro do Conselho Diretor da Universidade Complutense (1985 a 2005), fundador e diretor do Instituto de Comunicação Aplicada (IUCA) da Complutense (1989 a 1996), diretor de departamento universitário (1991 a 1996), diretor da coleção Ariel Comunicação, grupo Planeta (1987 a 1995), membro da Comissão Nacional de Controle das Escolas de Comunicação em Portugal, nomeado pelo BOE de Lisboa (1987 até o presente), fundador e primeiro presidente da Associação de Historiadores da Comunicação (AHC) (1989 até o presente), coordenador do  programa de Doutorado Comunicação Social  em convênio entre a e o Instituto Politécnico de Lisboa, membro da direção e fundador da Universidade On-line UNISOFIA e as universidades de Cagliari  y Sassari (Sardenha-Itália), consultor e membro da Comissão Ministerial de Valorização do Professorado. Em meio `as várias atividades acadêmicas o pesquisador optou por uma aproximação direta com o mercado e em 1995 funda a empresa Consultores Quantum Leap Comunicación, na qual ocupa o cargo de diretor até a presente data. Sua preocupação com a abordagem empírica do mercado a partir das elaborações teóricas-conceituais das ciências humanas aplicadas lhe permitiu fundar e dirigir o ThinkCom: Instituto do Pensamento Estratégico, com sede na Universidade Complutense, desde 1987 até a presente data.

 

Conhecendo a produção Bibliográfica de Jesus Timoteo Alvares

Optamos por resgatar aqui a vasta produção bibliográfica do referido autor e pinçarmos alguns trabalhos que fazem referência a uma contribuição compartilhada, inclusive contando com a participação de pesquisadores brasileiros. O conjunto da obra de Jesus Timoteo Alvarez Fernandez sinaliza sua trajetória de pesquisador com atuação direta no mercado, atuando no recorte dos fenômenos da mídia em sua condição de construtora de um novo espaço social.

  1. Restauración y Prensa de Masas. Los engranajes de un sistema (1875-1883). Eunsa, Pamplona, 1981.  

 

  1. La Prensa Económica y Financiera de España 1875-1940. Instituto de Estudios Fiscales, Madrid, 1984.

 

  1. Del Viejo Orden Informativo. Actas, Madrid, eds: 1987, 1989, 1991, 1995. 

 

  1. (editor) La Nueva Identidad de la Prensa: transformación tecnológica y futuro. Fundesco, Madrid. 1988.  

 

  1. Historia y modelos de la comunicación en siglo XX: el nuevo orden informativo. Ariel, Barcelona,1987 y circulo de lectores, Madrid,1989.

 

  1. (editor) Historia de los médios de comunicación en España 1900-1990. Ariel Barcelona,1989.

 

  1. Historia de la prensa Hispanoamericana. De.Mapfre, Madrid,1992.

 

  1. Innovación en lo informativo y sus produtos. Fundación Coca Cola, Madrid,1999.

 

  1. Iniciativas en información y noticias. Fundación Coca Cola, Madrid, 2000.

 

  1. (editor) Castellana 3.Una sede Histórica. Ed BOE para el ministério de las administraciones Públicas. Madrid, 2003.

 

  1. Gestión del Poder Diluido: la construcción de la sociedade mediática 1989-2004. Pearson Ed. Madrid, 2005.

 

  1. Gestão do poder diluído. El Colibri. Lisboa, 2006 e Potere diluído. Chi governa la societá di massa. Ed. Rubbettino, Bari Itália, 2007.

 

  1. (editor) Economía Efectiva. Miscelánea en homenaje a José Jane Sola. 2 vols. Ed. Milenio, Lleida, 2006.

 

  1. (editor) Muchas Voces un mercado: la indústria de la comunicacion em Iberoamérica. Perspectivas. Ed.Universitas, Madrid, 2010.

 

  1. Manejo de la Comunicación Organizacional: Espacios, Herramientas y tendências en Gestión de Negocios. Ed. Diaz de Santos, Madrid, 2012.

 

  1. Los Intangibles en el Valor de las empresas- El negocio de Fausto. Ed. Diaz de Santos, Madri, 2015.

 

  1. (editor) Neurocomunicación – Gestion de la comunicación social basada en neurociências. Ed. Fragua, Madrid, 2015.

As aproximações de Jesus Timoteo Alvares com pesquisadores Brasileiros

Certamente as aproximações entre pesquisadores espanhóis e brasileiros aconteceram e continuam a acontecer em eventos de caráter internacional como: AIERI (Asociación internacional de Investigadores en Comunicación), IBERCOM (Asociación Iberoamericanas de Comunicación), ALAIC (Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación) e INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). Esta última tem especialmente proporcionando encontros sob a bandeira: Colóquio Brasil-Espanha. O primeiro colóquio ocorreu na cidade de Londrina – Paraná (1996), o segundo Colóquio Brasil-Espanha aconteceu na cidade de Santiago de Compostela – Espanha (1998), o terceiro Colóquio Brasil-Espanha ocorreu na cidade de Manaus – Amazonas (2000), o quarto Colóquio Brasil-Espanha realizou-se em na cidade de Malaga – Espanha (2006), o quinto Colóquio Brasil-Espanha, foi em Brasília – Brasil (2008).

Em meio a esses espaços Jesus Timoteo apresentou o conteúdo do seu livro “Gestão do poder diluído” na UNB, na quinta edição dos colóquios realizada em Brasília.

Acredito que a sua participação/envolvimento tenha evoluído a partir desse momento, pois a sua aproximação com o departamento de Relações Públicas da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo resultou na inserção do texto desenvolvido pelo pesquisador Paulo Nassar “Comunicación y conocimiento. La indústria de la comunicación en Brasil”, inserido no livro “Muchas voces un mercado. La indústria de la comunicación en Iberoamérica. Perspectivas” (2010). Este livro foi editado por Jesus Timoteo Alvarez como um amplo painel desenhado por pesquisadores oriundos dos países ibero-americanos. Ainda nesse mesmo ano Jesus Timoteo aceita a supervisão de uma pesquisa pós-doutoral e recebe no espaço do ThinkCom: Instituto de Pensamiento Estratégico, Daniel Galindo, pesquisador da Universidade Metodista de São Paulo. Em agosto de 2012 Jesus Timoteo Alvarez participa do Seminário Avançado sobre Gestão de Comunicação Organizacional - Novos formatos em Business Administration, o evento foi organizado pelos departamentos de Relações Públicas, Propaganda e Turismo, Centro de Estudos de comunicação organizacional e Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. 

A disposição em compartilhar suas pesquisas e experiências foi estendida a uma participação especial como palestrante na II Conferência Brasileira de Estudo de Comunicação e Mercado – ECOM 2012, um evento da Cátedra Unesco/Metodista de comunicação e do grupo de pesquisa ECOM que nessa edição foi realizada em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo.

Em dezembro de 2012, o pesquisador Daniel Galindo publica pela editora Fragua de Madrid o livro “El consumidor postmoderno una persona relacional – Anclajes conceptuales” este livro passa a fazer parte da coleção ThinkComIPE, sob direção de Jesus Alvarez Timoteo.

É possível compreendermos o perfil do pesquisador aqui apresentado como um verbete em seu sentido clássico, ou seja, promover significados para os sujeitos sociais que atuam em um determinado espaço sociocultural em que o compartilhamento evidencia o capital social que permeia a produção científica.

 

A difícil tarefa de relatar de forma condensada a trajetória de alguém é sempre uma mistura de sofrimento e alegria, pois as descobertas de uma aparente breve pesquisa resulta em um alinhamento de fatos, vivências e contribuições. Ao meu ver difícil de condensar em um verbete, ou em um tag, como eu prefiro dizer. Todavia, a proposta do livro “Brasileirismo Comunicacional: Dicionário Biobibliográfico” perpassa a simples rotulação, ou identificação, caracterizada por um tag e avança em busca do (bio)bibliográfico e suas correlações com uma produção científica (geo)compartilhada, neste  caso com o Brasil. Dessa forma, assumimos o termo verbete por sua condição de promover significados para os sujeitos sociais que atuam nesse espaço sociocultural.

O verbete aqui trabalhado refere-se ao pesquisador espanhol Jesus Timoteo Alvarez Fernandez, que será trabalhado a partir de três momentos: 1) sua identificação biográfica; 2) sua produção bibliográfica e 3) sua relação com os pesquisadores brasileiros.

Conhecendo Jesus Timoteo Alvarez

Nascido em maio de 1947 em pleno pós-guerra, Jesus Timoteo Alvarez Fernandez, licenciou-se em 1970 em Patrística: Ciências Clássicas, pela Universidade Lateranense de Roma. Em 1974 licenciou-se em História Contemporânea pela Universidade Complutense de Madrid. É nessa universidade que ele desenvolveu a pesquisa de seu doutorado sobre a história da Comunicação Social, sua tese “O balanço dos jornais de Madrid no final do século XIX” foi defendida em 1979, recebendo Cum Laude.     

Seu interesse pela Comunicação Aplicada o leva a Universidade de Columbia em Nova Iorque, no instituto International Affairs Building, onde realiza um curso de MBA em propaganda abordando a temática “Desinformação”, finalizado em 1981.

Acreditamos não ser possível apenas o relato de sua trajetória acadêmica, sem considerarmos o forte vínculo desse pesquisador com a gestão e sua inclinação para a criação de espaços através de novas frentes de atuação para a área da comunicação. Nesse sentido, foi: vice reitor da Faculdade de Comunicação e Ciências da Informação (1985 a 1989), membro do Conselho Diretor da Universidade Complutense (1985 a 2005), fundador e diretor do Instituto de Comunicação Aplicada (IUCA) da Complutense (1989 a 1996), diretor de departamento universitário (1991 a 1996), diretor da coleção Ariel Comunicação, grupo Planeta (1987 a 1995), membro da Comissão Nacional de Controle das Escolas de Comunicação em Portugal, nomeado pelo BOE de Lisboa (1987 até o presente), fundador e primeiro presidente da Associação de Historiadores da Comunicação (AHC) (1989 até o presente), coordenador do  programa de Doutorado Comunicação Social  em convênio entre a e o Instituto Politécnico de Lisboa, membro da direção e fundador da Universidade On-line UNISOFIA e as universidades de Cagliari  y Sassari (Sardenha-Itália), consultor e membro da Comissão Ministerial de Valorização do Professorado. Em meio `as várias atividades acadêmicas o pesquisador optou por uma aproximação direta com o mercado e em 1995 funda a empresa Consultores Quantum Leap Comunicación, na qual ocupa o cargo de diretor até a presente data. Sua preocupação com a abordagem empírica do mercado a partir das elaborações teóricas-conceituais das ciências humanas aplicadas lhe permitiu fundar e dirigir o ThinkCom: Instituto do Pensamento Estratégico, com sede na Universidade Complutense, desde 1987 até a presente data.

 

Conhecendo a produção Bibliográfica de Jesus Timoteo Alvares

Optamos por resgatar aqui a vasta produção bibliográfica do referido autor e pinçarmos alguns trabalhos que fazem referência a uma contribuição compartilhada, inclusive contando com a participação de pesquisadores brasileiros. O conjunto da obra de Jesus Timoteo Alvarez Fernandez sinaliza sua trajetória de pesquisador com atuação direta no mercado, atuando no recorte dos fenômenos da mídia em sua condição de construtora de um novo espaço social.

  1. Restauración y Prensa de Masas. Los engranajes de un sistema (1875-1883). Eunsa, Pamplona, 1981.  
    1. La Prensa Económica y Financiera de España 1875-1940. Instituto de Estudios Fiscales, Madrid, 1984.

 

  1. Del Viejo Orden Informativo. Actas, Madrid, eds: 1987, 1989, 1991, 1995. 
  1. (editor) La Nueva Identidad de la Prensa: transformación tecnológica y futuro. Fundesco, Madrid. 1988.  
  1. Historia y modelos de la comunicación en siglo XX: el nuevo orden informativo. Ariel, Barcelona,1987 y circulo de lectores, Madrid,1989.
  1. (editor) Historia de los médios de comunicación en España 1900-1990. Ariel Barcelona,1989.
  1. Historia de la prensa Hispanoamericana. De.Mapfre, Madrid,1992.
  1. Innovación en lo informativo y sus produtos. Fundación Coca Cola, Madrid,1999.
  1. Iniciativas en información y noticias. Fundación Coca Cola, Madrid, 2000.
  1. (editor) Castellana 3.Una sede Histórica. Ed BOE para el ministério de las administraciones Públicas. Madrid, 2003.
  1. Gestión del Poder Diluido: la construcción de la sociedade mediática 1989-2004. Pearson Ed. Madrid, 2005.
  1. Gestão do poder diluído. El Colibri. Lisboa, 2006 e Potere diluído. Chi governa la societá di massa. Ed. Rubbettino, Bari Itália, 2007.
  2.  
  1. (editor) Economía Efectiva. Miscelánea en homenaje a José Jane Sola. 2 vols. Ed. Milenio, Lleida, 2006.
  1. (editor) Muchas Voces un mercado: la indústria de la comunicacion em Iberoamérica. Perspectivas. Ed.Universitas, Madrid, 2010.
  1. Manejo de la Comunicación Organizacional: Espacios, Herramientas y tendências en Gestión de Negocios. Ed. Diaz de Santos, Madrid, 2012.
  1. Los Intangibles en el Valor de las empresas- El negocio de Fausto. Ed. Diaz de Santos, Madri, 2015.
  1. (editor) Neurocomunicación – Gestion de la comunicación social basada en neurociências. Ed. Fragua, Madrid, 2015.

 

As aproximações de Jesus Timoteo Alvares com pesquisadores Brasileiros

Certamente as aproximações entre pesquisadores espanhóis e brasileiros aconteceram e continuam a acontecer em eventos de caráter internacional como: AIERI (Asociación internacional de Investigadores en Comunicación), IBERCOM (Asociación Iberoamericanas de Comunicación), ALAIC (Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación) e INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). Esta última tem especialmente proporcionando encontros sob a bandeira: Colóquio Brasil-Espanha. O primeiro colóquio ocorreu na cidade de Londrina – Paraná (1996), o segundo Colóquio Brasil-Espanha aconteceu na cidade de Santiago de Compostela – Espanha (1998), o terceiro Colóquio Brasil-Espanha ocorreu na cidade de Manaus – Amazonas (2000), o quarto Colóquio Brasil-Espanha realizou-se em na cidade de Malaga – Espanha (2006), o quinto Colóquio Brasil-Espanha, foi em Brasília – Brasil (2008).

Em meio a esses espaços Jesus Timoteo apresentou o conteúdo do seu livro “Gestão do poder diluído” na UNB, na quinta edição dos colóquios realizada em Brasília.

Acredito que a sua participação/envolvimento tenha evoluído a partir desse momento, pois a sua aproximação com o departamento de Relações Públicas da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo resultou na inserção do texto desenvolvido pelo pesquisador Paulo Nassar “Comunicación y conocimiento. La indústria de la comunicación en Brasil”, inserido no livro “Muchas voces un mercado. La indústria de la comunicación en Iberoamérica. Perspectivas” (2010). Este livro foi editado por Jesus Timoteo Alvarez como um amplo painel desenhado por pesquisadores oriundos dos países ibero-americanos. Ainda nesse mesmo ano Jesus Timoteo aceita a supervisão de uma pesquisa pós-doutoral e recebe no espaço do ThinkCom: Instituto de Pensamiento Estratégico, Daniel Galindo, pesquisador da Universidade Metodista de São Paulo. Em agosto de 2012 Jesus Timoteo Alvarez participa do Seminário Avançado sobre Gestão de Comunicação Organizacional - Novos formatos em Business Administration, o evento foi organizado pelos departamentos de Relações Públicas, Propaganda e Turismo, Centro de Estudos de comunicação organizacional e Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. 

A disposição em compartilhar suas pesquisas e experiências foi estendida a uma participação especial como palestrante na II Conferência Brasileira de Estudo de Comunicação e Mercado – ECOM 2012, um evento da Cátedra Unesco/Metodista de comunicação e do grupo de pesquisa ECOM que nessa edição foi realizada em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo.

Em dezembro de 2012, o pesquisador Daniel Galindo publica pela editora Fragua de Madrid o livro “El consumidor postmoderno una persona relacional – Anclajes conceptuales” este livro passa a fazer parte da coleção ThinkComIPE, sob direção de Jesus Alvarez Timoteo.

É possível compreendermos o perfil do pesquisador aqui apresentado como um verbete em seu sentido clássico, ou seja, promover significados para os sujeitos sociais que atuam em um determinado espaço sociocultural em que o compartilhamento evidencia o capital social que permeia a produção científica.

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