Liriam Sponholz
Liriam Sponholz: divulgadora brasileira de Otto Groth
Brasileira do Paraná (n. 04/10/1971), onde iniciou sua formação na Graduação em Comunicação/Jornalismo e no Mestrado em História na UFPR, Liriam Sponholz atuou como jornalista e docente em Curitiba.
Em 2002 ingressou na Universidade de Leipzig, tendo concluído em 2007 o seu doutorado com a defesa da tese "A objetividade no Jornalismo: conceitos e prática no Brasil e na Alemanha". A pesquisa da tese resultou nos livros Die Möglichkeit journalistischer Erkenntnis. Objektivität zwischen Recherche und Rekonstruktion der Realität (A possibilidade de um conhecimento jornalístico. Objetividade entre investigação e reconstrução da realidade), publicado pela Editora Tectum de Marburg em 2009, e Jornalismo, teoria do conhecimento e objetividade: além do espelho e das construçôes, publicado no Brasil pela Editora Insular no mesmo ano.
Traduziu para o português o clássico O Poder Cultural Desconhecido: fundamentos da Ciência dos Jornais, de Otto Groth, publicado pela Editora Vozes.De 2008 a 2014 ministrou cursos de jornalismo em universidades no Brasil, na Espanha e na Alemanha. Realizou seu pós-doutorado na Universidade de Erfurt de 2011 a 2014 em um projeto de pesquisa internacional sobre controvérsias midiáticas financiado pela German Research Foundation.
Em 2015 se tornou senior post-docda Academia de Ciências da Áustria em Viena. Liriam Sponholz tem dezenas de artigos publicados em periódicos brasileiros e alemães, além de papers apresentados em congressos internacionais como os da Lusocom e da Associação Alemã de Pesquisa sobre a América Latina. Seus principais interesses de pesquisa são Teoria, Epistemologia e Metodologia do Jornalismo, controvérsias midiáticas e comunicação intercultural.