Você está aqui: Página Inicial / Enciclopédia / Verbetes / América do Sul / Gustavo Cimadevilla

Gustavo Cimadevilla

Por Doris Fagundes Haussen (PUCRS) e Heleno Rocha Nazário (Mestrando (PUCRS)

Gustavo Cimadevilla: Aprendi a valorizar a comunidade latino-americana

Perfil biográfico: Argentino, natural de Pilar, província de Santa Fé (1958).Licenciado e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de Rio Cuarto (2002, UNRC), província de Córdoba, Argentina, e Mestre em Extensão Rural pela Universidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, com Pós-Doutorado no Centro de Investigaciones Postdoctorales /FACES- Universidad Central de Venezuela.É professor Associado Efetivo e Coordenador do Programa de Doutorado em Ciências Sociais da UNRC. Segundo Gustavo (depoimento à autora, 2015), “minha formação em Comunicação foi motivada por meu interesse em trabalhar com questões “criativas”, mas, logo no início da carreira, me interessaram a pesquisa e a docência, e foi assim que continuei a trabalhar na mesma universidade em que havia estudado”. Ao regressar do Mestrado na UFSM, com a experiência adquirida e com a amizade dos colegas de estudos do INTA – Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária, desenvolveu pesquisas que resultaram em vários livros publicados pela instituição. Seu foco de pesquisa concentra-se na problemática da Comunicação e Desenvolvimento e, também, nas Teorias da Comunicação. Nos últimos anos tem se dedicado à questão “rurbana”, tanto a nível teórico quanto empírico, com estudos de caso no centro da Argentina. Em suas atividades administrativas exerce, atualmente, a vice-Presidência da ALAIC, entidade com a qual tem vinculação desde 1997, tendo sido coordenador de Grupo de Trabalho e Diretor Científico. Atuou, também, na FELAFACS, onde recebeu o prêmio de melhor Tese de Doutorado em 2003. Foi, ainda, presidente da Federación Argentina de Carreras de Comunicación Social - FADECCOS (2004-2006), onde criou a Revista Argentina de Comunicación. Atuou, também, como membro consultivo internacional da IAMCR – Association for Mass Communication Research. Foi fundador e editor da revista “Temas e Problemas de la Comunicación” (DCC-UNRC) e editor da série “Comunicación, Tecnologia y Desarrollo”, vol. I, II, e III do GT da ALAIC. Tem atuado como professor visitante em diversos países como o Brasil e a Espanha, entre outros, bem como conferencista e painelista em eventos nacionais e internacionais. Recebeu diversos prêmios por sua atuação acadêmica e científica.

A aproximação com o Brasil: Gustavo Cimadevilla salienta que a sua aproximação com o país deu-se em três momentos. No primeiro, quando era estudante na universidade e fez uma viagem com colegas pela América do Sul, durante um ano. Nesse período, esteve três meses no Brasil, tendo percorrido toda a região sul e chegado até o Rio de Janeiro, tendo vivido em “repúblicas” estudantis, fazendo música e descobrindo o que havia de comum nas culturas (como os italianos e os alemães do Sul) e também de diferente. Dessas experiências recorda da alegria vivenciada e da politização dos jovens que, estando na universidade, sonhavam com o retorno da democracia plena. Lembra, também, dos muitos amigos com os quais mantém contato pelas redes sociais até hoje. O segundo momento remete à ida para a Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em 1986, para cursarPós-Graduação em Extensão Rural com a orientação do professor Gustavo Quesada, que também o colocou em contato com a Intercom. Desde entãotem participado dos congressos anuais, inicialmente em São Paulo (1986), Campinas (1987), Viçosa (1988), Florianópolis (1989). Segundo Gustavo, “ali conheci os professoresJosé Marques de Melo, Anamaria Fadul e tantos outros colegas que passaram a ser meus referentes intelectuais. Comecei a frequentar estes espaços acadêmicos e a sentir-me parte dessa comunidade universitária”. O terceiro momento deu-se quando regressou à Argentina após a finalização do Mestrado na UFSM e continuou interessado e participando dos eventos no Brasil e mantendo intercâmbios com colegas. Entre eles, professores da Universidade Federal de Pernambuco com os quais continua gerando trabalhos conjuntos, como Salett Tauk e Angelo Bras. Atualmente Gustavo é, também, professor do curso de Doutorado binacional da Universidade Nacional de Rio Cuarto com a Universidade Rural do Rio de Janeiro, dirigido à Ciência, Tecnologia e Inovação Agropecuária. Sua atuação junto à ALAIC, quando foi convidado por Margarida Kunsch para coordenar um Grupo de Trabalho “permitiu projetar minha atividade nesse espaço e aprender a valorizar a comunidade latino-americana e sobretudo o papel que o Brasil tem tido para fortalecê-lo” (2015, dep. à autora). Outra atuação conjunta com o Brasil ocorreu entre 2007 e 2015, através da coordenação decinco Colóquios Binacionais Brasil-Argentina de Ciências da Comunicação da Intercom, em parceria com Doris Fagundes Haussen (PUCRS) e, a partir deste último ano, com Maria José Baldessar (UFSC).

Produção bibliográfica:
- Dominios.Crítica a la razón intervencionista, la comunicación y el desarrollo sustentable. Buenos Aires, Editorial Prometeo, 2004.
-La contribución de América Latina al campo de la Comunicación. Historia, enfoques teóricos, epistemológicos y tendencias de la investigación (Coord. con César Bolaño y Delia Crovi Duetta). Buenos Aires, Editorial Prometeo, 2015;
- Molinos digitales. Una usina de investigación en Comunicación para el diálogo Argentina-Brasil (Coord. con Doris Fagundes Haussen y Paola Demarchi). Río Cuarto, UNRC, 2015;
- Caminhos do campo comunicacional no Brasil e na Argentina. III Colóquio Brasil-Argentina de Ciências da Comunicação. (Org. com Doris Fagundes Haussen). São Paulo, Intercom, 2012;
- Usos e abusos del participare. (Edit. con Ricardo Thornton). Buenos Aires, Ediciones INTA, 2010.
- La Comunicación en tiempos de crisis. II Colóquio Argentina-Brasil de Ciencias de la Comunicación. (Org. con Doris Fagundes Haussen). Rio Cuarto, UNRC, 2010.
- Relatos sobre la Rurbanidad (Coord. con Edgardo Carniglia). Río Cuarto, Editorial UNRC, 2009.
- Grises de la Extensión, la Comunicación y el Desarrollo (Co-editor com Ricardo Thornton). Buenos Aires Ediciones INTA, 2008.
- Comunicación, tecnologia y desarrollo (IV). 30 años ALAIC/10 años GT CTD (Comp.). Río Cuarto, UNRC-ALAIC, 2008.
- A Comunicação no mercado digital. I Colóquio Brasil-Argentina de Ciências da Comunicação. (Org. com Doris Fagundes Haussen). São Paulo, Intercom, 2007.
- Comunicación, Tecnologia y Desarrollo (III). Discusiones del siglo nuevo. (Comp.) Río Cuarto, UNRC-ALAIC, 2006.
- Domínios. Crítica de la razón intervencionista, la comunicación y el desarrollo sustentable. Buenos Aires, Editorial Prometeo, 2004.
- Comunicación, Ruralidad y Desarrollo. Mitos, paradigmas y dispositivos del cambio (Ed. con Edgardo Carniglia). Buenos Aires, Ediciones INTA, 2004.
- Comunicación, Tecnologia y Desarrollo (II). Debates Actuales (comp.). Río Cuarto, Editorial UNRC, 2004
- La extensión rural en debate – concepciones, restropectivas, cambios y estrategias para el MERCOSUR (Ed. con Ricardo Thornton). Buenos Aires, Ediciones INTA, 2003.
- Comunicación, Tecnologia y Desarrollo (I). Discusiones y perspectivas desde el sur. (Comp.) Río Cuarto, Editorial UNRC, 2002.
- La bocina que parla. Antecedentes y perspectivas de los estudios de comunicación rural (Coord.com Edgardo Carniglia y Adriana Cantú). Río Cuarto, Editorial UNRC, 1997.

Suas publicações em periódicos constam, principalmente, em revistas como INTERCOM, ALAIC, SIGNO Y PENSAMIENTO, CHASQUI e CONTEXTOS. Publicou inúmeros capítulos de livros, tanto na Argentina quanto no exterior (Brasil, Estados Unidos, Colombia, Venezuela, Uruguai, Espanha, Equador), assim como em Anais de eventos nacionais e internacionais.

Comunicar erros