Federico Subervi-Velez
Federico Subervi-Velez: paladino das minorias no planeta mídia
Palavras-chave:
Mídia; Jornalismo; Minorias; Latinos; Porto Rico
Federico Subervi-Velez nasceu em 1949 na cidade de San Germán, Porto Rico. Atualmente, com mais de 30 anos de carreira como professor e pesquisador, chegou à maturidade acadêmica em seus estudos científicos com forte vigor político sobre as relações da mídia e com as populações latinas nos Estados Unidos. Essa trajetória começou na Universidade de Porto Rico, de Río Piedras, onde Federico se formou em Ciências Sociais em 1971. Logo no ano seguinte, ingressou no Mestrado em Jornalismo na recém-criada Escola de Comunicação da mesma instituição, obtendo o título em 1974.
Naquela ocasião, recebeu uma bolsa da universidade para fazer o doutorado nos Estados Unidos, com o compromisso de retornar para ser professor na instituição por pelo menos 6 anos. Federico cursou então o doutorado em Comunicação de Massa na Universidade de Wisconsin-Madison, concluindo em 1984. Após o término do curso, ao voltar para Porto Rico, Federico se apresenta à universidade, porém não é acolhido como esperava. “O que me disseram era que não havia vagas. Entendi que não me abriram as portas por razões políticas de quem estava na direção da Universidade. Houve duas ocasiões em que solicitei vaga de professor, mas nunca pude regressar” (SUBERVI-VELEZ, 2015, tradução nossa).
Nesse contexto, Federico começa uma longa carreira acadêmica nos Estados Unidos, sendo professor primeiro na Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, a partir de 1989 no Departamento de Rádio-TV-Cinema da Universidade do Texas, em Austin, e, depois, no Centro de Estudos de Meios e Mercados Latinos da Escola de Jornalismo e Meios de Comunicação da Universidade Estadual do Texas, em San Marcos, do qual também foi diretor. Em 2013, passou a lecionar na Escola de Jornalismo e Comunicação de Massa da Universidade Estadual de Kent, em Ohio.
Em todo esse período nos Estados Unidos desenvolveu pesquisas, lecionou e publicou na área de estudos de mídia, discutindo problemáticas ligadas à mídia de massa e minorias étnicas, especialmente de latinos vivendo nos Estados Unidos. Com a expertise nessas temáticas que foi desenvolvendo, Federico foi convidado por várias universidades latino-americanas e europeias para desenvolver pesquisas em parceria, participar de eventos e atuar como professor visitante. Assim, teve a oportunidade de lecionar na Universidade de Zeppelin, na Alemanha; na Universidade de Amsterdam, na Holanda; na Universidade Diego Portales, em Santiago, no Chile; e no Instituto de Comunicação, Artes e Humanidades de Monterrey, no México.
Federico também estabeleceu várias parcerias com pesquisadores e instituições brasileiras. No final da década de 1980, participou do Programa Fullbright no Brasil[1], recebendo bolsa para atuar como professor visitante na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Nos anos 1990 foi professor convidado da Cátedra UNESCO de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo. Também foi convidado para conferências em instituições de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Rio Grande do Norte. Um dos grupos com os quais mantêm parceria no Brasil é o MARGINÁLIA - Grupo de Estudos Transdisciplinares em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Devido à sua circulação internacional, Federico integrou comissões em várias associações, como a Association for Education in Journalism and Mass Communication (AEJMC), a International Communication Association (ICA) e da National Association fof Hispanic Journalists (NAHJ). Em 2012, ganhou o prêmio Lionel L. Barrow, Jr., na categoria Notável Realização em Pesquisa e Educação em Diversidade, concedido pela AEJMC.
Recentemente aposentado, Federico tem planos de retornar a Porto Rico para contribuir com sua experiência docente e de pesquisa na qualificação formação de jovens comunicadores. Diante da oportunidade de assumir um cargo diretivo na Escola de Comunicação da Universidade de Porto Rio, onde se formou, Federico responde em entrevistas a um aluno da instituição:
"Seria uma nova etapa, mas também uma continuação do que me levou a iniciar meus estudos em comunicação. Três dos meus estudos em andamento tem a ver com Porto Rico. Nesses momentos me atrai mais a oportunidade de oferecer a energia que ainda me caracteriza e dá-la a Porto Rico, seja por meio da Escola de Comunicação ou de outros centros acadêmicos. Eu não tenho nenhum problema em deixar esse mundo latino e em deixar de educar a população anglo-saxã, porque preferia muitíssimo mais contribuir para a educação da população do meu País e da minha pátria" (SUBERVI-VELEZ, 2015, tradução nossa).
Pesquisas e publicações
Federico já publicou mais de 50 artigos, dissertações, capítulos de livros e relatórios sobre seus estudos de mídia e as relações étnicas dos latinos nos Estados Unidos[2]. Dentre suas principais produções, destaca-se o livro The Mass Media and Latino Politics: Studies of U.S. Media Content, Campaign Strategies and Survey Research: 1984-2004, publicado em 2008 fruto de trabalhos anteriores (SUBERVI-VELEZ, 1988, 1999; 2000), em que propõe uma análise da relação entre comunicação e política no corpo de eleitores latinos nos EUA.
O pesquisador observou como as mídias de língua hispânica abordavam as eleições e os candidatos em relação aos problemas das populações latinas no país. Analisou também as estratégias de campanha, propagandas políticas e outras materialidades a fim de identificar como os principais partidos vem usando a mídia para conquistar votos de latinos.
Em 2010, por meio de uma doação da Fundação McCormick, Federico conduziu um estudo intitulado “An Achilles Heel in Emergency Communications: The Deplorable Policies and Practices Pertaining to Non-English Speaking Populations.”, cujo relatório foi publicado em 2011 (SUBERVI-VELEZ, 2011a). O projeto visava analisar a relação entre as políticas de comunicação de emergência e as práticas relacionadas à população hispânica na região central do estado do Texas. O estudo tinha como pano de fundo a insuficiência de políticas e práticas de segurança voltadas para a população não falante de inglês, o que as deixava mais vulneráveis em situações de emergência pela falta de informações em outros idiomas, como o espanhol.
O estudo realizado por Federico, apontou para a necessidade de reestruturar algumas políticas, a partir da compreensão da importância tanto dos meios de comunicação quanto de iniciativas individuais voltadas para povos estrangeiros, que devem trabalhar de maneira colaborativa e coordenada, visando um melhor atendimento das necessidades dessas populações, especialmente as latinas (SUBERVI-VELEZ, 2011a). O pesquisador desenvolveu outros estudos similares, mas focados em questões de cultura e saúde (SUBERVI-VELEZ, 1986; 1999) envolvendo as populações latinas.
Esse caráter analítico e ao mesmo tempo propositivo pode ser considerado uma característica do trabalho docente e de pesquisa de Federico. Na Universidade do Texas, e Austin, orientou o trabalho de duas alunas sobre a imagem de mulheres latinas nos meios norte-americanos. A partir da constatação de uma representação negativa de mulheres latinas na mídia, Alicia Rascón e Laura Donnelly González criaram uma revista online chamada Latinitas[3], que tem como objetivo difundir informações, imagens e práticas latinas entre o público jovem feminino. Federico não somente orientou o estudo como apoiou a criação da revista e posteriormente da organização social Latinitas.Inc, sendo membro do corpo diretivo.
Além das suas preocupações com as questões políticas das relações entre populações latinas e a mídia nos EUA, Federico também sempre foi envolvido com as discussões sobre a formação de novas gerações de comunicadores, especialmente jornalistas. Em 2012, publicou trabalho em parceria sobre um estudo comparativo das diferentes formações profissionais de jornalistas em países como: Austrália, Brasil, Chile, México, Espanha, Suíça e Estados Unidos. Os autores destacam que a educação profissional do jornalista é importante visto que ela pode modificar ou perpetuar práticas na área, moldando a percepção que os alunos têm sobre o papel da mídia. A formação é proveniente de diferentes experiências e da interação com diversas fontes, sendo a educação provida pelas universidades uma dessas importantes fontes de conhecimento (MELLADO ET. AL., 2012, tradução nossa).
Em entrevista concedida em 2011, Federico falou que gostaria de ser recordado “como um pioneiro em um campo muito especial, o da comunicação e os latinos” (SUBERVI-VELEZ, 2011b, tradução nossa). Esta breve narração de sua trajetória e produção acadêmica, então, visa contribuir para esse registro e difusão do trabalho de um pesquisador latino-americano e porto-riquenho que tanto já fez/faz pela área de Comunicação.
Algumas publicações
Livro:
- The Mass Media and Latino Politics: Studies of U.S. Media Content, Campaign Strategies and Survey Research: 1984-2004
Federico Subervi, Editora Routledge, 2008
Conferência:
- Prevention of post-disaster sequelae through efficient communication planning: Analysis of information-seeking behaviors in Montana and Alabama
Koya Allen e Federico Subervi, no 142nd APHA Annual Meeting and Exposition, 2014
Artigos:
- Journalism Students’ Motivations and Expectations of Their Work in Comparative Perspective
Folker Hannusch, Claudia Mellado, Priscilla Boshoff, María Luisa Humane, Salvador de León, Fabio Pereira, Mireya Marquez, Sergio Roses, Federico Subervi, Vinzenz Wyss e Lyuva Yez, em Journalism and Mass Communication Educator, 2014
- Ethnic/Racial Minorities' Participation in AEJMC: How Much and What Type of Progress?
M. Moody, F. Subervi e H. Oshagan, em Journalism and Mass Communication Educator, 2013
- Mapping educational role dimensions among chilean journalism and mass communication educators
Claudia Mellado e Federico Subervi, em Journalism Practice, 2013
- The Pre-Socialization of Future Journalists: an examination of journalism students' professional views in seven countries
Claudia Mellado, Folker Hanusch, María Luisa Humanes, Sergio Roses, Fábio Pereira, Lyuba Yez, Salvador De León, Mireya Márquez, Federico Subervi e Vinzenz Wyss, em Journalism Studies, 2013
- The Pre-Socialization of Future Journalists: an examination of journalism students' professional views in seven countries
Claudia Mellado, Folker Hanusch, María Luisa Humanes, Sergio Roses, Fábio Pereira, Lyuba Yez, Salvador De León, Mireya Márquez, Federico Subervi e Vinzenz Wyss, em Journalism Studies, 2012
- An Achilles Heel in Emergency Communications: The Deplorable Policies and Practices Pertaining to Non English Speaking Populations
Federico Subervi, relatório de pesquisa apresentado à Texas State University, 2011
- Assessing Efforts and Policies Related to the Recruitment and Retention of Minority Faculty at Accredited and Non-accredited Journalism and Mass Communication Programs
Federico Subervi e Tania H. Cantrell, em Journalism and Mass Communication Educator, 2007
- Less than one in a hundred: A quantitative & metaphor analysis of Latinos in U.S. network News
Federico Subervi, em NAHJ Brownout Reports, 2006
- Minority Journalists' Perceptions of the Impact of Minority Executives
Maggie Rivas-Rodriguez, Federico Subervi-Velez, Sharon Bramlett-Solomon e Don Heider, em Howard Journal of Communication, 2004
- La comunicación política y los latinos en las elecciones presidenciales de Estados Unidos
Federico Subervi Velez, em Revista mexicana de ciencias políticas y sociales, 2000
- Spanish-Language Television Coverage of Health News
Federico Subervi-Velez, em Howard Journal of Communication, 1999
- Spanish-Language Daily Newspapers and the 1984 Elections
Federico Subervi-Velez, em Journalism & Mass Communication Quarterly, 1988
- Good neighbors: Communicating with the Mexicans
- Federico Subervi-Velez, em International Journal of Intercultural Relations, 1987
- The Mass Media and Ethnic Assimilation and Pluralism: A Review and Research Proposal with Special Focus on Hispanics
Federico Subervi-Velez, em Communication Research, 1986
- Mexican Americans and the mass media
Federico Subervi-Velez, em International Journal of Intercultural Relations, 1984
- Hispanics, the mass media, and politics: assimilation vs. pluralism
Federico Subervi-Velez, University of Wisconsin-Madison, 1984
- The Effects of Communication and Socioeconomic Status on the Political Participation of Puerto Ricans, Mexican-Americans, and Cubans in Chicago
Federico Subervi-Velez, paper apresentado no 30th Annual Meeting of the International Communication Association, Acapulco, Mexico, 1980
Referências
MELLADO, Claudia et. al. The pre-socialization of future journalists: An examination of journalism students' professional views in seven countries. In: Journalism Studies, v. 14, 2012, p. 857-74.
SUBERVI-VELEZ, Federico. Federico Subervi. Entrevista concedida a Emmanuel A. Estrada López, 2015. Disponível em: <http://dialogoupr.com/noticia/producto-upr/federico-subervi-yo-aprendi-a-conocer-y-amar-a-puerto-rico-desde-la-upr/>. Acesso em: 01 out. 2015.
_____. An achilles heel in emergency communications: the deplorable policies and practices pertaining to non English speaking populations. Relatório de pesquisa apresentado à Universidade Estadual do Texas, 2011a. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/228766381_An_Achilles_Heel_in_Emergency_Communications_The_Deplorable_Policies_and_Practices_Pertaining_to_Non_English_Speaking_Populations>. Acesso em: 30 set. 2015.
_____. Federico Subervi, un ‘profe’ para los latinos. Entrevista concedida a Gissela SantaCruz, 2011b. Disponível em: <http://archive.ahorasi.com/federico-subervi-un-profe%E2%80%99-para-los-latinos/>. Acesso em: 01 out. 2015.
_____. La comunicación política y los latinos en las elecciones presidenciales de Estados Unidos. In: Revista Mexicana de Ciencias Políticas y Sociales, v. 44, n. 180, 2000, p. 97-109.
_____. Spanish-language television coverage of health news. In: Howard Journal of Communication, v. 10, n. 3, 1999, p. 207-228.
_____. The mass media and ethnic assimilation and pluralism: A Review and Research Proposal with Special Focus on Hispanics. In: Communication Research, v. 13, n. 1, 1986, p. 71-96.
_____. Spanish-language daily newspapers and the 1984 elections. In: Journalism & Mass Communication Quarterly, n. 65, 1988, p. 678-85.
Endereços eletrônicos consultados:
Blog de ex-alunos da Escola de Comunicação da Universidade de Porto Rico: http://exalumnosescuelacomunicacion.blogspot.com.br/
Perfil de Federico Subervi-Veles na rede Research Gate: www.researchgate.net/
Perfil de Federico Subervi-Veles no LinkedIn: https://www.linkedin.com/pub/federico-subervi/12/356/aa3
Perfil de Federico Subervi-Veles no Facebook: https://www.facebook.com/federico.subervi
Site da Associação de Escritores de Educação: http://www.erwa.og/profile/federico-subervi
Site da Organização Social Laitinitas.Inc: http://laslatinitas.com/about-us/staff-board/federico-subervi-velez
Site da Universidade da Califórnia: http://publichealth.ucmerced.edu/events/public-health-speaker-federico-subervi-0
Site da Universitade Estadual de Kent: http://www-new.kent.edu/news/Media/experts/~fsubervi/
Site do Grupo de Estudos Marginália, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: https://marginaliaufrn.wordpress.com/about/
[1] O Programa Fullbright foi criado em 1946 para promover o intercâmbio educacional e cultural entre pesquisadores dos EUA e de diversos países. Mais informações: www.fulbright.org.br.
[2] Neste repositório digital (http://www.researchgate.net/profile/Federico_Subervi/publications), é possível acessar algumas publicações do pesquisador, a partir de um cadastro institucional.
[3] A revista permanece online até hoje: www.latinitasmagazine.com.