Você está aqui: Página Inicial / Enciclopédia / Glossário

Glossário Essencial

Brasileirismo

 Originalmente usada para designar os modismos introduzidos na língua portuguesa vigente no Brasil, a palavra foi legitimada para significar a área de estudos brasileiros no mundo acadêmico.

 

Brasileiríssimo

Ícone da sociedade brasileira em conjuntura delimitada pelo tempo;  personalidade  representativa da identidade brasileira num dado momento histórico.

 

Brasilianista

Estrangeiro que se dedica ao estudo do Brasil: povo, sociedade e instituições; especialista  em temas brasileiros qe atua na universidade, serviço público ou instituições midiáticas.

 

Brasílico

Precursor do Brasileirismo Comunicacional. Intelectual visionário, atuante  no “adiantado da hora”.

 

Brasileirista

“Brasileiro de carteirinha”; portador de documento que atesta a cidadania brasileira do imigrante voluntário;  estrangeiro que transfere sua residência para  o Brasil, legalizando sua naturalização.

 

Brasileiraço

Neo-brasileiro porreta como se diz na linguagem popular da Bahia; estrangeiro que exibe provas constantes da sua aculturação,  procurando demonstrar que é mais brasileiro do que os cidadãos nativos.

 

Brasileirantes

Brasileiros ou brasileiristas que se tornam arautos do Brasil pelo mundo afora; novos bandeirantes  que abrem caminhos para divulgar o Brasil no exterior, ministrando cursos, proferindo palestras ou concedendo entrevistas à mídia.

 

Brasilógrafos

 Estudiosos dos assuntos brasileiros que colhem dados e produzem narrativas de interesse público.

 

Brasiliógrafos

Especialistas em bibliografia  de referência para os estudos brasileiros.

 

Brasilianautas

Pesquisadores de assuntos brasileiros que assumem posições de vanguarda, pilotando “naus” didáticas ou midiáticas que potencializam a presença brasileira na aldeia global.

 

Brasiloníricos

Estudiosos de problemas brasileiros que sonham com as imagens do “Brasil potência” ,  resgatando  a promessa do Brasil como “País do Futuro”.

 

Brasiliantes

Jovens que iniciam seu aprendizado em estudos brasileiros, geralmente como bolsistas de iniciação, monitores  didáticos  ou supervisores de equipes estudantis  em laboratórios ou agências experimentais. 

Comunicar erros