Você está aqui: Página Inicial / Backup / Atualidades / CIESPAL cria seminário permanente José Marques de Melo

CIESPAL cria seminário permanente José Marques de Melo

Ricardo Alvarenga

16/11/2015 17h42 - última modificação 31/05/2016 13h31

O Centro Internacional de Estudos Superiores de Comunicação para América Latina (CIESPAL) instituiu recentemente o Seminário Permanente de Investigação Latino-Americana em Comunicação José Marques de Melo, uma homenagem ao decano das ciências da comunicação no Brasil.

O seminário faz parte da proposta do CIESPAL de promover o pensamento crítico, a discursão e a disseminação das pesquisas científicas sobre o campo da comunicação na América Latina e está vinculado à Escola de Pós-Graduação do CIESPAL, que recebe alunos de pós-graduação, pesquisadores e acadêmicos de diversos países da América Latina em busca do aprofundamento de suas pesquisas em nível teórico e metodológico.

O professor José Marques de Melo comentou a satisfação e a emoção de emprestar seu nome para esse espaço de grande importância e riqueza. “A criação do seminário me trouxe a alegria de ver reconhecido o meu trabalho acadêmico neste meio século de constante observação da realidade midiática e de sua projeção nacional. Alegria maior é a de ver alguns dos meus ex-alunos como os primeiros ocupantes desse espaço crítico, como o boliviano Erick Torrico e o brasileiro Iury Parente Aragão”, afirmou o professor.

No próximo dia 18 de novembro, no CIESPAL, em Quito, serão apresentadas duas pesquisas de doutorado que estão sendo desenvolvidas em parceria com instituição. Uma delas é do doutorando Iury Parente Aragão, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, da Universidade Metodista de São Paulo, orientando da Prof.ª Dra. Magali Cunha, sobre Folkcomunicação.

Avaliando o período que passou no CIESPAL, o doutorando Iury Parente Aragão destacou a riqueza do acervo da biblioteca e arquivos da instituição. “Foi fundamental o acesso às publicações e documentos dos anos 1960, porque dessa forma pude deixar de ler apenas os comentaristas e ler diretamente obras fonte, o que nos dá uma nova perspectiva”, explicou.

Outro ponto destacado por Aragão foi o acesso a documentos e publicações que foram importantes para o entendimento das motivações entorno do surgimento do CIESPAL, sobre as pesquisas que ali foram desenvolvidas e o contexto e motivação das teorias que foram ensinadas na instituição nos anos 1960.

Acompanhe mais informações sobre o Seminário no portal do CIESPAL: ciespal.org

Comunicar erros