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Desenvolvimento do cliente vem antes do produto, ensina a Incubadora Mondó

Palestra 'Da Ideia à Ação’ ajuda a desenvolver empreendimentos

27/09/2019 19h07

Prof. Antero: palestra 'Da Ideia à Ação’ ajuda a desenvolver empreendimentos

Todo recém-formado em odontologia quer montar e trabalhar na própria clínica, certo? Assim como o jornalista que acaba de pegar o diploma universitário quer estar com os dois pés dentro da Rede Globo, correto?

Errado. Em um mundo em mudança acelerada, o mercado profissional não quer mais do mesmo. Que tal o futuro dentista desenvolver uma resina resistente a próteses mais delicadas ou o jornalista saído dos bancos escolares criar um app para receber e ser porta-voz das demandas de seu bairro e levá-las à grande mídia?

Não entregar os mesmos produtos para os mesmos clientes, ou o popular “pensar fora da caixa”, é a proposta que a Incubadora Mondó está levando por meio da palestra Da Ideia à Ação – Como Tirar o Negócio do Papel, oferecendo orientação gratuita à comunidade e a alunos e ex-alunos da Universidade Metodista de São Paulo.  Dois encontros nas noites de 25 e 26 de setembro nos campi Planalto e Rudge Ramos, respectivamente, falaram sobre os caminhos iniciais a percorrer por quem tem um projeto na cabeça e quer empreender.

“O primeiro passo é entender que o cliente vem na frente do produto. Antes se pensava em um produto e montava-se uma empresa, para depois captar clientes. Com o mundo conectado em tempo real pela internet, é possível planejar e desenvolver o público-alvo antes de desenvolver o negócio”, expõe professor Antero Matias,  coordenador da Mondó, incubadora da Metodista aberta em 2017.

Descoberta x execução

As duas primeiras etapas para tirar uma ideia do papel são descobrir quem é o cliente e validar esse cliente. As duas etapas posteriores de execução do negócio contemplam criação da demanda e, enfim, criação da empresa. A fase de descoberta e validação do cliente vai desde a identificação do problema (ideia) até a formação do público-alvo, passando por testar o produto por meio de pesquisas para medir sua aceitação e saber se é escalável comercialmente.

Na fase da execução é feita a modelagem do negócio, com previsão de investimentos e escala, para se chegar então à criação da empresa. “Nesta etapa entram sócios e investidores porque é difícil para quem teve a ideia ser também um bom gestor financeiro, de RH, de recursos físicos etc”, orienta professor Antero.

A Mondó oferece mentorias e incubação por meio de três programas: Jeito Start-up de Ser (para a fase dos sonhadores), a incubação propriamente dita (para start-ups) e o Inovação e Corporate Venture (para empresas já estabelecidas). Leia mais.

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
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