Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Matemática / Projetos

Projetos

Os projetos de extensão e de pesquisa são desenvolvidos pelos alunos que participam de forma efetiva. No caso do projeto de extensão os alunos ajudam a aplicar as provas e dão treinamento para os alunos de escolas públicas. Quanto ao projeto de extensão “Material didático como apoio a ensino de matemática”, os alunos elaboram material didático que vão auxiliá-los no condução de suas aulas.

 

Projetos de Extensão

Olimpíada de Matemática Ajudando a Mudar o Cenário da Educação no Estado de São Paulo


Tem como objetivo estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas e particulares; identificar jovens talentos e fornecer oportunidades para seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas e particulares, contribuindo assim para a sua valorização profissional; contribuir para a melhoria do ensino da Matemática na rede pública e particular; contribuir para a integração entre as escolas públicas e particulares e a Universidade Metodista. Dentre as principais atividades desenvolvidas pelo projeto destacamos:

  • Logística da 1ª e 2ª fases da Olimpíada de Matemática das Escolas Pública - OBMEP;
  • Realização da Olimpíada de Matemática do Grande ABC – OMABC
  • Iniciação Cientifica Junior dos alunos premiado na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP;
  • Oferecimento de cursos de aperfeiçoamento para professores com alunos premiados na OMABC;
  • Workshop de Matemática para professores da rede pública de ensino.

 

Atividades desenvolvidas pelo curso

1. Palestras e Seminários

O curso de Matemática e os cursos de pós-graduação (lato sensu) em Estatística Aplicada e Docência no Ensino de Matemática, deverão manter ciclos de palestras e seminários cujos objetivos são:

  • Divulgar a pesquisa realizada por docentes.
  • Divulgar trabalhos desenvolvidos pelos alunos de pós-graduação.
  • Abordar temas que complementem a formação acadêmica e que, em geral, não são abordados nos cursos de graduação.
  • Abordar temas que facilitem a reflexão sobre a Universidade e a Sociedade. Esses ciclos de palestras serão amplamente divulgados junto aos alunos de graduação.

2. Congresso Metodista

Tem como objetivos:

  • Divulgar a produção científica desenvolvida na Metodista e em outras instituições de pesquisa e ensino superior, do Brasil ou do exterior, nas categorias de iniciação científica e investigação científica;
  • Divulgar as atividades de extensão desenvolvidas na Metodista e em outras instituições de pesquisa e ensino superior, do Brasil ou do exterior;
  • Promover o intercâmbio entre pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento.

Dentre as atividades previstas podemos destacar: Comunicações orais/temas livres, mesa-redonda, oficinas, pôsteres/painéis palestras e conferências, seminários.

3. Semana da Matemática - SEMAT

Dentre os principais eventos promovidos pelo Curso de Matemática destaca-se a Semana de Matemática - SEMAT. Para realizá-la os alunos e a coordenação do curso contam com o apoio do Colegiado de Curso e com a colaboração de docentes dos envolvidos no curso. Constam de sua programação palestras, mini-cursos e mesas redondas e também sessões de comunicação científica onde os alunos têm oportunidade de apresentarem os resultados dos trabalhos de extensão, pesquisa e que desenvolvem projetos de pesquisa ou extensão.

4. Workshop de Matemática

Voltado para professores da rede pública de ensino e os alunos da Metodista. Tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de ensino na rede de ensino, promover uma maior integração entre a Universidade e as escolas. Constam de sua programação palestras, mini-cursos e mesas redondas, oficinas.

5. Parcerias

O curso de Matemática Metodista desenvolve em conjunto com o IMPA – Instituto de Matemática Pura Aplicada atividades referente à OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Atividades relacionadas à OBMEP vão desde divulgação, logística da 1ª e 2ª fase da Olimpíada. Além disso, o curso de Matemática da Universidade Metodista coordena uma das regiões do Programa de Iniciação Cientifica da OBMEP. Os alunos premiados na OBMEP têm direito uma Bolsa Iniciação Cientifica Junior, do CNPq, para tanto os alunos devem participar do Programa de Iniciação Cientifica. Através da parceria com a Olimpíada Brasileira de Matemática – OBM recebemos verbas do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para desenvolvermos a Olimpíada de Matemática do Grande ABC - OMABC que faz parte do Projeto Nacional de Olimpíadas. Dentre as atividades desenvolvidas por esta Olimpíada destacamos o curso de aperfeiçoamento para professores da rede de ensino que têm alunos premiados. Além disso, o curso tem uma parceria com o Colégio Metodista, que oferece espaço para os alunos desenvolverem atividades relacionadas ao Estágio Supervisionado, que em alguns casos pode ser remunerado ou não.

 

 

Comunicar erros

DEBORA BEZERRA - COORDENADORA
Débora Bezerra
Veja o minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento sobre esse curso: