Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Matemática / Notícias / Olimpíada de Matemática terá mais de 3,6 mil concorrentes neste sábado

Olimpíada de Matemática terá mais de 3,6 mil concorrentes neste sábado

25/05/2015 18h40 - última modificação 01/06/2015 18h28

Exatos 3.657 alunos estão inscritos para a 12ª edição da Olimpíada de Matemática do Grande ABC, uma promoção da Universidade Metodista de São Paulo. A primeira etapa ocorre neste sábado, 30 de maio, das 14 às 17h, no campus Rudge Ramos, em São Bernardo.

O número de concorrentes supera em 12% os 3.249 participantes da edição de 2014, quando o certame elegeu 44 ganhadores entre medalhas de Ouro, Prata e Bronze, além de prêmios aos que obtiveram as melhores pontuações na segunda fase. Depois deste sábado, os mais bem pontuados seguem para a segunda etapa, agendada este ano para 17 de outubro, das 14h às 18h.

Na primeira fase as questões são de múltipla escolha. Na segunda, os alunos terão que resolver questões discursivas. A correção das provas está a cargo do curso de Matemática da Faculdade de Exatas e Tecnologia da Metodista. A competição tem como patrocinadores a Olimpíada Brasileira de Matemática e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Participam da OMABC alunos de escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental (a partir do 6º ano) e Médio de escolas das sete cidades do Grande ABC (Santo André, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra), além de alunos que concluíram o Ensino Médio em 2014 e ainda não ingressaram no Ensino Superior.

O objetivo da Olimpíada de Matemática é contribuir para a melhoria do conhecimento matemático com um tipo de atividade intelectual que valorize a competência e o saber.

Níveis

Os alunos serão divididos em quatro níveis, conforme o ano que cursam em suas escolas. A competição consistirá de duas provas em cada nível, nas quais os alunos demonstram sua capacidade na resolução de problemas.
• Nível I - Ensino Fundamental - 6º ano e 7º ano
• Nível II - Ensino Fundamental - 8º ano e 9º ano
• Nível III - para matriculados no 1º ou 2º ano do Ensino Médio
• Nível IV - para alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio ou que tenham concluído Ensino Médio há menos de um ano e não ingressaram em nenhum curso superior.

Serão oferecidas medalhas de Ouro, Prata e Bronze, além de prêmios aos que obtiverem as melhores pontuações na segunda fase. Todas as escolas contempladas com alunos premiados receberão Certificado de Congratulação e será oferecido um curso aos seus professores de Matemática.

12ª Olimpíada de Matemática da Universidade Metodista de São Paulo
Local - Faculdade de Exatas e Tecnologia da Universidade Metodista de São Paulo, Rua do Sacramento, 230, Rudge Ramos - São Bernardo do Campo/SP
Primeira fase: 30 de maio, das 14h às 17h.
Segunda fase: 17 de outubro, das 14h às 18h.
Mais informações - (11) 4366-5886 ou e-mail omabc@metodista.br

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,

DEBORA BEZERRA - COORDENADORA
Débora Bezerra
Veja o minicurrículo

 

 matem├бtica.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: