Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Matemática / Notícias / Olimpíada de Matemática 2015 premia 57 jovens no Grande ABC

Olimpíada de Matemática 2015 premia 57 jovens no Grande ABC

Evento é sediado na Universidade Metodista e esta foi a 12ª edição

30/11/2015 19h55 - última modificação 03/12/2015 14h36

Laura Goldberg, medalha de Ouro (Fotos Malu Marcoccia)

Depois de superarem duas maratonas de testes ao longo do ano reunindo cerca de 3.600 inscritos, 57 finalistas foram premiados na Olimpíada de Matemática 2015, regional Grande ABC. Foram nove medalhas de Ouro, 19 de Prata e 29 de Bronze entregues a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, além de certificados às escolas participantes. A premiação ocorreu na tarde de sábado 28 de novembro e lotou o auditório Sigma da Universidade Metodista de São Paulo, promotora da OMABC no ABC paulista.

“Guardem a medalha com muito carinho porque é uma premiação científica que abrirá portas ao programa Ciência Sem Fronteiras, para uma graduação fora do Brasil”, incentivou a professora Debora Bezerra, coordenadora da OMABC e do curso de Matemática da Metodista.

Esta foi a 12ª edição da Olímpiada, que recebeu anualmente cerca de 4 mil participantes nos últimos anos. Segundo o diretor da Escola de Engenharias, Tecnologia e Informação da Universidade Metodista, professor Carlos Santi, esse crescimento surpreendeu positivamente. “Não tínhamos a real noção do evento, a grande preparação e as expectativas que causa. Parabéns aos professores, às escolas que incentivaram a participação e aos alunos por se colocarem frente a esse desafio”, saudou professor Santi na abertura da premiação.

Gosto por números

A visita a museus em viagem à Alemanha despertou o gosto pela área de Exatas na jovem Laura Alves Goldberg, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental no Colégio Eduardo Gomes de São Caetano. Laura foi uma das medalhistas de Ouro da OMABC 2015 e declara especial atração por cursos de engenharia e tecnologia. Foi a terceira vez que disputou uma Olimpíada de Matemática. Já havia obtido medalha de Bronze no 7º ano do Fundamental. “Tenho muita facilidade para captar e lidar com números e cálculos”, afirma.

Horácio Lucca, professor de Matemática do Colégio Termomecânica de São Bernardo, campeão da OMABC 2015 com 9 alunos medalhistas, afirma que o segredo é incentivar desde pequeno o gosto pela disciplina. No Termomecânica há grupos de estudos mais aprofundados além da aula curricular, assim como incentivo à participação em feiras e eventos. “A criança e o jovem vão passando por uma seleção natural, pois eles mesmos descobrem seus talentos”, afirmou.

Competência e saber    

OlimpiadaMatem2015Geral.jpg
Grupo de medalhistas de Bronze

O objetivo da Olimpíada de Matemática é contribuir para melhoria do conhecimento matemático com um tipo de atividade intelectual que valoriza a competência e o saber. Os alunos são divididos em quatro níveis, conforme o ano que cursam em suas escolas. A competição consiste de duas provas em cada nível. Na primeira fase as questões são de múltipla escolha e na segunda fase os alunos resolvem questões discursivas. A primeira prova deste ano foi em 30 de maio. Os que passaram para a segunda fase fizeram o teste em 17 de outubro.

Todas as escolas contempladas com alunos premiados receberam Certificado de Congratulação e ganharam um curso para seus professores de Matemática. A competição tem como patrocinadores a Olimpíada Brasileira de Matemática e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Em 2015 foram 23 medalhistas no Nível 1 (do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental), 19 no Nível 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental), sete no Nível 3 (1º e 2º anos do Ensino Médio) e oito no Nível 4 (alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio ou que tenham concluído Ensino Médio há menos de um ano e não ingressaram em nenhum curso superior). Também participaram da solenidade os professores da Metodista Valter Thomáz, Débora Fiaschi e Marcelo Modolo.  

  

OlimpiadaMatem2015Auditoriol.jpg
Familiares e amigos lotaram auditório Sigma da Metodista

Confira a lista dos premiados da OMABC 2015 em http://portal.metodista.br/omabc/2015/premiados

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,

DEBORA BEZERRA - COORDENADORA
Débora Bezerra
Veja o minicurrículo

 

 matem├бtica.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: