Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Matemática / Notícias / III Encontro de Professores de Matemática debate relação com aluno e jogos educativos

III Encontro de Professores de Matemática debate relação com aluno e jogos educativos

Evento na Metodista é gratuito e recebe inscrições até 29 de julho. Prof. da UFSCAR Pedro Malagutti é um dos palestrantes

16/07/2015 22h45 - última modificação 28/07/2015 18h38

Inscrições prorrogadas até 29/07.

Novas maneiras de estimular os alunos em sala de aula e como utilizar jogos educativos no ensino da matemática estarão no centro dos debates do III Encontro de Professores de Matemática que a Universidade Metodista de São Paulo promove em 1º de agosto próximo. O evento é gratuito e se estende das 8h30 às 17h30 no campus Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo.

Na mesa redonda o foco será a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e seu papel de incentivar alunos, aperfeiçoar a capacitação de professores e influenciar na melhoria do ensino, além de descobrir jovens talentos. À tarde a programação começa com palestra do professor Pedro Luiz Aparecido Malagutti, da Universidade Federal de São Carlos, que falará às 14h sobre "Divulgação Científica em Matemática: Mágicas e Outros Mistérios". A programação envolve ainda várias oficinas e mostra de jogos como instrumentos para estimular o aprendizado.

“Os jogos são materiais didáticos de baixo custo, que podem ser confeccionados pelas próprias escolas para ajudar no entendimento de alguns conteúdos e no desenvolvimento do raciocínio. Precisamos fugir da aula lousa-giz”, afirma Débora Bezerra, coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática da Metodista e da OBMEP na Grande São Paulo.

Ela é entusiasta da competição, atribuindo aos últimos 10 anos da OBM a melhoria do Brasil nos rankings do conhecimento matemático. Na etapa 2012 do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), entre 65 países comparados, o Brasil ficou em 58º lugar em matemática, 55º em leitura e 59º em ciências. Matemática foi a única disciplina em que os brasileiros apresentaram avanço no desempenho, ainda que pequeno. O Brasil saiu de 386 pontos em 2009 para 391 pontos --a média no mundo é de 494 pontos, segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), que aplica o teste entre jovens de 15 anos por estarem concluindo o ciclo básico de ensino.

Competição saudável     

“Com as medalhas e prêmios que oferece, a Olimpíada motiva a estudar. É uma conquista de ambos os lados, alunos e professores, pois cria um ambiente saudável de competição. A Olimpíada tem mudado cidades inteiras com novos perfis de professores”, cita professora Débora.

A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) organizou a 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática em 1979, mas o certame existe desde 1894, inaugurado pela Hungria. Os premiados são selecionados para equipes brasileiras na Olimpíada do Cone Sul, na Olimpíada Internacional de Matemática, na Olimpíada Iberoamericana e na Competição Internacional de Matemática.

Um medidor do interesse pela área é o POTI (Programa Olímpico de Treinamento Intensivo), curso preparatório para as modalidades de Olimpíada e que só na Universidade Metodista esgotou as 100 inscrições abertas neste ano. O curso é gratuito e ocorre aos sábados pela manhã.

A carreira no Magistério e o ambiente escolar diante dos novos comportamentos da juventude também estão entre os temas em debate. As inscrições vão até 29 de julho. Os participantes receberão certificado.

Confira a programação:

Horário

Evento

Local

8h30 às 9h

Credenciamento

Auditório Sigma

9h às 11h

 

Mesa Redonda: “A OBMEP e suas Contribuições para o Ensino da Matemática”

Profa. Ms. Débora de Jesus Bezerra (coordenadora regional da OBMEP – SP08)

Profa. Ms. Silvana Pucetti, Renata Santos Miranda , Carlos Danilo De Oliveira Maciel

Auditório Sigma

11h às 11h30

Coffee Break

Auditório Sigma

11h30 às 13h

 

 

Mostra de Jogos Matemáticos

Lambda 327

Lambda 328

Lambda 330

Lambda 338

13h às 14h

Almoço (livre)

Centro de Convivência

14h às 15h30

 

Palestra: “Divulgação Científica em  Matemática: Mágicas e Outros Mistérios

 

Prof. Dr. Pedro Luiz Aparecido Malagutti

UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

Auditório Sigma

15h30 às 17h00

Oficinas: "Geometria das construções: A rigidez dos triângulos"

e

"Uma forma diferente para ensinar O teorema de Pitágoras"

 

Jefferson Costa De Mendonça

Thalita Picolotte Fontes

Lambda 328

Oficinas: "A obtenção do número   e o cálculo da área"

e

"A Torre de Hanói essa Curiosidade Milenar"

Lambda 330

Renan Moretti Riquena

Bruno de Souza Berti

 

Oficinas: "O Jogo da Senha como Possibilidades no Ensino do Cálculo Probabilístico"

e

"Geoplano Quadrado no Ensino das Áreas de Figuras Planas"

Lambda 338

Ravel Felipe Pereira Dias

Aretha Lima Giacon

15h30 às 17h00

Oficinas: "Ensinar Equação de 1°grau utilizando a balança"

e

"Ensinando as regras de sinais de forma prática"

e

"Conhecendo os blocos Lógicos e sua aplicação nas aulas de Matemática"

 

Alex Xaves e Marcello Canassa

Ludimila Gazzola Ribeiro

Lais Soares de Sá

Lambda 327

Oficina: Utilizando Dobradura no Ensino de Geometria Espacial

 

Victor Augusto Farias Vieira

Lambda 343

Mini-Curso: " O Problema dos Cinco Discos (Malba Tahan) e uma proposta de atividade para o estudo de análise combinatória e probabilidade no Ensino Médio"

 

Profa. Ms. Carla dos Santos Moreno Battaglioli

Universidade Metodista de São Paulo

Lambda 449

17h às 17h30

Coffee Break

Auditório Sigma


III Encontro de Professores de Matemática
Data: 1º de agosto de 2015
Horário: das 8h30 às 17h30
Onde: Universidade Metodista de São Paulo, campus Rudge Ramos, Rua Alfeu Tavares, 149, São Bernardo do Campo
Participação gratuita
Inscrições até 29 de julho pelo http://goo.gl/forms/YxA2zDd3o1
Informações: (11) 4366-5886

 

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , ,

DEBORA BEZERRA - COORDENADORA
Débora Bezerra
Veja o minicurrículo

 

 

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

X