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Segunda Licenciatura

1º Período

Módulo: Estágio Supervisionado – Módulo I (100h)
Ementa: Este módulo tem a função de inserir o aluno no ambiente de trabalho. Isto requer um preparo que abrange aspectos pessoais, aspectos sociais, assim como também conceituais. Portanto, serão temas deste módulo o próprio aluno, a função docente, a elaboração de projetos de ensino, assim como também a conscientização da importância do estágio restrito, dando ênfase à observação e participação como elementos fundamentais para a formação de professores que se iniciam na pesquisa educacional qualitativa. Além disto, será também explicitada a parte formal e organizacional do estágio e fornece subsídios para trabalho de conclusão de curso.

Módulo: Formação Cidadão (20h)
Ementa: Aborda as questões fundamentais relativas à inclusão social e ao protagonismo dos movimentos sociais nos termos da formação cidadã e humanista. Estuda os métodos filosóficos e teorias do conhecimento, sendo a “Ética” um tema filosófico articulado ao pensamento crítico. A temática da “Cidadania”, por sua vez, contempla as questões pertinentes à práxis transformadora e a cidadania ativa a partir de diferentes campos do saber. O desenvolvimento do módulo respeita as especificidades dos cursos, vinculando as discussões à formação geral por meio de temáticas, dentre as quais estão a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, os direitos humanos, a inclusão e a Libras (Língua Brasileira de Sinais). Tais atividades ocorrem, em função de três eixos de formação cidadã definidos, e de suas respectivas áreas, conforme descritos a seguir:

  • Eixo Estético-somático – relativo ao desenvolvimento da sensibilidade do aluno – preocupa-se com a expressão pessoal (oral, corporal, escrita), com a comunicação, integração corporal e relacionamento humano.
  • Eixo de Conhecimento Compreensivo – tem o propósito de ampliar a compreensão do aluno, ao tratá-lo como parte da cultura e de um complexo cognitivo, existencial, cultural, sócio-histórico, econômico-político e ético.
  • Eixo de Práticas Interativas – objetiva integrar o corpo discente no fazer reflexivo, na execução de projetos teórico-práticos comuns; atenuar as dicotomias entre teoria e prática, bem como entre a universidade e a cidadania – ações de extensão universitária.

Módulo: Linguagens, Filosofia, Educação em Relações Étnico-Raciais e Direitos Humanos (100h)
Ementa: Problematiza a questão de que a educação deve ser objeto de reflexão filosófica em todas as suas dimensões, pensada a partir das relações sociais concretas, imbricada nos processos históricos e linguísticos. Aborda a educação em direitos humanos e seus aspectos no cotidiano escolar problematizando a diversidade cultural e étnica, que são características da nossa formação, em contraposição às visões eurocêntricas. Em particular, dá atenção à história, à memória e à cultura afro-brasileira e indígena, com uma abordagem a partir da educação das relações étnico-raciais. Reflete sobre o uso da Língua Portuguesa em situações concretas por meio do estudo de aspectos gramaticais e da produção de textos diversos.

Módulo: Representações Matemáticas (80h)
Ementa: Conceitos como função e aritmética aproximam o aluno da linguagem matemática. O estudo de funções, a partir dos conteúdos de relação, definição de função, função constante, funções polinomiais, funções racionais, funções definidas por mais de uma sentença, função modular, função exponencial e função logarítmica, permite ao aluno usar a matemática como uma linguagem representativa de fenômenos cotidianos e de outras áreas do conhecimento. A aritmética, a partir dos conteúdos de fundamentação axiomática para os números naturais e inteiros, teorema fundamental da aritmética, Algoritmo da divisão, Equações Diofantinas, faz uso da linguagem estruturada e formal matemática através da fundamentação axiomática dos conjuntos dos Naturais e dos inteiros.

Módulo: Tópicos de Geometria (100h)
Ementa: Fornece ao aluno subsídios para observar a relação entre as diferentes formas de abordar a Geometria numa abordagem lógica dedutiva utilizando-se de definições e teoremas por meio de resolução de problemas matemáticos que envolvem congruência, o teorema do ângulo externo, semelhança, Cevianas, Quadriláteros, Circunferência e Círculo, sólidos geométricos, volumes. Na Geometria Analítica o aluno trabalha o equacionamento destas figuras no plano cartesiano e na Geometria Plana o aluno fundamenta axiomaticamente as construções. No contexto das novas tecnologias e mídias existentes alia-se o uso de régua e compasso aos programas de Geometria Dinâmica como ferramenta que motive a descoberta, a constatação e a investigação de resultados.


2º Período

Módulo: Álgebra Linear e Estruturas Algébricas (60h)
Ementa: Desenvolve o estudo dos espaços vetoriais com uma métrica definida (produto interno) e estuda as transformações lineares que darão subsidio a muitas aplicações nas ciências exatas e biológicas. Identifica conceitos envolvendo linearidade que possam ser utilizados na resolução de problemas tanto de natureza abstrata quanto prática. Apresenta os fundamentos básicos na estruturação axiomática e dedutiva da matemática, enfatizando a importância do rigor na formalização de conceitos e nas demonstrações. Proporciona aos futuros professores uma visão de como os temas da álgebra, tais como Leis de Composição Internas, Propriedades das operações, Tábua de uma operação, Grupos e Subgrupos, Homomorfismo e Isomorfismos de grupos, Classes Laterais, Anéis e Corpos, vão se desenvolvendo à medida que se completam os sucessivos ciclos do ensino.

Módulo: Ensino e Aprendizagem da Matemática (120h)
Ementa: Apresenta as principais teorias utilizadas em Educação Matemática. Desenvolve um diálogo entre a concepção teórica da Educação Matemática e as diferentes metodologias para o ensino de Matemática. Estuda perspectivas e tendências do uso da informática na Educação. Verifica a estrutura e funcionamento das instituições de ensino frente às demandas sociais e culturais nas quais estão inseridas. Estuda os princípios - ações institucionais que orientam a prática pedagógica dos docentes. O aluno aprende a trabalhar com materiais didáticos já existentes e desenvolve novos materiais.

Módulo: Estágio Supervisionado – Módulo II (100h)
Ementa: Este módulo tem a função orientar o aluno na docência. Isto requer um preparo que abrange aspectos pessoais, aspectos sociais, assim como também conceituais. Portanto serão temas deste módulo: o próprio aluno, a função docente e a construção do conhecimento. Assim como também a conscientização da importância do estágio restrito, dando ênfase no planejamento de aula, no dar aula, na avaliação de material didático pedagógico, na análise de livro texto, na avaliação do aluno, na elaboração de projetos de ensino em grupo, a necessidade de estudo contínuo como elementos fundamentais para a efetivação da aprendizagem de seu futuro aluno. Além disto, será também explicitada a parte formal e organizacional do estágio.

Módulo: Estatística e Matemática Financeira (60h)
Ementa: Estuda a matemática financeira como ferramenta para resolução de problemas práticos envolvendo cálculo de juros e descontos, simples e compostos, aplicando os conceitos de sequências e séries, por exemplo em série de pagamentos, dando ênfase a importância social destes conceitos, na vida do cidadão comum. Também proporciona espaço para a utilização de conceitos e procedimentos estatísticos em situações de aprendizagem que o levem a coletar, organizar, analisar informações, confrontar, interpretar tabelas e gráfico de variáveis contínuas.

Módulo: Trigonometria e Números Complexos (60h)
Ementa: Introduz o conjunto dos números complexos, com uma abordagem histórica, e define suas operações fundamentais de forma a constituírem uma extensão das operações com números reais. Utiliza as relações trigonométricas num triângulo qualquer para resolver problemas geométricos e algébricos; estuda o comportamento das funções trigonométricas, estabelece a interpretação geométrica dos números complexos, resolve equações polinomiais em R e C. Propõe aos alunos problemas variados, ligados a situações concretas, onde se pode aplicar métodos trigonométricos de modo que o aluno perceba a importância da trigonometria para as várias Ciências.


3º Período

Módulo: Cálculo Diferencial (80h)
Ementa: Estudo das derivadas, aplicando-as na abordagem de problemas de naturezas diversas envolvendo taxas de variação médias e instantâneas, limites e continuidade, Teorema de Bolzano, Teorema do Valor Intermediário, Teorema de Rolle, Teorema do Valor Médio e esboço de gráfico de funções. Abordagem de alguns aspectos históricos da evolução do Cálculo Diferencial e Integral, sua relação com outras teorias, além dos problemas históricos que desencadearam o desenvolvimento destes conceitos. Discussão das relações existentes entre os conteúdos abordados no Cálculo Diferencial e Integral aplicado aos tópicos de matemática do ensino fundamental e médio.

Módulo: Cálculo Integral (80h)
Ementa: Desenvolve o espírito crítico do futuro professor de modo que ele possa entender e interpretar a Matemática em todas as suas facetas bem como prepará-lo para a aplicação dos conceitos estudados: Antiderivada. Teorema Fundamental do Cálculo. Técnicas de Integração. Integral de Riemann. Integral Definida. Aplicações da Integral Definida. Integrais Impróprias.

Módulo: Educação, Inclusão e Libras (60h)
Ementa: Reflete sobre os desafios postos à formação docente no que diz respeito à construção de um espaço educacional inclusivo. Aborda as mais frequentes questões que envolvem a prática de ensino e propõe o uso de estratégias diferenciadas, na perspectiva da educação inclusiva e da transversalidade do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no sistema regular de ensino. Trabalha ainda, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), destacando-a como a primeira língua das pessoas com surdez e promovendo a prática docente da mesma. Apresenta a distinção dos aspectos estruturais e pragmáticos da Língua Portuguesa e da LIBRAS. As ações do módulo serão articuladas por um projeto integrador, utilizando tecnologias como suporte transversal, considerando a prática de ensino.

Módulo: Estágio Supervisionado – Módulo III (100h)
Ementa: Este módulo tem a função orientar o aluno na docência. Isto requer um preparo que abrange aspectos pessoais, aspectos sociais, assim como também conceituais. Portanto serão temas deste módulo: o próprio aluno, a função docente e a construção do conhecimento. Assim como também a conscientização da importância do estágio restrito, dando ênfase no planejamento de aula, no dar aula, na avaliação de material didático pedagógico, na análise de livro texto, na avaliação do aluno, na elaboração de projetos de ensino em grupo, a necessidade de estudo contínuo como elementos fundamentais para a efetivação da aprendizagem de seu futuro aluno. Além disto, será também explicitada a parte formal e organizacional do estágio.

Módulo: Matemática Aplicada (80h)
Ementa: Estuda a matemática financeira como ferramenta para resolução de problemas práticos envolvendo cálculo de juros e descontos, simples e compostos, aplicando os conceitos de sequências e séries, por exemplo em série de pagamentos, dando ênfase a importância social destes conceitos, na vida do cidadão comum. Através de modelagem matemática com o uso de programação linear e do cálculo numérico, o aluno aprende a modelar e a resolver problemas práticos de otimização de recursos, tempo, custos, ganhos, etc. O módulo também aborda os aspectos da análise combinatória e probabilidade enfatizando sua origem histórica com a troca de cartas entre Pascal e Fermat, no século XVII, salientando a aplicação em jogos de azar. Este módulo possibilitará ao aluno ampliar e formalizar seus conhecimentos sobre o raciocínio combinatório e probabilístico, temas de grande interesse em diversos aspectos da vida contemporânea.

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