Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Matemática / Módulos / Licenciatura - Currículo 1

Licenciatura - Currículo 1

Módulos


A estrutura modular permite maior integração entre os vários professores e os alunos têm um melhor entendimento das relações entre os diferentes assuntos abordados durante o curso. Para intensificar ainda mais esta integração, são desenvolvidos projetos semestrais que exigem competências desenvolvidas durante cada um dos semestres.


1º Período

 

Módulo: Construção do Conhecimento e Cidadania (120h)

Ementa: O módulo apresenta a filosofia, a epistemologia e a linguagem como práticas investigativas, exercício de reflexão e interpretação da informação e produção do conhecimento de modo crítico e criativo. Trata-se de aprender a lidar com o conhecimento em prol do bem comum e, assim, recolocá-lo na amplitude que lhe é peculiar: o mundo vivido, a promoção da autonomia e da emancipação. O conhecimento como instrumento de entendimento e interpretação da vida é maior que a formação para a atuação profissional, pois inclui a política, a educação, o poder, a ideologia, as relações de trabalho e outras tantas que compõem a complexidade da vida comunitária. Nesse sentido, desenvolver comunicação oral e escrita, facilitam sobremaneira a aplicação dos conhecimentos na atuação profissional e na leitura de mundo.

 

Módulo: Fundamentos da Ação Docente (160h)

Ementa: O módulo propõe uma reflexão sobre o processo de ensino e de aprendizagem, tendo como referência as questões sobre os saberes docentes e a identidade profissional. Considerando-se o processo de ensino e aprendizagem comprometido com a construção do sujeito individual e do sujeito coletivo o módulo visa contemplar a abordagem histórica da Didática e as teorias acerca dos processos educativos envolvendo as aprendizagens, assim como diferentes abordagens metodológicas adequadas ao ensino e tecnologia da informação e comunicação. Destaca a relação professor - aluno -conhecimento e os procedimentos pedagógicos de planejamento do trabalho docente. As ações do módulo serão articuladas por um projeto integrador utilizando tecnologias como suporte transversal visando à iniciação na prática de ensino.

 

Módulo: Introdução à Astronomia e aos Fundamentos da Física (80h)

Ementa: Aborda conteúdos de Astronomia e Fundamentos da Física, utilizando os modelos empregados na Ciência para fazer a análise de situações nestas áreas do conhecimento. Debate as abordagens metodológicas mais indicadas para o trabalho com os conteúdos de Física e Astronomia na etapa da Educação Básica, fornecendo subsídios para que o professor possa implementar tais conteúdos nas aulas de Ciências, Física e Matemática.

Módulo: Representações Matemáticas (120h)

Ementa: Conceitos como função e aritmética aproximam o aluno da linguagem matemática. O estudo de funções permite ao aluno usar a matemática como uma linguagem representativa de fenômenos cotidianos e de outras áreas do conhecimento. A aritmética faz uso da linguagem estruturada e formal matemática por meio da fundamentação axiomática dos conjuntos dos Naturais e dos inteiros.

 

2º Período

 

Módulo: Metodologia, Pesquisa e Educação (120h)

Ementa: O módulo analisa os diversos tipos de conhecimento, enfatizando o método científico em seus aspectos qualitativos e quantitativos. Estuda os conceitos e os métodos estatísticos, discutindo os mecanismos de coleta, organização, apresentação e análise de dados e de informação. Aborda as diretrizes para a elaboração de trabalhos científicos: as etapas do desenvolvimento, a construção lógica do trabalho e a redação do texto. Utiliza a escola como espaço de investigação e ação. As ações do módulo e prática de ensino deverão culminar em um projeto integrador.

Módulo: Olhares Sobre a Educação e Diversidade Cultural (80h)

Ementa: O módulo problematiza a questão de que a educação deve ser objeto de reflexão filosófica em todas as suas dimensões, pensada a partir das relações sociais concretas e ligada aos processos históricos e sociológicos, condição essencial para compreender seu sentido e as abordagens diferenciadas a seu respeito. No caso brasileiro, tal reflexão deve ser acompanhada da compreensão e problematização da diversidade cultural e étnica, que são características da nossa formação, em contraposição às abordagens eurocêntricas. Em particular, dá atenção à história, à memória e à cultura afro-brasileira e indígena, que são estudadas com o objetivo de ressaltar a importância desse componente étnico-racial, enfatizando sua participação na sociedade, nas lutas do povo brasileiro, sua posição e importância na formação nacional, no processo político e na vida social e econômica do país.


Módulo: Eletiva I (40h)

Ementa: As Eletivas de Cidadania privilegiam o trabalho interdisciplinar e transdisciplinar por meio da integração de turmas que partilham temas, atividades e práticas. Direta ou indiretamente, suas atividades devem propiciar ao aluno/a o desenvolvimento de competências necessárias ao relacionamento comunitário e às práticas sociais. Tais atividades ocorrem, em função de três eixos de formação cidadã definidos, e de suas respectivas áreas, conforme descritos a seguir:

a) Eixo Estético-somático: relativo ao desenvolvimento da sensibilidade do aluno - preocupa-se com a expressão pessoal (oral, corporal, escrita), com a comunicação, integração corporal e relacionamento humano.

b) Eixo de Conhecimento Compreensivo – tem o propósito de ampliar a compreensão do aluno, ao tratá-lo como parte da cultura e de um complexo cognitivo, existencial, cultural, sócio-histórico, econômico-político.

c) Eixo de Práticas Interativas – objetiva integrar o corpo discente no fazer reflexivo, na execução de projetos teórico-práticos comuns; atenuar as dicotomias entre teoria e prática, bem como entre a universidade e a cidadania.

Módulo: Tópicos de Geometria (200h)

Ementa: Fornece ao aluno subsídios para observar a relação entre as diferentes formas de abordar a Geometria. Por meio do Desenho Geométrico, o aluno constrói figuras geométricas, na Geometria Analítica, trabalha o equacionamento destas figuras no plano cartesiano e na Geometria Plana, fundamenta axiomaticamente as construções. No contexto das novas tecnologias e mídias existentes, alia-se o uso de régua e compasso aos programas de Geometria Dinâmica como ferramenta que motive a descoberta, a constatação e a investigação de resultados.

Módulo: Atividades Acadêmico Científico Culturais (80h)

Ementa: Visa contribuir para uma formação mais ampla do aluno, incentivando-o a procurar por ambientes culturalmente ricos e diversos. Hoje, é necessária à atuação profissional uma maior compreensão da realidade dos vários grupos sociais, seus saberes e suas manifestações culturais. Indissociável a isso é a experiência em projetos de iniciação científica nos quais o aluno desenvolverá sua capacidade de argumentação, sistematização, observação, reflexão e produção de conhecimento. Completando essa formação, ressaltam-se as atividades de extensão, que podem promover a aproximação entre docentes e discentes e a comunidade externa. Integrando-se ensino, extensão e pesquisa extrapolam-se os limites tradicionais da formação profissional e multiplicam-se os espaços do ensino-aprendizagem.

 

3º Período

 

Módulo: Educação, Inclusão e Libras (120h)

Ementa: O módulo apresenta os desafios postos à formação docente no que diz respeito à construção de um espaço educacional inclusivo. Aborda as mais frequentes questões que envolvem a prática de ensino e propõe o uso de estratégias diferenciadas, na perspectiva da educação inclusiva e da transversalidade do AEE (atendimento educacional especializado) no sistema regular de ensino. Trabalha ainda, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), destacando-a como a primeira língua das pessoas com surdez e promovendo a prática docente da mesma. Apresenta a distinção dos aspectos estruturais e pragmáticos da Língua Portuguesa e da LIBRAS. As ações do módulo serão articuladas por um projeto integrador utilizando tecnologias como suporte transversal almejando a prática de ensino.

Módulo: Gestão, Democracia e Escola (80h)

Ementa: O módulo discute as múltiplas determinações históricas, econômicas e sociais e os fundamentos teóricos da administração escolar. Reflete sobre os pressupostos básicos de uma administração escolar voltada para a transformação social: a gestão democrática da escola e os processos de participação, as relações entre escola e gestão, os planos e políticas de educação no Brasil, com ênfase nas reformas dos anos 1990. Analisa as políticas educacionais em curso e a legislação de ensino, no que diz respeito à organização da Educação Básica e financiamento da educação. Visa enfatizar a preocupação em se definir e compreender a necessária articulação do contexto sócio-histórico dos alunos com os processos pedagógicos da escola, com vistas à formação e participação do sujeito coletivo que pressupõe a intervenção para a transformação social pela via da gestão democrática dos espaços educativos. A Residência pedagógica articulará as questões discutidas no módulo visando à formação docente.

Módulo: Eletiva II (40h)

Ementa: As Eletivas de Cidadania privilegiam o trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, através de integração de turmas que partilham temas, atividades e práticas. Direta ou indiretamente, suas atividades devem propiciar ao aluno/a o desenvolvimento de competências necessárias ao relacionamento comunitário e às práticas sociais. Tais atividades ocorrem em função de três eixos de formação cidadã definidos, e de suas respectivas áreas, conforme descritos a seguir:

d) Eixo Estético-somático: relativo ao desenvolvimento da sensibilidade do aluno - preocupa-se com a expressão pessoal (oral, corporal, escrita), com a comunicação, integração corporal e relacionamento humano.

e) Eixo de Conhecimento Compreensivo - tem o propósito de ampliar a compreensão do aluno, ao tratá-lo como parte da cultura e de um complexo cognitivo, existencial, cultural, sócio-histórico, econômico-político.

f) Eixo de Práticas Interativas - objetiva integrar o corpo discente no fazer reflexivo, na execução de projetos teórico-práticos comuns; atenuar as dicotomias entre teoria e prática, bem como entre a universidade e a cidadania.

Módulo: Conceitos e Aplicações do Cálculo Diferencial e Integral na Física (120h)

Ementa: Estudo das derivadas e integrais, evidenciando seu caráter integrador, aplicando-as na abordagem de problemas de naturezas diversas, envolvendo taxas de variação médias e instantâneas, limites e continuidade e esboço de gráfico de funções. Abordagem de alguns aspectos históricos da evolução do Cálculo Diferencial e Integral, sua relação com outras teorias, além dos problemas históricos que desencadearam o desenvolvimento destes conceitos. Discussão das relações existentes entre os conteúdos abordados no Cálculo Diferencial e Integral aplicado aos tópicos de matemática do ensino fundamental e médio. Paralelamente, desenvolver os conceitos da mecânica, enfatizando o uso das ferramentas estudadas nesse módulo e nos períodos anteriores, sobretudo de Vetores e Geometria Analítica.

Módulo: Lógica, Probabilidade e Análise Combinatória (120h)

Ementa: Neste módulo, a lógica clássica ou aristotélica serve como base para o desenvolvimento da argumentação em textos e na teoria dos conjuntos. Textos argumentativos são analisados e deles são extraídos as premissas, conclusões e argumentos os quais compõem as estruturas argumentativas. A lógica é usada para avaliar a validade de um argumento ou raciocínio, tanto nos textos quanto nas teorias matemáticas, mais especificamente em Teoria dos Conjuntos. Aborda os aspectos da análise combinatória e probabilidade, enfatizando sua origem histórica com a troca de cartas entre Pascal e Fermat, no século XVII, salientando a aplicação em jogos de azar. Este módulo possibilitará ao aluno ampliar e formalizar seus conhecimentos sobre o raciocínio combinatório e probabilístico, temas de grande interesse em diversos aspectos da vida contemporânea.


4º Período

 

Módulo: Novas Tecnologias e Práticas Educativas (100h)

Ementa: O módulo reconhece o sentido histórico da tecnologia, desmistificando o conceito de tecnologia restrito a meios tecnológicos, bem como, percebendo o papel da ciência e da tecnologia na vida humana em diferentes épocas e na capacidade humana de transformar o meio. Compreende que tecnologia são meios para o homem suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem. Utiliza tecnologias da informação e da comunicação no cotidiano e aprender a aprender e aprender a ensinar, utilizando ferramentas de informática, de modo a preparar professores para lidar com as tecnologias atuais, tal como os alunos em sua vivência social já o fazem. Orienta crianças e jovens para ler e escrever, dominando técnicas e tecnologia, auxiliando-os a serem produtores de mensagens para além de consumidores críticos dos meios de comunicação. Estimula o uso de tecnologias da informação, incluindo o uso de games com fins educativos.


Módulo: Métodos e Modelos Matemáticos (160h)

Ementa: Desenvolve o espírito crítico do futuro professor de modo que ele possa entender e interpretar a Matemática em todas as suas facetas bem como prepará-lo para a aplicação dos conceitos estudados no Cálculo Diferencial e Integral em situações problema de naturezas diversas envolvendo cálculo de valores máximos e valores mínimos de funções, cálculo de comprimentos, áreas e volumes. Analisa os métodos de resolução de equações diferenciais, relacionando-os e aplicando-os em problemas ligados a outras ciências. Destaca situações em que as equações diferenciais com variações discretas são mais apropriadas para a modelagem.

Módulo: Ensino e Aprendizagem da Matemática (160h)

Ementa: Apresenta as principais teorias utilizadas em Educação Matemática. Desenvolve um diálogo entre a concepção teórica da Educação Matemática e as diferentes metodologias para o ensino de Matemática. Estuda perspectivas e tendências do uso da informática na Educação. Verifica a estrutura e funcionamento das instituições de ensino frente às demandas sociais e culturais nas quais estão inseridas. Estuda os princípios - ações institucionais que orientam a prática pedagógica dos docentes. O aluno aprende a trabalhar com materiais didáticos já existentes e desenvolve novos materiais.

Módulo: Estágio Supervisionado - Módulo I (140h)

Ementa: Este módulo tem a função de inserir o aluno no ambiente de trabalho. Isto requer um preparo que abrange aspectos pessoais, aspectos sociais, assim como também conceituais. Portanto, serão temas deste módulo o próprio aluno, a função docente, a elaboração de projetos de ensino, assim como também a conscientização da importância do estágio restrito, dando ênfase à observação e participação como elementos fundamentais para a formação de professores que se iniciam na pesquisa educacional qualitativa. Além disto, será também explicitada a parte formal e organizacional do estágio e fornece subsídios para trabalho de conclusão de curso.


Módulo: Atividades Acadêmico Cientifico Culturais II (80h)

Ementa: Visa contribuir para uma formação mais ampla do aluno, incentivando-o a procurar por ambientes culturalmente ricos e diversos. Hoje, é necessária à atuação profissional uma maior compreensão da realidade dos vários grupos sociais, seus saberes e suas manifestações culturais. Indissociável a isso é a experiência em projetos de iniciação científica nos quais o aluno desenvolverá sua capacidade de argumentação, sistematização, observação, reflexão e produção de conhecimento. Completando essa formação, ressaltam-se as atividades de extensão, que podem promover a aproximação entre docentes e discentes e a comunidade externa. Integrando-se ensino, extensão e pesquisa extrapolam-se os limites tradicionais da formação profissional e multiplicam-se os espaços do ensino-aprendizagem.

 

5º Período

Módulo: Álgebra Linear e Aplicações, Matemática Financeira (160h)

Ementa: Desenvolve o estudo dos espaços vetoriais com uma métrica definida (produto interno) e estuda as transformações lineares que darão subsidio a muitas aplicações nas ciências exatas e biológicas. Identifica conceitos envolvendo linearidade que possam ser utilizados na resolução de problemas tanto de natureza abstrata quanto prática. Através de modelagem matemática com o uso de programação linear e técnicas de solução de sistemas lineares, o aluno aprende a modelar e a resolver problemas práticos de otimização de recursos, tempo, custos, ganhos, etc. Estuda a matemática financeira como ferramenta para resolução de problemas práticos envolvendo cálculo de juros e descontos, simples e compostos, aplicando os conceitos de sequências e séries, por exemplo, em série de pagamentos, dando ênfase a importância social destes conceitos, na vida do cidadão comum.

Módulo: Práticas Formativas em Educação Matemática (140h)

Ementa: Estuda a História da Matemática Escolar no Brasil. Discute as reformas legislativas tangentes ao ensino de Matemática e os movimentos renovadores. Estuda a evolução histórica dos conceitos da Matemática e suas implicações e aplicações nas aulas. Apresenta e discute as principais teorias e as diferentes pesquisas desenvolvidas em Educação Matemática para que os licenciandos possam optar pela mais adequada aos seus trabalhos de conclusão de curso. Destaca a importância de compreender, por meio da prática em sala de aula, os aspectos metodológicos do ensino-aprendizagem de Matemática com ênfase na resolução de problemas, novas tecnologias, jogos, sequencias didáticas, etc.

Módulo: Introdução a Estruturas Algébricas, Trigonometria e Números Complexos (120h)

Ementa: Apresenta os fundamentos básicos na estruturação axiomática e dedutiva da matemática, enfatizando a importância do rigor na formalização de conceitos e nas demonstrações. Proporciona aos futuros professores uma visão de como os temas da álgebra e da aritmética vão se desenvolvendo, a medida que se completam os sucessivos ciclos do ensino. Introduz o conjunto dos números complexos, com uma abordagem histórica, e define suas operações fundamentais de forma a constituírem uma extensão das operações com números reais. Utiliza as relações trigonométricas num triângulo qualquer para resolver problemas geométricos e algébricos; estuda o comportamento das funções trigonométricas, estabelece a interpretação geométrica dos números complexos, resolve equações polinomiais em R e C. Propõe aos alunos problemas variados, ligados a situações concretas, onde se pode aplicar métodos trigonométricos de modo que o aluno perceba a importância da trigonometria para as várias Ciências.

Módulo: Estágio Supervisionado - Módulo II (140h)

Ementa: Analisa e discute os fundamentos básicos na estruturação axiomática e dedutiva específica da análise matemática, enfatizando a importância do rigor nas demonstrações e na formalização de conceitos, tais como, limite e continuidade. Destaca os momentos históricos em que este rigor matemático apareceu, o porquê de sua necessidade e quais foram os seus precursores. Ao abordar tópicos de matemática discreta, tais como, estruturas discretas e grafos, o módulo contempla não apenas a matemática mas também muitas outras afim, entre elas a ciência da computação.



6º Período

 

Módulo: Tópicos de Cálculo Avançado e Aplicações na Física (200h)

Ementa: Estende os conceitos de Derivada e Integral a funções de variáveis reais a valores reais. Definir Jacobiano e estudar os Principais Sistemas de Coordenadas Curvilíneas. Introduzir os conceitos de Campo Escalar e Campo Vetorial. Definir os conceitos de operador gradiente, operador rotacional e operador divergente. Enunciar e Aplicar os Teoremas de Green, Gauss e Stokes. Fenômenos tais como, as estações do ano, as marés, o arco-íris, as cores, o magnetismo, a eletricidade e o som, serão abordados, evidenciando o papel da Matemática como ferramenta fundamental utilizada, e desenvolvida, por grandes nomes da Ciência, tais como: Galileu, Kepler, Newton, Planck, Einstein e outros, que a partir de observações deste fantástico laboratório, que é o Universo, formularam as leis físicas que permitem, entre outras coisas, descrever as órbitas dos planetas, prever com exatidão eclipses e marés, e até a órbita de eventuais asteroides e cometas que possam se tornar ameaça à vida humana, e compreender fenômenos diversos de origem gravitacional, térmica, óptica e eletromagnética.

Módulo: Análise Matemática e Estatística (160h)

Ementa: Analisa e discute os fundamentos básicos na estruturação axiomática e dedutiva específica da análise matemática, enfatizando a importância do rigor nas demonstrações e na formalização de conceitos, tais como, limite e continuidade. Destaca os momentos históricos em que este rigor matemático apareceu, o porquê de sua necessidade e quais foram os seus precursores. Ao abordar tópicos de matemática discreta, tais como, estruturas discretas e grafos, o módulo contempla não apenas a matemática, mas também muitas outras afins, entre elas a ciência da computação.


Módulo: Estágio Supervisionado - Módulo III (240h)

Ementa: Promove a integração entre a teoria e a prática necessária para a organização e condução do processo educativo em matemática nas escolas de Educação Básica. Configura-se como um espaço de observação e reflexão sobre o trabalho escolar, orientando no desenvolvimento de cada etapa do Trabalho Conclusão de Curso e fechamento.

Módulo: Atividades Acadêmico Científico Culturais III (80h)

Ementa: Visa contribuir para uma formação mais ampla do aluno, incentivando-o a procurar por ambientes culturalmente ricos e diversos. Hoje, é necessária à atuação profissional uma maior compreensão da realidade dos vários grupos sociais, seus saberes e suas manifestações culturais. Indissociável a isso é a experiência em projetos de iniciação científica nos quais o aluno desenvolverá sua capacidade de argumentação, sistematização, observação, reflexão e produção de conhecimento. Completando essa formação, ressaltam-se as atividades de extensão, que podem promover a aproximação entre docentes e discentes e a comunidade externa. Integrando-se ensino, extensão e pesquisa extrapolam-se os limites tradicionais da formação profissional e multiplicam-se os espaços do ensino-aprendizagem.

Comunicar erros

DEBORA BEZERRA - COORDENADORA
Débora Bezerra
Veja o minicurrículo

 

 matem├бtica.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

Acesso Restrito

Portal do Aluno / Docente
Portal CAPES
INFORMAÇÕES DO CURSO
Grau: Licenciatura
Duração: 4 anos

Modalidade presencial:
Reconhecimento: Portaria Nº 768 de 29/06/95
Campus: Rudge Ramos
Mensalidade - 1º semestre de 2017: R$416,00, para pagamento até o dia 6 de cada mês, por meio do programa de desconto. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 462,22.
Horário de aula: Noite – 19h30 às 23h

Modalidade a distância:
Polos de Apoio Presencial: Confira aqui
Mensalidade: Confira aqui

Aula nos polos de apoio presencial:  Sábado, das 8h20 às 11h50.


Avaliação do MEC
CC: 3