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Projeto de Marketing sobre ‘Ônibus Turístico’ será exposto em Congresso Brasileiro de Turismo Industrial

Alunos apresentaram os estudos ao responsável pelo Turismo de São Bernardo e vão ajudar também a montar ‘Ônibus Scania’

20/05/2016 21h00 - última modificação 03/06/2016 17h02


Tema foi dividido em 10 grupos do terceiro sesmestre
Alunos de Marketing da Universidade Metodista de São Paulo vão participar do 1º Congresso Brasileiro de Turismo Industrial programado para junho próximo no Senac São Bernardo do Campo e no mês seguinte, aniversário da cidade, vão ajudar a montar o Ônibus Turístico Scania que percorrerá os principais pontos locais de visitação. O convite foi feito pelo chefe da Divisão de Turismo do município, Fernando Bonísio, que recebeu na noite de 19 de maio 10 Projetos de Pesquisa de Marketing (PPM) elaborados pela turma do 3º período.


O Ônibus Turístico de dois andares no sistema hop-on hop-off foi tema de PPM do primeiro semestre por inspiração do coordenador do curso, professor Laercio Bento, que aproveitou ação já implementada nas grandes metrópoles do mundo. A ideia coincidiu com igual projeto sendo elaborado pela Divisão de Turismo de São Bernardo, por isso foi bem aceita pela Prefeitura. O titular da divisão, Fernando Bonisio, colocou-se à disposição das demandas dos alunos desde palestra que realizou na noite de 9 de março no campus Vergueiro, quando falou sobre várias ações turísticas na cidade, com destaque para o Turismo Industrial.

O 1º Congresso Brasileiro de Turismo Industrial prevê exposições e mesas redondas, além de espaço destinado a trabalhos acadêmicos. Ficará a critério dos alunos da Metodista inscrever-se individualmente ou coletivamente. Já para o Ônibus Turístico Scania, que a automobilística patrocinará durante os festejos de agosto de São Bernardo, abraçará o melhor Projeto de Marketing do 3º período, segundo Fernando Bonísio.

Ele foi um dos jurados na banca de 19 de maio que analisou os 10 PPM de conclusão de módulo. A partir do tema central (proposta gerencial) sobre “Qual a viabilidade de implementar transportes de roteiros turísticos em São Bernardo”, os alunos se dividiram em 10 grupos, cada qual focando uma faixa etária a cada 10 anos, a partir da população de 18 até 79 anos. Os grupos também se dividiram em pesquisas junto a homens e mulheres de cada faixa etária. Cerca de mil entrevistas foram feitas para os trabalhos.

Metade da população aprova    

Equipe da Divisão de Turismo acompanhou apresentações

Os resultados foram coincidentes – praticamente 50% da população da cidade aprova o Ônibus Turístico e a tarifa média sugerida ficou em R$ 20 --, mas as propostas variaram conforme o grupo focal.

Entre homens de 30 a 39 anos, cuja maioria (33%) tem como lazer passeios ao ar livre e práticas esportivas (24%), as maiores restrições foram quanto à limpeza e segurança dos parques e áreas públicas da cidade. Mesmo cenário descrito pelas mulheres de 20 a 29 anos, cujos passeios são feitos na maioria ao Parque Estoril (32%) e Cidade da Criança (21%), preocupadas com higiene e segurança dos pontos que visitam. Já nos grupos de stakeholders (profissionais de turismo, setores de transportes e gastronomia, por exemplo), as limitações ao projeto estariam na infraestrutura pouco adequada de São Bernardo para o turismo, além de um projeto mais maciço de divulgação dos pontos de visitação.

O chefe da Divisão de Turismo, Fernando Bonisio, não se surpreendeu com o estudo dos alunos, citando que São Bernardo ainda é conhecida como cidade industrial e essa memória impede que a vejam como uma estância turística.

“Nunca houve um forte fomento ao turismo. Estamos mais empenhados nesse potencial somente de 2010 para cá e já tivemos conquistas, como as mais de 3 mil visitas recebidas no turismo industrial. Garantimos que das 70 estâncias do Estado de São Paulo, nem 10 têm a infraestrutura de equipamentos turísticos de São Bernardo, como rotas de restaurantes e bares, locadoras de veículos e casas de câmbio, rede hoteleira consolidada e pelo menos 32 grandes atrativos como Cidade da Criança, Serra do Mar e polos esportivos que sediam grandes competições nacionais e internacionais como vôlei, handebol e atletismo”, citou.

MarketingSeloOnibusTuristico2016.JPG
Logo de um dos trabalhos pode ser o selo oficial
A Prefeitura de São Bernardo acenou com a possibilidade de adotar como selo oficial do ‘Ônibus Turístico’ a identidade visual do Projeto de Pesquisa de Marketing criada pelo Grupo 6, um pneu que remete ao simbolismo de a cidade ser berço da indústria automobilística. Os alunos do grupo, encabeçados pelo desing Allison Ribeiro, concordaram em ceder a imagem (ao lado). 

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
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