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Tese de professor da Metodista sobre terceirização de TI é eleita a melhor de 2014 na FGV

28/11/2014 17h34

Trabalho também será exposto no Congresso ICIS, na Nova Zelândia

Um universo quase todo terceirizado como o de serviços de Tecnologia da Informação, e por isso mesmo sujeito a riscos e instabilidades, inspirou o professor da Universidade Metodista Marcelo Cruz a olhar mais detalhadamente para o tema e a transformá-lo em tese de doutorado.

Quatro anos e muitos estudos depois, sua tese foi eleita a melhor da Fundação Getúlio Vargas em 2014 e aprovada, na forma de artigo, para ser apresentada na Conferência Internacional sobre Sistemas de Informação (ICIS 2014), em Auckland, Nova Zelândia, entre 14 e 17 de dezembro próximo.

“Trata-se do principal congresso do mundo na área de sistemas de informação. Em 20 anos, só dois brasileiros tiveram trabalhos aprovados para apresentação no ICIS, incluindo agora o meu”, cita professor Marcelo Cruz, coordenador do curso de Tecnologia em Marketing da Faculdade de Gestão e Serviços da Metodista. A menção honrosa pela Melhor Tese de Doutorado da FGV em 2014 foi recebida em 12 de novembro (foto).

                                                  

O estudo foi realizado sob o ponto de vista de quem contrata serviços de TI. Segundo o professor, atividades terceirizadas são complexas porque nem sempre o contratante domina capacidades e experiências envolvidas na atividade – que abrange desde impressoras até construção de sites, desenvolvimento de softwares e hospedagem de endereços virtuais, entre outros. Por isso, o estudo desenvolveu um modelo integrando conceitos das áreas de economia, psicologia e administração, além de TI, prevendo inúmeras variáveis que podem evitar ou reduzir as taxas de insucesso na relação contratante-contratado.

“Geralmente os contratos são incompletos e podem gerar comportamentos oportunistas. Esse risco pode ser diminuído por meio de governança ou estruturas de incentivos”, cita Marcelo Cruz.

A governança representa práticas que reduzem as chamadas incompletudes de um contrato, associando-se a isso a confiança, a comunicação e a colaboração–proximidade entre as partes. Entre estruturas de incentivo são elencadas as ações preventivas – segurança e vigilância, por exemplo –, de cooperação e pró-atividade. Em ambos os casos, são associados níveis de capacidade de monitoramento do contrato, melhor poder de negociação, intensidade das salvaguardas e, por fim, melhor controle no relacionamento.

O estudo se deu em duas etapas. A primeira qualitativa, com 10 entrevistas junto a gestores contratantes de TI para avaliar a adequação das variáveis. A segunda fase foi quantitativa, com mais de 180 questionários validados.

Múltiplos saberes

O modelo oferece alguns comportamentos que o contratante deve adotar, mas ajuda também quem é contratado: “O prestador de serviço de TI, sabendo o que o contratante quer e pensa, pode montar suas estratégias comerciais para melhor atendê-lo”, diz.

“Não usei só dados de administração. Apliquei conceitos de economia, porque sou também economista, e conceitos da psicologia para criar um modelo de avaliação de riscos sob o ponto de vista do contratante. Estruturei a funcionalidade de um contrato, o que, na administração de uma empresa, colabora bastante nas estratégias de vendas, na transparência e na formulação de contratos mais efetivos, tanto de quem contrata o serviço quanto do contratado”, detalha professor Marcelo Cruz, adiantando que o modelo pode ser replicado em outras áreas de gestão, como logística e marketing, por exemplo, e pode ser útil para trabalhos de consultoria.

A tese de doutorado foi feita dentro da linha de pesquisa em Administração e Análise de Tecnologia da Informação. A origem foi um artigo publicado no Academy of Management Rewiew, principal referência no mundo da administração, que chamou a atenção do professor da Metodista principalmente pelo fato de o trabalho não ter sido testado. “Seria grande oportunidade de ver na prática, aqui no Brasil, o que os autores expuseram teoricamente em âmbito internacional”, justifica Marcelo Cruz, que exemplifica:

“Vamos imaginar a construção de um site, que envolve várias interações entre desenvolvedor e o gestor solicitante. Isso exige mais envolvimento das partes, mais confiança, colaboração maior de quem constrói o site no sentido de fazer sugestões que nem sempre o contratante sabe que existem. Esse tipo de relacionamento acontece porque desenvolver sites não é simples como parece, diferente de quando se contrata a terceirização de impressão, por exemplo. A empresa impressora não precisa colaborar ou dar ideias, apenas executar a atividade, considerada simples. A tese mediu justamente essas diferenças entre atividades simples e complexas numa terceirização e que tipo de relacionamento elas projetam”, detalha o professor. Veja a íntegra da tese em http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/11550

Congresso da ICIS                    

O tema da ICIS 2014 é “Construção de Um Mundo Melhor Através de Sistemas de Informação”. A edição deste ano é organizada pela University of Auckland Business School, em Auckland, Nova Zelândia.

A ICIS é considerada a principal reunião anual da Association for Information Systems (AIS), que reúne cerca de 4 mil membros representando universidades em mais de 95 países. É o encontro de maior prestígio de acadêmicos e profissionais da área, pois proporciona networking e troca de ideias atuais. Segundo os promotores, a cada ano mais de mil profissionais acadêmicos de todo o mundo participam da conferência, que inclui cerca de 60 sessões e 180 apresentações, além de palestras, painéis de CIO e de pesquisa.

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
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