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Novo diretor do Opty, ex-aluno de Marketing fala da importância da informação na era digital

Ricardo Padilha assumiu diretoria regional-SP do maior grupo oftalmológico da América Latina

12/11/2019 19h35 - última modificação 13/11/2019 18h07

Ricardo Padilha assumiu diretoria regional-SP do maior grupo oftalmológico da América Latina (Foto Divulgação)

Informação é o novo petróleo e Big Data é a chave para acessar essa riqueza, afirma Ricardo Ianello Padilha, ex-aluno de Marketing  da Universidade Metodista de São Paulo, sobre a necessidade de conhecimento técnico e capacidade de relacionamento nesta era digital. “Somente talento em comunicação e habilidade de vendedor hoje não bastam; é necessário pesquisa, estatística e planejamento”, enumerou Ricardo, que acaba de assumir a diretoria regional de São Paulo do Grupo Opty, cargo especialmente criado no organograma desse que é considerado o maior grupo de oftalmologia da América Latina.

Concluinte da turma de pós-graduação de 2002, Ricardo atua há mais de 25 anos liderando equipes de atendimento a clientes e gerenciando operações na área de saúde. Tem passagens por referências como Hospital Israelita Albert Einstein, Grupo Fleury, Salomão Zoppi Diagnósticos e Dasa (Lavoisier e Delboni Auriemo), e retornou nos últimos três anos ao Albert Einstein. No Opty, atuará na gestão e potencialização dos resultados, na melhor experiência dos clientes usuários e no desenvolvimento e manutenção dos talentos nos times, conforme expôs.

“O foco é a qualidade de atendimento e com a melhor rentabilidade financeira das marcas. Meu trabalho é garantir que as operações estejam totalmente ajustadas para suportar o crescimento da regional, realizando a melhor entrega de valor aos clientes por meio da gestão e aproveitamento das sinergias em equipe”, afirmou, citando o lendário professor americano Philip Kotler: “O marketing está se tornando mais uma batalha baseada em informações do que uma batalha no poder de vendas”.

Fontes confiáveis

A transformação digital que democratizou a informação por meio da conexão em tempo real com o mundo preocupa parcialmente Ricardo Padilha. O segredo em meio ao bombardeio de conteúdos é encontrar fontes confiáveis e de qualidade, segundo diz ele, que aponta o outro lado de benefícios da internet para o universo corporativo: “Novas plataformas surgem e nos conectam com as organizações, facilitando o acesso e permitindo que o atendimento ao cliente seja mais rápido, mais barato e mais efetivo. As tecnologias possibilitam que os agentes de atendimento possam se dedicar mais às necessidades emocionais dos clientes, gerando mais valor na relação usuário-empresa.

O Opty foi criado em 2016 e reúne hoje 20 empresas oftalmológicas, 1.700 colaboradores e mais de 560 médicos oftalmologistas. O modelo de gestão associativa, segundo o grupo, possibilita maior poder de negociação, ganho em escala e acesso às tecnologias de alto custo. Com isso, o médico mantém o foco no exercício da medicina, enquanto tratamentos e serviços de última geração podem chegar a diferentes regiões do País. Instituto de Olhos Freitas na Bahia, Hospital Oftalmológico de Brasília, Hospital de Olhos Santa Luzia em Alagoas, Centro Oftalmológico Jaraguá do Sul (SC), Visclin Oftalmologia (SP), Hospital de Olhos do Meier e Hospital Oftalmológico da Barra (RJ) são alguns dos associados.

Teoria e prática

Aos 50 anos de idade, dois filhos e apreciador de viagens e caminhadas, Ricardo destaca na especialização em Marketing que cursou na Metodista o fato de poder aliar a teoria à experiência prática, pois à época atuava como coordenador da Central de Relacionamento do Albert Einstein. “Tive a oportunidade de fazer analogias do conteúdo que aprendia em sala de aula com minhas experiências de trabalho, além de poder contribuir com colegas de sala com essas vivências”, afirmou.

Formado em Administração de Empresas pela Universidade Cidade de São Paulo, o ex-aluno da Metodista entende que gestão em grandes e pequenas empresas não difere muito. Mudam a escala e os recursos disponíveis: “Porém, o administrador sempre tem que atuar nas funções de planejamento, organização, direção e controle para alcançar as metas e resultados propostos”, pontua.

Aos estudantes, ele destaca ser importante gostar do que se faz, pois assim é possível estar verdadeiramente comprometido e ao mesmo tempo feliz com o trabalho e a contribuição social da carreira. “O sucesso se torna consequência disso, de fazer um trabalho que você goste e que você acredite que agregue valor para você, para a empresa em que atua e para a sociedade”, acrescentou.

Ricardo Padilha é autor de um capítulo no livro Hotelaria Hospitalar, Uma Visão Interdisciplinar, lançado pela Editora Atheneu em 2007. O capítulo Call Center e Contact Center aborda o processo de gestão de centrais de relacionamento com clientes em organizações de saúde.

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
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