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Inteligência de mercado vai muito além da coleta de dados, ensina especialista em evento de Marketing

Confraternização entre calouros e veteranos foi realizada com palestra e depoimentos de ex-alunos

21/02/2017 19h45 - última modificação 22/02/2017 21h08

Lígia Fagundes diz que não adianta ter dados sem análises (Fotos Malu Marcoccia)

A máxima de que “informação é poder” já não é suficiente na era Big Data. Para manter quente essa premissa, é necessário mergulhar fundo no amontoado de informações disponíveis hoje em tempo real e traçar um mapa de saída desse labirinto de dados fazendo análises e interpretações. É a chamada inteligência de mercado, que coloca ordem nesse imenso fluxo de informações para fundamentar decisões estratégicas.

“Há hoje softwares que extraem dados do mercado, assim como programas de inteligência competitiva. Mas por trás deles há a criatividade humana, que faz a diferença para quem quer agregar valor à profissão e às empresas”, sublinha Ligia Fagundes, especialista em Marketing & Business Development Professional, que falou sobre "Inteligência de Mercado" no encontro Marketing Motors – A Geração que Movimenta o Futuro promovido pelo curso de Marketing para confraternizar calouros e veteranos da Universidade Metodista de São Paulo.

O conceito de inteligência é consagrado nos Estados Unidos e Europa desde o período da Guerra Fria, mas ainda uma lacuna no Brasil. Por isso, trata-se de conhecimento crescentemente demandado por agências de comunicação, empresas e empreendedores individuais, seja porque o mercado está cada vez mais competitivo e fragmentado, seja porque a  tecnologia da informação (TI) facilitou a análise de dados.

“Algumas profissões vão mesmo deixar de existir devido aos avanços tecnológicos. Mas um profissional que lida com dados e faz isso de forma inovadora e criativa vai sempre ter bons resultados para apresentar e ser fundamental no mercado”, definiu a palestrante, que é diretora da L.Consulting, formada em Administração pela Metodista e atualmente mestranda em Comunicação Social pela instituição.

São quatro os pilares principais da inteligência de mercado: entender o mercado, analisar concorrentes, verificar tendências e entender o consumidor. A partir disso, é possível desenvolver uma rota de trabalho que contempla, primeiro, identificar a necessidade da empresa ou do projeto para a seguir coletar dados, gerir esses dados para armazená-los, fazer análise das informações coletadas e, por fim, disseminar o resultado do trabalho para diretores ou outros canais demandantes do projeto.

“A inteligência de mercado tem que ser uma área aceita por todos dentro da empresa, porque há resistências de setores que não querem abrir informações. O profissional deve ter habilidades para fazer com que todas as áreas contribuam”, aconselha Ligia Fagundes, destacando entre essas habilidades a resiliência, diplomacia, motivação, ser analítico e antenado, além de muito sistemático para garimpar dados on e off-line e conjugar pesquisas tradicionais com monitoramento de redes digitais.

Histórias compartilhadas

O “Marketing Motors” também reuniu ex-alunos para darem testemunhos de suas experiências acadêmicas e agora no mercado de trabalho. Falaram Ariane Lima, Ariadne Aquino, Alberto Castilo e Diogo Davi, que compartilharam trajetórias como colaboradores de agências ou no comando do próprio negócio. Todos destacaram diagnóstico comum de que a Metodista foi fundamental para a carreira que escolheram.

As boas vindas do evento, que ocorreu na noite de 20 de fevereiro, foram dadas pelos professores Laercio Bento, Marco Aurélio Bernardes, Karin Muller e Silvia Moretti, além da participação dos consultores empresariais Sérgio Guerra e Gustavo de Lopes, da SG Consultoria, que desenvolveram várias dinâmicas com os alunos. Além de calouros, a noite reuniu no auditório do campus Vergueiro estudantes dos quatro semestres do curso de Marketing, bem como de Logística.

Veja imagens do evento.

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