Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Marketing / Notícias / Ex e atuais alunos de Marketing se desafiam na “Jornada do Herói”

Ex e atuais alunos de Marketing se desafiam na “Jornada do Herói”

No 1º Encontro de Alunos Formados do Curso congraçamento foi didático e divertido

20/06/2017 21h25 - última modificação 21/06/2017 15h44

Imagem 'O Herói de Mil Faces'

Corajosos que seguiram os passos da transformação para conquistar seus objetivos, tão bem descritos por Joseph Campbell na obra "O Herói de Mil Faces", foram a inspiração para a “Jornada do Herói” que batizou o 1º ENCAF (Encontro de Alunos Formados do Curso de Marketing) da Universidade Metodista de São Paulo. O campus Vergueiro transformou-se em uma arena de desafios na manhã de 3 de junho passado, com grupos cumprindo tarefas reproduzindo o mundo competitivo que profissionais encontram durante suas jornadas.

A ideia foi a de rever ex-alunos de Marketing para que compartilhassem com estudantes atuais suas trajetórias, sucessos e incertezas sobre o futuro. “Assim, cada um poderia refletir sobre suas conquistas, jornadas e os caminhos que ainda pretendem trilhar com o passar do tempo”, descreve professora Karin Muller, das escolas de Comunicação, Educação e Humanidades e de Gestão e Direito.

O idealizador e coordenador do curso presencial de Marketing, professor Laercio Bento, definiu o encontro como instigante e motivador, já que se tratou de uma sequência de atos baseados em “O Herói de Mil Faces” com abordagem do Design Thinking aplicada nas atividades. “Os monges estavam disponíveis para ajudar - e às vezes para atrapalhar - a caminhada. Dicas como coordenadas para GPS indicavam a localização das pistas”, citou ele.

A Jornada do Herói tem sido a base das histórias de maior sucesso no cinema e jogos digitais. São histórias que levam o homem comum ao posto de "salvador" de uma comunidade ou uma nação. Harry Potter, Bilbo, o Bolseiro, Luke Skywalker são alguns dos exemplos citados por professor Laércio Bento.

Desafio coletivo

No 1º Encontro de Alunos Formados do Curso de Marketing foram caracterizados cinco monges: Sir Book, Rainha Inglesa, Fada Madrinha, Executivo e Mentalista. Cada um solicitava uma tarefa para cada grupo. Ao cumprir as demandas, os grupos recebiam envelopes com 5 pontos e uma dica (geralmente um código cifrado) para encontrar outros 5 pontos. Ao concluir o desafio, o grupo procurava outro monge segundo uma sequência indicada previamente.

“As tarefas foram desafiadoras, pois precisavam de trabalho coletivo, uso de tecnologia e do intelecto”, define professora Karin Muller, cujo papel como Monge Rainha Inglesa foi receber os alunos e manter a comunicação com os grupos somente em inglês. A partir de uma palavra sorteada, os grupos deveriam encontrar uma música com essa palavra e cantá-la por um minuto. “Cada monge tinha uma proposta diferente e representava os desafios que o profissional encontra no decorrer da sua jornada”, compara professora Karin. Com o desafio completado, os participantes recebiam uma pontuação e se dirigiam ao próximo monge, até finalizar todas as tarefas.

Além de egressos, participaram alunos do 1°, 2° e 3° períodos, que trouxeram patrocínios, música ao vivo e ajudaram na organização do evento ao lado das professoras Luciane Duarte Silva e Silvia Moretti. Todos foram recebidos com café da manhã oferecido pela empresa Alere.

Para Natacha Turci, do 1º semestre, a experiência foi inesquecível. “Adorei ver ex-alunos compartilhando suas trajetórias sem esconder os altos e baixos da profissão. Acabei me vendo formada como eles, e posso afirmar que eles devem ter se visto em mim anos antes. Desde pequena ouço falar que a galera de Marketing sempre dá um jeito de fazer as coisas acontecerem, e nesse evento pude ter certeza disso”, conta.

Natacha atuou como Monge Executiva, entregando aos participantes prancheta com orientações. A prancheta era acompanhada de uma ‘caneta mágica’, na qual havia uma luz que desvendava um código. “Os participantes descobriam que o código do papel nada mais era que o código do livro que estava na biblioteca, encontrando nele um envelope com a pontuação. Assim se dirigiam ao próximo monge”, divertiu-se ela.

Veja imagens do evento:

Jornada do Herói

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , ,
COORDENADOR

LAÉRCIO BENTO

Minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento deste curso

 

marketing.png

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: