Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Marketing / Notícias / Alunos de Marketing farão projeto de Ônibus Turístico para São Bernardo

Alunos de Marketing farão projeto de Ônibus Turístico para São Bernardo

Tema de PPM deste semestre coincide com ação em planejamento na Divisão de Turismo da Prefeitura

10/03/2016 17h45 - última modificação 10/03/2016 17h57

Rio de Janeiro é uma das cidades com tour rodoviário (Foto PMSBC)

A Prefeitura de São Bernardo será a “cliente” para a qual alunos de Marketing da Universidade Metodista entregarão projeto para implantação de um Ônibus Turístico. O tema para o PPM (Projeto de Pesquisa de Marketing) do curso neste primeiro semestre coincide com igual projeto sendo elaborado pela Divisão de Turismo do Município, por isso a ideia foi bem aceita pela Prefeitura. O titular da divisão, Fernando Bonisio, colocou-se à disposição das demandas dos alunos e já adiantou, em palestra na noite de 9 de março no campus Vergueiro, informações sobre várias ações turísticas na cidade, com destaque para o Turismo Industrial.

Como ocorre semestralmente no curso de Marketing, um tema é definido para PPM e o ônibus turístico foi ideia rebocada do que já fazem grandes cidades no Brasil e no mundo. “Contatamos a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e a proposta foi aceita como uma parceria”, afirma o coordenador do curso, professor Laercio Bento. Definido o cliente, os alunos começam agora a dar corpo ao projeto a partir do desenvolvimento de pesquisa, elaboração de Relatório Gerencial para, com base em dados estatísticos, apresentar os resultados ao final do semestre.

Os alunos serão divididos em grupos para pesquisar faixas etárias diferentes, de 18 a 79 anos, conforme estratificação definida pelo IBGE. O universo estimado – segundo estimativa para 2015 – é de uma população de 574.298 pessoas nessa faixa em São Bernardo. Antes da palestra aos alunos, Fernando Bonisio e o secretário-adjunto municipal Carlos Krica entregaram ao professor esboço de um city-tour rodoviário planejado para São Bernardo e que pode subsidiar os alunos de Marketing da Metodista.

Segundo o projeto municipal, denominado ‘Conheça a Sua São Bernardo’, o city-tour apresentaria à população os principais atrativos da cidade, bem como as principais obras da Prefeitura que diretamente influenciam na recepção dos turistas (equipamentos de saúde, novos viários e infraestrutura em geral), como por exemplo a revitalização e requalificação da Prainha do Parque Estoril e a reabertura da Cidade da Criança. De modo geral, grupos organizados, com agendamento prévio, participariam de visitas guiadas semanais e gratuitas, realizadas todos os domingos em dois períodos e com duração aproximada de 2h30. A princípio o ponto de saída-chegada seria a Cidade da Criança, mas também é cogitado o Terminal Rodoviário central.

Foram projetadas 80 vagas por semana (40 pela manhã e 40 à tarde) e definidos como pontos de visitação Cidade da Criança, Pavilhão Vera Cruz, Pinacoteca, Parque da Juventude Cittá Di Marostica, Estádio 1º de Maio, Ginásio Poliesportivo, Cenforpe, Mesquita Abu Assidik, Parque Estoril, Zoológico, Polo Ecoturístico Caminhos do Mar, Rota do Peixe, Rota do Frango com Polenta, Turismo Industrial, Turismo Sindical, Chácara Silvestre e Parques Municipais.

Turismo industrial     

MarketingCityTourRodoviario20161.jpg
Fernando Bonisio fala a alunos de Marketing sobre Turismo Industrial

“São Bernardo está se qualificando com ações e obras com a proposta de se transformar em Município de Interesse Turístico em uma primeira fase e Estância Turística em uma segunda etapa, conforme nova legislação estadual em vigor”, afirmou o chefe da Divisão de Turismo, Fernando Bonisio, aos alunos de Marketing. Segundo ele, a maioria das estâncias brasileiras não conta com 20 bons atrativos como já dispõe São Bernardo, citando iniciativas como sinalização turística, roteiro gastronômico diversificado e oferta de serviços de saúde, além de quatro novos hotéis que vão fazer a cidade chegar perto de 2 mil leitos.

Um atrativo já consolidado é o Turismo Industrial, circuito inaugurado em 2013 que percorre empresas em grupos monitorados para conhecer estruturas, formas de produção e tecnologias empregadas. “Por ser um polo industrial, muitos duvidavam que São Bernardo e suas empresas seriam um atrativo para visita”, contou Bonisio, que se inspirou no que já fazem marcas mundiais como Ferrari, Boeing, Heineckem e Airbus, algumas das quais cobram ingresso para visitas.

A resistência inicial ao programa de Turismo Industrial de São Bernardo transformou-se em case bem sucedido: o roteiro reúne hoje 12 empresas, que já receberam 3 mil visitantes, 55% de outros Estados e 99% de aprovação. Wheaton Vidros, Zurich Termoplásticos, Formag’s Gráfica, Mercedes-Benz, Scania, Basf e Fundação Espaço Eco, Friozem, Masipack, Omnisys, Volkswagen e Usina EMAE participam da iniciativa e estão em negociações novas parcerias com Acrilex, Ecovias, Frigorífico Marba, BomBril e Lavrita Caminhões Especiais.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , ,
COORDENADOR

LAÉRCIO BENTO

Minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento deste curso

 

marketing.png

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: