Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Marketing / Módulos

Módulos

O currículo busca formar um profissional com habilidades e competências desejadas e procuradas pelo mercado de trabalho, em sintonia com os princípios éticos e cidadãos, de maneira a contribuir com a sociedade da qual faz parte. Para melhor alcançar esse objetivo, a matriz deixou de ser composta por disciplinas, e passou a ser constituída por módulos integradores de temas e conhecimentos. Os módulos foram agrupados com temas afins, de modo a permitir ao aluno inter-relacionar os conteúdos e construir uma linha de raciocínio sequencial e lógico.

1º período

Módulo: ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
Aborda a importância da investigação científica e habilita à compreensão das várias etapas de uma pesquisa, além da organização e gestão de projetos com múltiplos objetivos.
Carga Horária: 120
Créditos: 6
Categoria: Formação Geral Extracurricular: N
Forma de Oferecimento: SEMIPRESENCIAL

Módulo: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Aborda aspectos de finanças empresariais e a importância do valor do dinheiro no tempo, ressaltando as técnicas contábeis e financeiras que auxiliam na tomada de decisões.
Carga Horária: 120
Créditos: 6
Categoria: Formação Geral
Extracurricular: N
Forma de Oferecimento: PRESENCIAL

Módulo: HUMANIDADES E DIREITO
Aborda a compreensão do comportamento humano nas organizações, suas relações formais e informais com outras pessoas e instituições, embasadas nas ciências humanas e sociais aplicadas.
Carga Horária: 120
Créditos: 6
Categoria: Formação Básica
Extracurricular: N
Forma de Oferecimento: SEMIPRESENCIAL

Módulo: MARKETING HOLÍSTICO
Fundamentação do Marketing. As orientações mercadológicas e seu papel no compromisso com a sustentabilidade. Definição das ações organizacionais e sua relação com os grupos de interesse (stakeholders). Caracterização do mix ou composto de Marketing na relação e aplicação a organizações públicas, governamentais e do terceiro setor.
Carga Horária: 120
Créditos: 6
Categoria: Formação Específica
Extracurricular: N
Forma de Oferecimento: SEMIPRESENCIAL

2º período

Módulo: ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
Aborda aspectos do planejamento estratégico e o gerenciamento dos elementos do composto mercadológico das instituições e suas relações com o ambiente de mercado.
Carga Horária: 120
Créditos: 6
Categoria: Formação Geral
Extracurricular: N
Forma de Oferecimento: SEMIPRESENCIAL

Módulo: ELETIVAS DE FORMAÇÃO CIDADÃ
As Eletivas de Cidadania privilegiam o trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, através de integração de turmas que partilham temas, atividades e práticas. Direta ou indiretamente, suas atividades devem propiciar ao aluno/a o desenvolvimento de competências necessárias ao relacionamento comunitário e às práticas sociais. Tais atividades ocorrem, em função de três eixos de formação cidadã definidos, e de suas respectivas áreas, conforme descritos a seguir:
a)Eixo Estético-somático: relativo ao desenvolvimento da sensibilidade do aluno preocupa-se com a expressão pessoal (oral, corporal, escrita), com a comunicação, integração corporal e relacionamento humano.
b)Eixo de Conhecimento Compreensivo tem o propósito de ampliar a compreensão do aluno, ao tratá-lo como parte da cultura e de um complexo cognitivo, existencial, cultural, sócio-histórico, econômico-político.
c) Eixo de Práticas Interativas objetiva integrar o corpo discente no fazer reflexivo, na execução de projetos teórico-práticos comuns; atenuar as dicotomias entre teoria e prática, bem como entre a universidade e a cidadania.

Carga Horária: 80
Créditos: 4
Categoria: Formação Cidadã
Extracurricular: N
Forma de Oferecimento: PRESENCIAL

Módulo: REDES, TENDÊNCIAS E EMPREENDEDORISMO
Carga Horária: 120
Créditos: 6
Categoria: Formação Geral Extra Curricular: N
Forma de Oferecimento: PRESENCIAL
Aborda conceitos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), suas aplicações e modelos de gestão e informação, para processos de tomada de decisão. Trata dos fatores de estímulo ao processo empreendedor e inovador nas organizações, assim como o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades de negociador e de comunicador.

Módulo: MARKETING DE SERVIÇOS E FORMAÇÃO DE PREÇO DE OFERTAS
Carga Horária: 120
Créditos: 6
Categoria: Formação Geral
Extracurricular: N
Forma de Oferecimento: SEMIPRESENCIAL
Desenvolvimento de uma visão geral do Marketing de Serviços. Fundamentação de estratégias por meio da administração do encontro de serviço. Avaliação e aperfeiçoamento da prestação de serviço. Construção de programas e estratégias para determinação de preços. Elaboração de iniciativas de adequação e de respostas às mudanças de preços.

Módulo: MARKETING DE SERVIÇOS E FORMAÇÃO DE PREÇO DE OFERTAS - APLICADO
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Categoria: Formação Geral
Extracurricular: N
Forma de Oferecimento: PRESENCIAL
Desenvolvimento de uma visão geral do Marketing de Serviços. Fundamentação de estratégias por meio da administração do encontro de serviço. Avaliação e aperfeiçoamento da prestação de serviço. Construção de programas e estratégias para determinação de preços. Elaboração de iniciativas de adequação e de respostas às mudanças de preços.

 

3º período

Módulo: SUSTENTABILIDADE
Aborda a tomada de decisões estratégicas nas organizações publicas e privadas considerando as suas inter-relações nos aspectos sócio antropológicos, econômicos e de meio ambiente com o objetivo de promover a sustentabilidade organizacional em equilíbrio com as partes interessadas.
Carga Horária: 120
Créditos: 6
Categoria: Formação Básica
Extracurricular: N
Forma de Oferecimento: SEMIPRESENCIAL

Módulo: COMUNICAÇÃO E PROPAGANDA
Formação do composto de comunicação. Elaboração de políticas de relacionamento com cliente. Desenvolvimento de estratégias de comunicação. Elaboração de campanhas holísticas. Decisões sobre o mix de comunicação de marketing. Gerenciamento da comunicação de massa. Caracterização de campanhas de endomarketing. Criação e gestão de eventos e de relações públicas. Interface em processos comunicacionais de interação com consumidores (mídias sociais virtuais).
Carga Horária: 120
Créditos: 6
Categoria: Formação Específica Extra curricular: N
Forma de Oferecimento: SEMIPRESENCIAL

Módulo: GERENCIAMENTO DO MIX DE MARKETING E MARCAS
Definição do composto mercadológico. Caracterização e adequação dos canais de distribuição. Análise das estratégias de comercialização de produtos (bens e serviços e ideias). Análise do ciclo de vida de produtos. Aplicação de matrizes de análise de portfolio (Matriz BCG e Matriz GE). Estudo de métricas de Marketing. Construção de marcas. Elaboração de estratégias de identidade de marca. Desenvolvimento da arquitetura de marca. Orientação para liderança de marca.
Carga Horária: 120
Créditos: 6
Categoria: Formação Específica
Extracurricular: N
Forma de Oferecimento: PRESENCIAL

Módulo: PESQUISA DE MARKETING
Compreensão de um sistema de informação de Marketing na coleta de informações do ambiente mercadológico. Organização de sistemas de registros internos e de inteligência de Marketing. Construção do processo de pesquisa de Marketing. Descrição e aplicação dos métodos e técnicas de pesquisas qualitativas e quantitativas. Descrição de ferramentas de obtenção e análise de dados. Elaboração de Projeto de Pesquisa de Marketing (PPM).
Carga Horária: 120
Créditos: 6
Categoria: Formação Específica
Extracurricular: N
Forma de Oferecimento: PRESENCIAL

 

4º período

Módulo: CANAIS DE MARKETING E DISTRIBUIÇÃO
Fundamentação de canais de Marketing e seu papel na entrega de valor. Fundamentação do Trade Marketing. Análise estruturas de canais de distribuição. Decisões de projeto e gerenciamento de canais. Integração de canais e sistemas de apoio à informação. Existência de conflitos e importância do relacionamento nas negociações entre fornecedores e demais players. Aplicação da logística de distribuição (atacado, atacarejo, varejo etc). Análise de canais virtuais (e-commerce) e tendências.
Carga Horária: 120 
Créditos: 6
Categoria: Formação Específica
Extracurricular: N
Forma de Oferecimento: PRESENCIAL

Módulo: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Desenvolvimento de análises dos consumidores e sua relação com a estratégia de Marketing. Perspectivas sobre o comportamento do consumidor e seu processo decisório. Identificação e seleção de segmentos de mercados. Construção e posicionamento da marca. Relacionamento com consumidor final. Triangulação de relacionamento com canais de distribuição. Implementação de ferramentas de gestão de relacionamentos.
Carga Horária: 120
Créditos: 6
Categoria: Formação Específica
Extra curricular: N
Forma de Oferecimento: SEMIPRESENCIAL

Módulo: CRIAÇÃO E INOVAÇÃO EM PRODUTOS
Planejamento de produto (bem ou serviço). Identificação de necessidades. Diferenciação e Inovação. Definição de mercados. Elaboração do funil de decisões. Aplicação e avaliação do processo criativo. Geração de conceitos e elaboração do projeto. Definição estratégica para portfolio: abrangência, extensão, profundidade e consistência. Administração de produtos. Inserção do consumidor nos processos criativos. Análise de tópicos contemporâneos e as tendências de marketing.
Carga Horária: 120 
Créditos: 6
Categoria: Formação Específica Extra curricular: N
Forma de Oferecimento: PRESENCIAL

Módulo: PLANEJAMENTO
Compreensão da importância e do papel do planejamento. Elaboração da oferta e escolha de mercados. Elaboração de estratégias de adequação de preços (descontos, abatimentos e negociações). Decisões sobre a cadeia de valor dos produtos. Análise de ambientes competitivos. Elaboração de cenários. Conceituação de um Plano de Negócios. Construção de um Plano de Marketing.
Carga Horária: 120
Créditos: 6
Categoria: Formação Específica
Extra curricular: N
Forma de Oferecimento: SEMIPRESENCIAL

Comunicar erros

COORDENADOR

LAÉRCIO BENTO

Minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento deste curso

 

marketing.png

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: