Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Marketing - A Distância / Notícias / Inovação e envolvimento são receitas de um marketing vitorioso

Inovação e envolvimento são receitas de um marketing vitorioso

Sócios da agência Insane falam na “Arena do Marketing” do curso EAD

18/06/2015 21h35 - última modificação 18/06/2015 21h47

Há espaço em um mercado que só no ABC paulista soma pelo menos 230 agências de comunicação? Cadu Reis, Isaac Zetune e Maycon Tunelli não vacilam em responder que sim, desde que não se caia na centrífuga que tritura concorrentes pouco atentos.

“Não somos uma agência só de marketing nem só de publicidade e propaganda ou só de assessoria de imprensa. Somos uma agência de projetos de vida. Vamos além da comunicação. Pensamos no todo do negócio do cliente”, distingue Cadu Reis, que no ano passado se uniu aos outros dois sócios – e concorrentes, já que cada qual operava em uma empresa – e fundaram a Insane Marketing e Comunicação.

A união de esforços e de know-how complementares selou o negócio, mas eles sentiram que a cereja do bolo era inovar para ser diferente e radicalizar no comprometimento com o cliente. Afinal, o ramo de comunicação é não apenas competitivo, mas passa por transformações rápidas sobretudo a partir do fenômeno da internet.

“Muita gente acha que marketing é filosofia. Dentro de um negócio, marketing é tão importante quanto a contabilidade: é indispensável, sobretudo quando a empresa tem que disputar fatias de mercado. É esse profissional que vai pesquisar e trabalhar no diferencial do negócio. E se a empresa faz um produto único, sem concorrência, precisa torná-lo conhecido, vendê-lo no momento certo e de maneira certa”, descreveu Maycon Tunelli, ex-aluno da Metodista e que falou dia 16 último na “Arena do Marketing” transmitida em teleaula para a turma de Marketing EAD da universidade.

Integração de trabalhos  

  

Além do histórico da Insane, criada a partir da fusão de três agências do ABC - ACFM, InComun e Yep, todas de São Caetano --, os sócios falaram da carreira e dos projetos de vida, respondendo às perguntas vindas de vários polos Metodista pelo Brasil. Isaac Zetune listou, por exemplo, os núcleos que agem integrados no desenvolvimento de um plano de negócio: do atendimento à criação e conteúdo, passando por arte e mídia final, as ações são sempre conjuntas.

“Analisamos o cenário da empresa, planejamos o que ela quer para o produto ou serviço, pesquisamos o mercado e preparamos um plano de comunicação específico. Não adianta pedir um site se a empresa não precisa”, cita Isaac, ao reforçar a linha de envolvimento com os negócios do cliente. “Já chegamos a mudar nome de uma empresa”, acrescentou Cadu.

Marketing ilimitado

Sobre a expansão da comunicação digital ou seu esgotamento no cenário atual, Isaac Zetune provocou: “Qual o tamanho da internet? Ilimitado. Então a comunicação digital não acaba. As plataformas vão se esgotando, por isso precisamos sempre inovar”, ensinou, exemplificando com as figuras de um pinguim e de uma capivara que protagonizam, respectivamente, o twitter e o Facebook das Lojas Cem e da Prefeitura de Curitiba.

Ter negócio próprio ou trabalhar para os outros é questão de ponto de vista, de adaptação, na opinião de Cadu Reis. O importante, para ele, é fazer o que se gosta sem se escravizar por salários. E não medir felicidade com volume de dinheiro. “Tem gente com muito dinheiro que não é feliz”, apontou, citando o filósofo Mário Sérgio Cortella, segundo quem não se deve confundir trabalho (fonte de vida) com emprego (fonte de renda). Hoje a Insane reúne sete sócios e 40 funcionários.

Professor Laércio Bento, que comandou a teleaula, comentou que, apesar da retração nos negócios provocada pelo ajuste fiscal do governo, é sempre possível obter sucesso nos negócios quando se olha o mercado sob perspectivas diferenciadas. “Todos os conceitos dos meninos da Insane são abordados em nossas aulas. É importante saber que o que se aprende na teoria pode ser aplicado no dia-a-dia”, citou.

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , ,

ANGELITA MATTOS - COORDENADORA
angelita.jpg
Minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: