Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / maiscidadania / Notícias / Estado comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente

Estado comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente

02/06/2009

02/06/2009 17h20 - última modificação 24/03/2010 12h18

Mascotes falam sobre o Criança Ecológica

Nesta semana, o Estado de São Paulo e prefeituras estão se mobilizando para incentivar atitudes de preservação da natureza. Os eventos começaram nesta segunda-feira (1/6) e continuam até sexta (5), quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

As ações de conscientização começam com a assinatura do Consenso da Água, pacto firmado no 5º Fórum Mundial da Água. Chamado de Pacto das Águas, o projeto pretende conquistar parceiros para diagnosticar os recursos hídricos e as condições de saneamento do local, traçar metas e colocar em prática um plano de ação até 2012, quando acontece o próximo Fórum Mundial da Água.

Ainda incentivando a preservação da água, o Governo investe no Córrego Limpo, ação que já despoluiu 42 cursos de água em todo o estado. Além da limpeza dos locais e manutenção das margens, os esforços são direcionados à educação e conscientização da população que vive perto dos córregos.

As iniciativas também passam pelos biomas do Estado. O governador José Serra sanciona nesta terça-feira (2/6) a Lei do Cerrado. São Paulo agora terá critérios mais rígidos no uso e preservação do bioma. Nas áreas de cerrado, está proibida a intervenção humana, por exemplo.

As crianças não serão deixadas de fora. A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo promove o Criança Ecológica, voltado para alunos do Ensino Fundamental I – crianças de 8 a 10 anos.

O Criança Ecológica é dividido em seis projetos diferentes: Villa Ambiental, Bicho Legal, Água Amiga, Verde Vivo, Floresta Legal e Pomar Urbano. Você pode se cadastrar pelo site oficial do projeto.

Você pode acompanhar as ações do Governo do Estado de São Paulo pelo site da Secretaria do Meio Ambiente.

Comunicar erros