Estado comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente
02/06/2009 14h20 - última modificação 24/03/2010 09h18
Nesta semana, o Estado de São Paulo e prefeituras estão se mobilizando para incentivar atitudes de preservação da natureza. Os eventos começaram nesta segunda-feira (1/6) e continuam até sexta (5), quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.
As ações de conscientização começam com a assinatura do Consenso da Água, pacto firmado no 5º Fórum Mundial da Água. Chamado de Pacto das Águas, o projeto pretende conquistar parceiros para diagnosticar os recursos hídricos e as condições de saneamento do local, traçar metas e colocar em prática um plano de ação até 2012, quando acontece o próximo Fórum Mundial da Água.
Ainda incentivando a preservação da água, o Governo investe no Córrego Limpo, ação que já despoluiu 42 cursos de água em todo o estado. Além da limpeza dos locais e manutenção das margens, os esforços são direcionados à educação e conscientização da população que vive perto dos córregos.
As iniciativas também passam pelos biomas do Estado. O governador José Serra sanciona nesta terça-feira (2/6) a Lei do Cerrado. São Paulo agora terá critérios mais rígidos no uso e preservação do bioma. Nas áreas de cerrado, está proibida a intervenção humana, por exemplo.
As crianças não serão deixadas de fora. A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo promove o Criança Ecológica, voltado para alunos do Ensino Fundamental I – crianças de 8 a 10 anos.
O Criança Ecológica é dividido em seis projetos diferentes: Villa Ambiental, Bicho Legal, Água Amiga, Verde Vivo, Floresta Legal e Pomar Urbano. Você pode se cadastrar pelo site oficial do projeto.
Você pode acompanhar as ações do Governo do Estado de São Paulo pelo site da Secretaria do Meio Ambiente.