Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / maiscidadania / Notícias / Caminhada incentiva coleta seletiva

Caminhada incentiva coleta seletiva

02/06/2009

02/06/2009 15h11 - última modificação 24/03/2010 12h18

Coleta Seletiva do projeto Recicla Morumbi

Incentivar a coleta seletiva de lixo doméstico e mostrar como o óleo de cozinha pode ser reaproveitado. São estes os objetivos da terceira edição do Recicla Morumbi, evento que acontecerá no dia 7 de junho no bairro paulistano.

O Movimento Recicla Morumbi foi criado em 2007 e, já transformado em OSCIP (Organização da Sociedade Civil), visa diminuir a quantidade de lixo despejada por casas e empresas da região. Cerca de 90 toneladas de lixo são recicladas atualmente.

Além de incentivar a reciclagem, o projeto pretende conscientizar a população sobre os danos que o descarte inadequado do óleo de cozinha causa à natureza.

O assunto ainda gera dúvidas nas donas de casas. Altamente poluente e  prejudicial às tubulações o óleo não deve jogado na pia de casa, nem em bueiros. “O descarte de óleo de cozinha diretamente na pia pode ocasionar, além do entupimento das tubulações, problemas na operação das ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto)”, comenta a professora e doutora em Saúde Pública, Rosana Cristina de Souza Giuliano.

A atitude ideal é esperar o óleo esfriar, acumular o material utilizado em garrafas PET e entregar em entidades que o reaproveitem, como o Instituto Triângulo, no ABC, e a Secretaria de Meio Ambiente de Diadema, que produz biodiesel utilizando o óleo descartado.

A professora Rosana explica quais problemas o óleo causa nas tubulações da cidade. “Este resíduo dificulta o tratamento nas estações de esgoto convencionais, pois forma uma camada conhecida como ‘sobrenadante’ em decantadores e demais tanques, devendo ser removida por flotação e raspagem”.

Segundo ela, quando a cidade não conta com uma Estação de Tratamento de Esgoto, o problema se torna “mais complexo”, já que o óleo se acumula e polui os cursos de água e o solo.

O óleo de cozinha pode ser transformado em sabão, ração para animais, resina para tintas, detergente, glicerina ou biodiesel.

Os interessados em participar da caminhada Recicla Morumbi devem se reunir às 9h em frente ao supermercado Pão de Açúcar do Shopping Jardim Sul (Av. Giovanni Gronchi, 5819 – piso térreo). Será servido um café da manhã e os participantes receberão kits com camisetas e bonés.
 

Fontes: Como Tudo Funciona

Comunicar erros