Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Letras – Português/Inglês / Módulos

Módulos

1º Período



Linguagens e Filosofia – semipresencial 120h
Ementa:
Neste módulo, o aluno reflete a respeito de sua inserção no mundo como sujeito, utilizando-se da linguagem para entrar em contato com o pensamento de outros sujeitos ao longo da história, para construir conhecimentos, para registrar informações referentes ao passado e ao presente, para planejar o futuro, para interagir com outros sujeitos da sociedade. Serão estudados, para tanto, textos representativos do conhecimento instituído, sejam eles gerais ou específicos da área do curso.

Educação, Inclusão e LIBRAS – semipresencial 120h
Ementa:
Aborda as mais frequentes questões que envolvem a prática docente nos diversos níveis da educação básica e a inclusão pedagógica de pessoas com deficiência. Analisa os desafios postos à formação docente, no que diz respeito à construção de um espaço educacional inclusivo e propõe o uso de estratégias diferenciadas para o ensino. Apresenta a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), na perspectiva da educação inclusiva e da educação bilíngue, priorizando o desenvolvimento dos alunos e o processo de aprendizagem. Considera LIBRAS a partir dos estudos semióticos e linguísticos, destacando-a como a primeira língua da pessoa surda. Apresenta a distinção dos aspectos estruturais e pragmáticos da Língua Portuguesa e da LIBRAS.

Língua estrangeira moderna – 120h
Ementa:
Estuda a língua inglesa do ponto de vista da interação entre os sujeitos, privilegiando o diálogo como prática social, resgatando conhecimento de mundo e agregando conhecimento textual. Desenvolve um projeto de ação profissional, sob a perspectiva da didática e prática de ensino, voltado a oferecer subsídios para o estudo da língua estrangeira do ponto de vista da fonética, da fonologia e da morfossintaxe.

2º Período

 

Formação cidadã – Eletiva 40h
Oferece subsídios para a formação cidadã do profissional e pesquisador.

Linguagem e Literatura: descrição e significados – 240h
Ementa:
Estuda as teorias necessárias para a formação linguística e literária do profissional e pesquisador. Aplica as teorias estudadas na análise, interpretação e compreensão de textos. Estuda a língua portuguesa em seus aspectos fonético, fonológico, morfossintático do ponto de vista normativo e descritivo, visando à prática pedagógica do futuro docente sob a perspectiva da didática.

Língua e literatura: estrutura e aquisição – semipresencial 160h
Ementa:
Estuda a língua inglesa do ponto de vista morfológico e sintático e sua cultura, privilegiando a narrativa. Como projeto de ação profissional produz um 'reader' em LI focalizando as estruturas narrativas e aspectos culturais apresentados. Trata das questões linguísticas aplicadas ao ensino e à aprendizagem em língua estrangeira.

 

3º Período

 

Estudos literários – 160h
Ementa:
Apresenta um panorama das literaturas clássica, portuguesa e brasileira do ponto de vista historiográfico, organizado cronologicamente em seus períodos e correntes. Faz a crítica literária dos textos.

Língua estrangeira: texto argumentativo – 120h
Ementa:
Estuda a língua inglesa do ponto de vista da argumentação, observando as relações sintático-semânticas do texto. Elabora um projeto linguístico e/ou didático para aplicação profissional: blog.

Língua portuguesa: história e funcionamento – semipresencial 120h
Ementa:
Estuda a língua portuguesa do ponto de vista diacrônico, sintático e sociolinguístico.

4º Período

 

Língua e literatura: estudos do discurso – 160h
Ementa:
Trabalha o discurso e a produção de sentido. Estuda a semântica da língua portuguesa. Reflete sobre a literatura brasileira nos seus períodos: Quinhentismo, Barroco e Arcadismo e a literatura portuguesa nos seus períodos: Trovadorismo, Classicismo e Barroco. Trata das relações histórico-sociais na prática docente do professor de literatura.

Língua inglesa: estudos dos gêneros – 120h
Ementa:
Estuda a língua inglesa do ponto de vista dos gêneros jornalísticos. Como projeto de ação profissional produz um citizen journalism (jornalismo cidadão) sobre problemas e situações sociais do entorno.

Desafios étnico-educacionais e legislação: contribuição desde os fundamentos da educação – 120h
Ementa:
Com caráter teórico-prático, este módulo aborda as mais frequentes questões que envolvem a prática docente nos diversos níveis da educação básica. A partir de estudos históricos e temáticos da didática e da psicologia da educação, bem como da contextualização política e social de aspectos relevantes da gestão educacional, serão tratados temas que subsidiem diretamente o futuro professor em sua prática docente.

Estágio Supervisionado – 40h
Ementa:
Discute a elaboração de estágios, segundo a legislação vigente. Analisa materiais didáticos e estratégias relativas ao ensino-aprendizagem de língua portuguesa e literatura.

 

5º Período


Língua e literatura: metodologia e prática – 240h
Ementa:
Prepara o aluno metodologicamente para a produção do TCC. Trabalha a estilística da língua portuguesa. Reflete sobre a literatura brasileira, períodos: Romantismo, Realismo, Parnasianismo e Simbolismo, e sobre a literatura portuguesa: Arcadismo, Romantismo e Realismo. Desenvolve reflexão sobre a prática docente em língua e literatura inclusive como projeto de ação profissional.

Língua estrangeira: produção de texto
Ementa:
Trabalha o texto dissertativo em língua inglesa. Estuda as teorias e diferentes gêneros de texto.

Estágio supervisionado em língua portuguesa e literatura de língua portuguesa
Ementa:
Discute a elaboração de estágios, segundo a legislação vigente. Analisa materiais didáticos e estratégias relativas ao ensino-aprendizagem de língua portuguesa e literatura.

6º Período

 

Linguística aplicada e novas tecnologias – semipresencial 120h
Ementa:
Orienta a produção do TCC. Aplica a linguística ao ensino do português como língua estrangeira. Trata das Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas ao ensino de línguas para a formação do docente. Produz e revisa textos em língua portuguesa. Discute aspectos metodológicos do ensino da língua portuguesa e realiza projeto de ação profissional.

Língua estrangeira: manifestações culturais – 80h
Ementa:
Estuda a língua inglesa em sua manifestação poética. Reflete sobre a literatura inglesa em seus períodos medieval, renascentista, classicista e nas origens do romance. Desenvolve reflexão sobre a prática docente em língua e literatura inglesas.

Literatura e modernidade – semipresencial – 160h
Ementa:
Estuda a literatura brasileira nos períodos: Pré-modernismo e Modernismo e a literatura portuguesa nos períodos: Simbolismo, Modernismo e Neorrealismo. Trata da literatura infanto-juvenil.

Estágio supervisionado em língua portuguesa, língua inglesa e literaturas – 40h
Ementa:
Discute a elaboração de estágios, segundo a legislação vigente. Analisa materiais didáticos e estratégias relativas ao ensino-aprendizagem de língua inglesa, língua portuguesa e literaturas.

7º Período

 

Língua e literatura inglesa: compreensão e expressão oral e escrita – 120h
Ementa:
Estuda a língua inglesa do ponto de vista da oralidade e da escrita. Estuda a literatura inglesa e outras manifestações literárias em língua inglesa.

Teoria e Prática de tradução e de versão – 80h
Ementa:
Apresenta as principais teorias da tradução e da versão. Pratica a tradução e a versão de textos em língua inglesa e em língua portuguesa e realiza um projeto de ação profissional.

Estágio supervisionado em língua estrangeira – 40h
Ementa:
Discute a elaboração de estágios, segundo a legislação vigente. Analisa materiais didáticos e estratégias relativas ao ensino-aprendizagem de língua estrangeira.

 

8º Período

 

Língua inglesa e literatura norte-americana: compreensão e expressão oral e escrita – 80h
Ementa:
Estuda a língua inglesa do ponto de vista dos gêneros orais e escritos. Trata da produção literária norte-americana.

Língua estrangeira: metodologia e prática de ensino – 160h
Ementa:
Trata dos aspectos metodológicos do ensino da língua inglesa do ponto de vista sincrônico e diacrônico. Trata do ensino de língua inglesa para fins específicos. Discute a aplicação das tecnologias da informação e da comunicação ao ensino de língua estrangeira e realiza um projeto de ação profissional.

Estágio supervisionado em língua estrangeira – 240h
Ementa:
Discute a elaboração de estágios, segundo a legislação vigente. Analisa materiais didáticos e estratégias relativas ao ensino-aprendizagem de língua estrangeira.

Atividades científico-culturais – 200h

Comunicar erros

Receba informações de oferecimento deste curso

X