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Psicopedagogia Clínica e Institucional

Aspectos Legais e Funcionais da Psicopedagogia no Brasil

O curso Psicopedagogia Clínica e Institucional busca cumprir as exigências das normas de dois órgãos:

• CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA - No uso de suas atribuições legais e regimentais, que lhe são conferidas pela Lei nº 5.766, de 20 de dezembro de 1971 considerando o Art.11 e do Capítulo VII, Seção I, do Decreto 79.822 de 17/06/1977 Art.43, estabelece a possibilidade de inscrição do profissional nas qualidades de Psicólogo e Psicólogo Especialista (em Psicopedagogia);

• Parágrafo 2º - Os cursos que se refere o caput deste artigo deverão ter: a) duração mínima de 500 (quinhentas) horas; b) Carga horária referente à concentração específica da especialidade, com no mínimo de 80% (oitenta por cento) de carga horária total (400 horas); c) Carga horária de prática, com no mínimo de 30% (trinta por cento) da carga horária referente à concentração específica da especialidade (12 horas); d) Monografia de conclusão do curso, voltada para a área da especialidade, com horas para elaboração não incluídas nas 500 horas;

• ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOPEDAGOGIA - O curso deve ter o mínimo de 500 horas e contemplar na matriz curricular, módulos teóricos e estágios supervisionados de institucional e clínica;

• Além dos aspectos legais, torna-se importante ressaltar que, apesar da intenção na democratização do saber e de amplos esforços por parte das políticas públicas educacionais no sentido de equidade e construção da cidadania de nossos estudantes, constatamos ainda um grande número de crianças, jovens e adolescentes que apresentam problemas de aprendizagens ou mesmo desinteresse pelo meio acadêmico;

Sabemos que o aluno está inserido dentro de um contexto sócio-histórico e longe de determinar que este seja o autor de seu próprio fracasso, nosso objetivo é promover estudos, debates sobre esse universo multifacetado, no qual, o curso de Psicopedagogia tem como meta contribuir com pesquisas na área da aprendizagem e do desenvolvimento humano, bem como capacitar o especialista para atuar nos enfoques institucional e clínico.


Diferencial do curso
Estágio Clínico Supervisionado na Policlínica.


Objetivos
Promover conhecimentos teóricos e práticos em Psicopedagogia, propiciando o desenvolvimento das competências necessárias a um especialista dedicado à saúde, priorizando dois enfoques – clínico e institucional - possibilitando ao profissional/aluno desenvolver a capacidade de realizar pesquisas na área, adotar uma escuta clínica que possibilite ao mesmo utilizá-la tanto no espaço institucional quanto clínico e, atuar com postura crítico-reflexiva sobre o papel da psicopedagogia nos diversos contextos sociais. Como também, formar um especialista envolvido em processos de educação permanente, pessoal ou de futuros profissionais, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, instituições e comunidades.


Objetivos específicos
Considerando-se as atuais Diretrizes Curriculares para os cursos de Psicologia no Brasil, bem como o Projeto Político Pedagógico da Universidade Metodista de São Paulo, o curso de Psicopedagogia tem como objetivos específicos:

  • Formar um especialista ético e reflexivo, com fundamentação científica acumulada e em desenvolvimento, capaz de compreender o impacto de sua atuação para o bem estar da sociedade como um todo podendo atuar em dois enfoques;
  • No clínico – desenvolver competências e habilidades no aluno, preparando-o para trabalhar na identificação, análise e na elaboração de uma metodologia de diagnóstico e de intervenção/orientação (individual, grupal, familiar e dos profissionais envolvidos) nas questões que envolvem a aprendizagem humana.
  • No institucional – considerando-se que o objeto de estudo é a pessoa em desenvolvimento e as alterações de tais processos, buscar-se-á desenvolver competências e habilidades no aluno para que este seja capaz de focalizar as possibilidades do aprender, num sentido amplo, não deve se restringindo a uma só agência, isto é, a educação formal, mas possibilitando a atuação preventiva do psicopedagogo na comunidade (ONGs, hospitais, empresas, creches, família).




Matriz curricular

Módulo 1 - Competências Funcionais

  • Introdução a Psicopedagogia: Desenvolvimento Humano e o Processo de Aprendizagem Psicopedagogia: Aspectos Psiconeurológicos e Fonoaudiológicos
  • Metodologia da Pesquisa na Psicopedagogia. Constituição Subjetiva e Construção Cognitiva
  • Intervenção Psicopedagógica por meio do Jogo Simbólico, de Construção, de Regras e Cooperativo


Módulo 2 - Competências Gerenciais

  • Construção da Escrita e o Desenvolvimento da Personalidade Moral por Meio da Literatura
  • Intervenção Psicopedagógica no Raciocínio Lógico Matemático
  • Psicopedagogia Comunitária, Violência e Sociedade
  • Psicopedagogia no Trabalho e Diagnóstico Institucional
  • Estágio


Módulo 3 - Habilitação

  • Diagnóstico (Comunidade, Escola e Família) e Intervenção por Meio dos Grupos Operativos
  • Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica Clínica I
  • Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica Clínica II
  • Orientação Familiar e Escolar.
  • Estágio



Público-alvo

O curso se destina aos profissionais das áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Pedagogia, Professores licenciados de todas as áreas da Educação e profissionais graduados em Magistério Superior.


Pré-requisitos
Portadores de diploma de curso superior devidamente registrado nas áreas de Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, licenciaturas em geral e profissionais envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem.


Seleção
Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.

 

Coordenação: Dalva Loreatto dos Santos
Graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1978), Mestre em Psicologia da Saúde pela UMESP (1997), Especialista em Psicologia Escolar e Educacional pelo Conselho Regional de Psicologia, Psicopedagoga pelo Instituto Sedes Sapientiae (1984), Especialização em Aconselhamento Psicológico pela UMESP (1980). Atualmente, é professora e supervisora de estágios no curso de graduação em Psicologia da UMESP e Psicóloga Responsável pelo Serviço de Atendimento Psicopedagógico aos docentes e discentes da UMESP. Autora de artigos publicados em livros. Experiência em Psicologia, com ênfase na interface Psicologia e Educação, Orientação e Aconselhamento Psicológico, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia e educação, psicologia do desenvolvimento e aprendizagem, processo de aprendizagem e seus bloqueios, planejamento e avaliação educacional.

 

INFORMAÇÕES
Duração do Curso: 18 meses
Carga Horária: 550h
Dias e Horários de Oferecimento: Terças e quintas-feiras, das 19h às 23h
Encontros: Semanal
Local de Oferecimento: Planalto
Número de Vagas: 35 (sujeito a confirmação de turma)
Nº de Parcelas: 19 (o valor será reajustado a partir da 13ª parcela) - Mais detalhes
Mensalidade: R$566,67. Para o pagamento até o dia 6, o preço é de R$510,00, por meio do programa de estimulo à adimplência. - Mais detalhes
Egressos: profissionais formados pela Metodista terão isenção da matrícula e um desconto de 10% a partir da segunda mensalidade, além do benefício do programa de estímulo à adimplência. - Mais detalhes
Convênio com empresas: desconto na mensalidade e cursos in company - Mais detalhes

 

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA EFETIVAÇÃO DA PRÉ-MATRÍCULA:
  • Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrado
  • (01 cópia autenticada);
  • Histórico Escolar da Graduação ou de Curso Superior (01 cópia autenticada);
  • RG (ou Carteira de Identidade da OAB) e para candidatos estrangeiros o RNE (01 cópia);
  • CPF (01 cópia);
  • Curriculum Vitae (01 cópia);
  • Comprovante de endereço (01 cópia);
  • 01 Foto 3x4;
  • Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado. Deverá ser impresso após o clique ACEITO no Formulário de Pré-Matrícula;

ATENÇÃO:
O pagamento da pré-matrícula ocorrerá por meio de quitação de boleto que será gerado no ato da entrega dos documentos. O pagamento efetuado pelo candidato poderá ser acompanhado pela instituição sem a necessidade de entrega de comprovante.

Diploma e Histórico Escolar expedido por Instituição Estrangeira deverão ser autenticados pela autoridade consular brasileira competente no país de origem da documentação, além de traduzido para o português por tradutor juramentado.

Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Pré-Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Pré-Matrícula e entregá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Pré-Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá entregar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.
A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a pré-matrícula será automaticamente cancelada.

ENDEREÇO/HORÁRIO PARA A PRÉ-MATRÍCULA:
Universidade Metodista de São Paulo – UMESP
Central de Relacionamento
Campus Rudge Ramos
Rua Álfeu Tavares, 149 – Anexo Ómicron (em frente à Portaria Principal)
São Bernardo do Campo/SP
Segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30

INFORMAÇÕES ADICIONAIS/DÚVIDAS/ESCLARECIMENTOS CONTATAR:
1. Informações dos cursos
- Telefone: 4366-5000, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e de sábado, das 9h às 14h
- E-mail: latosensu@metodista.br

2. Dúvidas pedagógicas relativas ao conteúdo do curso, corpo docente, coordenação
- E-mail: latopedagogico@metodista.br

3. Dúvidas relativas aos documentos exigidos e pagamento da pré-matrícula
- Telefone: (11) 4366-5571, de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h30 e de sábado, das 8h às 11h
- E-mail: latosensu@metodista.br
INÍCIO DAS AULAS

Início em agosto

 

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Portaria MEC 641, publicada no DOU em 18 de maio de 2012

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