Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Lato / Pós Graduação em Metodologias Ativas de Aprendizagem

Pós-Graduação em Metodologias Ativas de Aprendizagem

   

  Polos de Apoio Presencial

 

Encontros on-line: segunda-feira, das 19h às 21h (aulas semanais ou quinzenais, de acordo com o cronograma do curso)

 

O curso tem como objetivo desenvolver a capacidade de articulação entre os processos de ensinar e aprender e a utilização de metodologias e tecnologias da informação e comunicação na gestão e mediação de processos educacionais em espaços formais, informais e não formais. Busca capacitar os alunos para selecionar, organizar e produzir atividades, materiais e produtos educacionais de acordo com as situações específicas de cada oferta educacional virtual ou presencial, a fim de promover a qualidade no processo de ensino-aprendizagem.

Diferencial do curso
Possibilita a formação ampla e o desenvolvimento de uma visão abrangente e atualizada, que contempla aspectos diferenciados do campo da tecnologia e engenharia educacional. Conta com coordenação e docentes renomados na área da educação, com envolvimento em pesquisas e experiência com projetos de aplicação e atuação com as metodologias ativas. Prevê atividades colaborativas e metodologias que priorizam a interdisciplinaridade e as práticas para a experimentação e reflexão, permitindo que o aluno participe de um processo ativo e interativo de construção de seu próprio perfil de educador atualizado às novas metodologias de ensino-aprendizagem. O curso pretende ainda discutir as teorias atualizadas de aprendizagem, trabalhar projetos de intervenção e processos de criação com novas estratégias de aula. O formato à distância em cursos de especialização já é consagrado e possibilita um maior acesso de interessados.

Conheça mais sobre o curso:

 

Objetivos 

  • Elaborar estratégias pedagógicas a partir da identificação dos problemas e contextos em diferentes espaços educativos que integrem tecnologias no intuito de potencializar a aprendizagem. 
  • Planejar, mediar e avaliar processos de aprendizagem por meio de estratégias participativas e dialógicas que permitam a construção ativa do conhecimento. 
  • Escolher as metodologias mais adequadas para cada processo e espaço, considerando o conhecimento das linguagens midiáticas e tecnologias emergentes, propondo não apenas uma utilização instrumental, mas a incorporação vivencial, investigativa e das tecnologias nos processos de ensinar e aprender. 
  • Elaborar projetos de design educacional para cursos mediados pelas tecnologias de informação e comunicação para qualquer nível ou tipo de oferta educacional, de acordo com condições e critérios previamente estabelecidos, visando potencializar as capacidades e minimizar as limitações dos aprendizes e do meio. 
  • Gerenciar, coordenar, avaliar e validar a construção do projeto pedagógico/instrucional, de acordo com prazos, recursos multimidiáticos e perfil dos aprendizes.


Matriz curricular

Módulo - Fundamentos da Aprendizagem
Teorias e Abordagens Pedagógicas: contextos e perspectivas
Gestão da comunicação em espaços virtuais e não virtuais de aprendizagem
Gestão de Projetos Educacionais: concepções e estruturação
Planejamento da Ação Didática: conceitos e objetivos
Processos de Avaliação da Aprendizagem
Design Educacional: conceitos e competências

Módulo - Estratégias Ativas para o Ensino-Aprendizagem
O uso das NTIC: áudio, vídeo e mídia interativa
Design Thinking 
Práticas Morais: a utilização de filmes para resolução de conflitos
Aprendizagem baseada em Problemas (PBL) e Projetos (PBL) e Times (TBL)
Ensino Híbrido com foco na sala de aula invertida
Processos de criação: mapas conceituais, peer instruction, estudo de casos, metodologia STEM Education
Processos de criação de storybord e storytelling
Produção textual: roteiros e atividades virtuais e não virtuais

Módulo - TCC
Metodologia da Pesquisa: elaboração de projetos de intervenção

Público-alvo
O curso é dirigido aos profissionais envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem, com educação em espaços formais e não formais, virtuais e não virtuais, com graduação em Pedagogia, Comunicação Social e Licenciaturas em geral.

Pré-requisitos
Portadores de diploma das diversas áreas do conhecimento do curso superior devidamente registrado.

Seleção
Análise curricular. Havendo necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.


A Metodista poderá realizar mudanças na estrutura curricular e corpo docente do curso.

 

 

 

Coordenação - Fabiana Cabrera Silva Santos 

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo (2010) e graduação em Pedagogia (2007) pela mesma Instituição. Pós-graduanda em Formação de Professores para o Ensino Superior (IFSP). Graduanda da 2ª Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa (UMESP). Atuou na 1ª etapa da educação básica com classes de alfabetização, até 2009. Atua, desde 2011, como docente no curso de Pedagogia EaD da UMESP e também em alguns cursos de pós-graduação voltados para as temáticas: educação e tecnologia; alfabetização; novas tecnologias e formação de professores, prática docente em ambientes virtuais de aprendizagem, psicopedagogia. Compõe, desde 2014, o quadro de professores-formadores do curso de Pedagogia PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica) - UMESP. Foi integrante (2012 - 2014) do Projeto Incubadoras de Economia Solidária de São Bernardo do Campo - SBCSol - no qual coordenava o núcleo de produção de materiais didáticos e comunicação.

 

INFORMAÇÕES

Duração: 18 meses
Carga Horária: 360h
Encontros online (via Collaborate Classic): segunda-feira, das 19h às 21h (aulas semanais ou quinzenais, de acordo com o cronograma do curso)
Número de Vagas: 100
Número de parcelas: 18 (o valor será reajustado a partir da 13ª parcela) - Mais detalhes
Mensalidade: R$ 290,00 para o pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 294,42.
Ex-alunos contam com desconto exclusivo. Confira
Importante: ao realizar sua inscrição, evite cadastrar e-mails da Microsoft Hotmail. A ficha de inscrição e demais documentos enviados pela Metodista são bloqueados pelo serviço  e os candidatos não conseguem finalizar a pré-matrícula nos cursos de pós-graduação. 

 

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA EFETIVAÇÃO DA PRÉ-MATRÍCULA:
  • Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrado (01 cópia autenticada);
  • Histórico Escolar da Graduação ou de Curso Superior (01 cópia autenticada);
  • CPF (01 cópia);
  • RG (ou Carteira de Identidade da OAB) e para candidatos estrangeiros o RNE (01 cópia). Poderá ser apresentada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto em substituição à apresentação do Cadastro de Pessoa Física e Cédula de Identidade desde que as informações constem na mesma;
  • Curriculum Vitae (01 cópia);
  • Comprovante de endereço (01 cópia);
  • 01 Foto 3x4;
  • Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado. Deverá ser impresso após o clique ACEITO no Formulário de Pré-Matrícula;
  • Funcionários de empresas conveniadas: apresentar declaração de vínculo empregatício no momento da matrícula.


Diploma e Histórico Escolar expedido por Instituição Estrangeira deverão ser autenticados pela autoridade consular brasileira competente no país de origem da documentação, além de traduzido para o português por tradutor juramentado.

Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Matrícula e enviá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá enviar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.

A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a matrícula será automaticamente cancelada.

Local de entrega da documentação (POR CORREIO):
Universidade Metodista de São Paulo
Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação - Campus Rudge Ramos
Rua do Sacramento,230 - Edifício Beta - 09640-000 - São Bernardo do Campo/SP

Local de entrega da documentação (PRESENCIALMENTE):
Universidade Metodista de São Paulo
Central de Relacionamento - Campus Rudge Ramos
Rua Álfeu Tavares, 149 – Anexo Ómicron (em frente à Portaria Principal)- São Bernardo do Campo/SP, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30, exceto feriados.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS/DÚVIDAS/ESCLARECIMENTOS CONTATAR:
1. Informações dos cursos
- Telefone: 0800 889 2222, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e de sábado, das 9h às 14h
- E-mail: latosensuead@metodista.br

2.  Dúvidas relativas aos documentos exigidos e pagamento da pré-matrícula
- Telefone: (11) 4366-5571, de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h30

 


 

Pré-requisitos necessários para o acompanhamento das Webaulas 
  Windows XP Windows Vista Windows 7 Windows 8 Mac OS X
CPU Dual core Dual core Dual core Core 2 duo Core 2 duo
Memória RAM 1 GB ou superior 2 GB ou superior 2 GB ou superior 2 GB ou superior 2 GB ou superior
Hard Disk 20 GB 40 GB 80 GB 80 GB 80 GB
Periféricos Caixa de som
Internet 10 MB
Aplicativos Java atualizado
VLC
Midia Player
Opcionais  Câmera
Microfone
* Em caso de encontrar-se em uma rede corporativa ter habilitado pelo menos uma das portas 80, 443 ou 2187
Comunicar erros

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

Nome

E-mail

Contato (ddd + celular)


acipi2015.gif

IN COMPANY
TELEFONE

:: (11) 4366-5000
(Grande São Paulo)

:: 0800-889 2222
(demais localidades)

E-MAIL

:: Cursos presenciais


:: Cursos a distância

RECREDENCIAMENTO

Portaria MEC 641, publicada no DOU em 18 de maio de 2012