Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Lato / Mediação e Arbitragem

Pós-graduação em Mediação e Arbitragem a distância

Encontros on-line: quintas-feiras, das 19h às 23h (encontros quinzenais)


O presente curso propõe um profundo estudo sobre as inovadas técnicas de pacificação - Negociação, mediação, conciliação e arbitragem - N.M.C.A. para formar profissionais com competência e técnica especializada para atuarem em diversos ramos das relações sociais e econômicas, hoje mais comuns em nossa sociedade. A especialização visa preparar o profissional para exercer a profissão de árbitro, mediador e conciliador privados e públicos.

A pacificação de conflitos sociais ganhou novo espaço e outras dimensões com o advento do novo Código de Processo Civil. O Poder Judiciário encontra dificuldades em atender uma sociedade cada vez mais complexa e distinta. As novas técnicas de pacificação – N.M.C.A - surgem como nova perspectiva e possibilidade de pacificação de conflitos para que a sociedade e os negócios possam caminhar com mais harmonia e menor dependência do Estado.

Diante deste cenário, se faz necessária a presença de profissionais pacificadores e estes profissionais necessitam de preparo e formação para atuarem de forma ética, competente e eficaz.

Diferencial do curso: O curso traz conhecimento técnico específico baseado não somente em teoria, mas na prática de professores que trabalham com o tema desde 1997. Outro diferencial é o tratamento específico de temas nunca abordados de forma tão profunda e tão presente nas relações sociais e econômicas no Brasil, como direito imobiliário, direito comercial, direito do consumidor e direito do trabalho.

Assista ao vídeo com o coordenador do curso e saiba mais:

Objetivo Geral
Fornecer aos alunos conhecimentos sólidos sobre as diversas possibilidades de pacificação de conflitos baseados nas novas legislações e na aplicação das técnicas N.M.C.A nas relações jurídicas em geral, mas também para relações jurídicas específicas. Formar com profundo conhecimento técnico e ético árbitros, mediadores e conciliadores. Buscar promover uma cultura de paz para uma nova postura dos profissionais diante das controvérsias sociais e econômicas.

Objetivo Específico
Provocar e motivar debates sobre as novas possibilidades de solução de controvérsias. Promover a oportunidade de expansão do exercício profissional das mais diversas áreas, e em especial, para os profissionais da área jurídica. Criar núcleos de operadores de N.M.C.A nos mais diversos pontos do território nacional. Criar núcleos de atuação em áreas específicas da N.M.C.A como setor empresarial, imobiliário e trabalhista. Aprofundar conhecimentos gerais e específicos para ampliar o conhecimento, a criação de profissionais distintos com práticas voltadas para a ética e para a paz.

Matriz Curricular

Módulo I - Mediação e conciliação
- Os meios extrajudiciais de solução de controvérsias
- Teoria do conflito e da comunicação 
- Mediação, Conciliação e Direito 
- A autocomposição na Resolução 125 
- A mediação – teorias e possibilidades 
- A mediação e o processo judicial 

Módulo II - Arbitragem jurisdição e contrato
- Arbitragem - Conceito; Histórico; Natureza jurídica 
- Arbitragem – jurisdição e contrato 
- Arbitragem – Processo e Procedimento 
- Árbitro e tribunal arbitral 
- Da sentença arbitral 
- Sentenças arbitrais estrangeiras 

Módulo III - Matérias sujeitas à mediação e a arbitragem
- Mediação e arbitragem – possibilidades e características jurídicas 
- Mediação e Arbitragem nos conflitos coletivos do trabalho 
- Mediação e Arbitragem nos conflitos individuais do trabalho 
- Mediação e Arbitragem nas questões imobiliárias e do direito do consumidor
- Mediação e Arbitragem nas questões comerciais - nacionais e internacionais 
- Tratados e convenções internacionais 
- Metodologia Científica

Público-alvo
Profissionais das mais diversas áreas do conhecimento, mas especialmente administradores e os operadores do Direito que tem agora à sua disposição novos instrumentos para realizar seu trabalho e cumprir a missão social de pacificar conflitos.

Pré-requisitos:
Portadores de diploma de curso superior devidamente registrado nas áreas de Direito, Administração de empresas, Psicologia, profissionais de recursos humanos e demais profissionais com graduação, que estejam interessados na especialização.

Seleção:
Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.

                                          

A Metodista poderá realizar mudanças na estrutura curricular e corpo docente do curso.

Coordenação: Prof. Me. José Celso Martins
Advogado, Mestre em Direito Político e Econômico e Especialista em Direito Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão de ensino a distância pela Universidade Federal Fluminense. Professor da Faculdade de Direito da Universidade Metodista de São Paulo. Pedagogo. Presidente do TASP – Centro de Mediação e Arbitragem de São Paulo. Autor do livro “Arbitragem, Mediação e Conflitos Coletivos do Trabalho”. Currículo Lattes.   

         

INFORMAÇÕES

Duração: 18 meses
Carga Horária: 360h
Encontros online (via Collaborate Classic): Quintas-feiras, das 19h às 23h (encontros quinzenais)
Número de Vagas: 100
Número de parcelas: 18 (o valor será reajustado a partir da 13ª parcela) - Mais detalhes
Mensalidade: Clique aqui e confira
Ex-alunos contam com desconto exclusivo. Confira
Importante: ao realizar sua inscrição, evite cadastrar e-mails da Microsoft Hotmail. A ficha de inscrição e demais documentos enviados pela Metodista são bloqueados pelo serviço  e os candidatos não conseguem finalizar a pré-matrícula nos cursos de pós-graduação. 

 

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA EFETIVAÇÃO DA PRÉ-MATRÍCULA:
  • Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrado
  • (01 cópia autenticada);
  • Histórico Escolar da Graduação ou de Curso Superior (01 cópia autenticada);
  • CPF (01 cópia);
  • RG (ou Carteira de Identidade da OAB) e para candidatos estrangeiros o RNE (01 cópia). Poderá ser apresentada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto em substituição à apresentação do Cadastro de Pessoa Física e Cédula de Identidade desde que as informações constem na mesma;
  • Curriculum Vitae (01 cópia);
  • Comprovante de endereço (01 cópia);
  • 01 Foto 3x4;
  • Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado. Deverá ser impresso após o clique ACEITO no Formulário de Pré-Matrícula;


ATENÇÃO: 
O pagamento da pré-matrícula ocorrerá por meio de quitação de boleto que será enviado por e-mail (disponibilizado pelo candidato no formulário de pré-matrícula), com prazo de dois dias para seu pagamento, após a recepção e conferência da documentação pela instituição. No caso de entrega da documentação presencialmente o boleto será gerado no ato da pré-matrícula. O pagamento efetuado pelo candidato poderá ser acompanhado pela instituição sem a necessidade de envio/entrega de comprovante.

Diploma e Histórico Escolar expedido por Instituição Estrangeira deverão ser autenticados pela autoridade consular brasileira competente no país de origem da documentação, além de traduzido para o português por tradutor juramentado.

Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Pré-Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Pré-Matrícula e enviá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Pré-Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá enviar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.

A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a pré-matrícula será automaticamente cancelada.

ENDEREÇO PARA A PRÉ-MATRÍCULA:

Local de envio da documentação (POR CORREIO):
Universidade Metodista de São Paulo
Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação - Campus Rudge Ramos
Rua do Sacramento, 230 - Edifício Beta - 09640-000 - São Bernardo do Campo/SP


Local de entrega da documentação (PRESENCIALMENTE):
Universidade Metodista de São Paulo – UMESP
Central de Relacionamento 
Campus Rudge Ramos
Rua Álfeu Tavares, 149 – Anexo Ómicron (em frente à Portaria Principal) 
São Bernardo do Campo/SP
Segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30 

 

Importante: o acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem para os alunos matriculados em cursos na modalidade a distância será aberto em até um dia útil após a confirmação do pagamento da matrícula junto aos bancos conveniados.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS/DÚVIDAS/ESCLARECIMENTOS CONTATAR:
1. Informações dos cursos
- Telefone: 0800 889 2222, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e de sábado, das 9h às 14h
- E-mail: latosensuead@metodista.br 

2. Dúvidas relativas aos documentos exigidos e pagamento da pré-matrícula
- Telefone: (11) 4366-5571, de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h30

 


 

Pré-requisitos necessários para o acompanhamento das Webaulas 
  Windows XP Windows Vista Windows 7 Windows 8 Mac OS X
CPU Dual core Dual core Dual core Core 2 duo Core 2 duo
Memória RAM 1 GB ou superior 2 GB ou superior 2 GB ou superior 2 GB ou superior 2 GB ou superior
Hard Disk 20 GB 40 GB 80 GB 80 GB 80 GB
Periféricos Caixa de som
Internet 10 MB
Aplicativos Java atualizado
VLC
Midia Player
Opcionais  Câmera
Microfone
* Em caso de encontrar-se em uma rede corporativa ter habilitado pelo menos uma das portas 80, 443 ou 2187
Comunicar erros

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

Nome

E-mail

Contato (ddd + celular)

INÍCIO DAS AULAS