Ir para o conteúdo.

Ferramentas Pessoais

Facebook da Metodista Twitter da Metodista Youtube da Metodista Vimeo da Metodista Youtube da Metodista Linkendin da Metodista
Você está aqui: Página Inicial / Lato / Filosofia Contemporânea e História

Filosofia Contemporânea e História

Fluxo contínuo: o curso, por ser organizado em módulos que não exigem pré-requisitos, permite que novos alunos ingressem em turmas em andamento sem prejuízo ao processo educacional.


inscricao2014.gif

O curso de pós-graduação em Filosofia Contemporânea e História propõe estudos de caráter temático e histórico que possibilitem a plena compreensão do panorama filosófico contemporâneo. Serão estudadas as principais correntes filosóficas dos séculos XX e XXI, bem como as áreas da filosofia que mais se destacaram no período, dentre as quais: estética, política, linguagem, ética etc. Os estudos históricos permitirão a contextualização da produção filosófica contemporânea no cenário global, viabilizando a efetiva compreensão das correntes e autores da Filosofia em seu respectivo tempo histórico.                        

Diferencial do Curso
O curso de Pós-graduação em Filosofia Contemporânea e História oferece uma ampla formação especializada nas mais diferentes propostas filosóficas desenvolvidas a partir do final do século XIX até a atualidade, sempre colocando em discussão as mais recentes discussões teóricas da Filosofia Contemporânea. Sua proposta é capacitar o estudante a refletir os problemas atuais, oriundos das mais diferentes esferas de desenvolvimento humano, de modo a construir no estudante, de forma clara e razoável, um entendimento acerca daquelas questões que, historicamente, delineiam o modo de ser do sujeito no mundo da vida. Assim, o curso prepara o estudante como um pensador das condições históricas e existenciais de sua própria humanidade e, nessa direção, ele estará apto ao pleno exercício da docência, seja em nível universitário ou de ensino médio, ou mesmo para a atividade de consultoria filosófica em empresas ou grupos de estudo que busquem na Filosofia algum amparo metodológico, teórico ou até mesmo axiológico para suas reflexões, ou ainda para capacitar aqueles de formação não filosófica a compreender melhor os problemas cotidianos.                       

Objetivo
Proporcionar sólidos conhecimentos em Filosofia e em História Contemporâneas, possibilitando uma profunda interpretação da realidade atual a partir das principais correntes filosóficas que fundamentam a organização global neste início de século XXI.                         


Objetivos específicos

  • Apresentar os principais autores que fundamentam o pensamento filosófico contemporâneo;
  •  Conhecer as correntes filosóficas que exerceram e exercem maior influência na constituição do pensamento atual;
  • Compreender a relação entre filosofia e história bem como efetuar uma leitura consistente da história da sociedade ocidental nos séculos XX e XXI;
  • Subsidiar os discentes interessados na elaboração de seu projeto de pesquisa para continuidade dos estudos em nível de Mestrado."                        


Matriz Curricular

Módulo 1 - Pensamento Contemporâneo: Filosofia e História    

  • História da Sociedade Contemporânea                    
  • Fundamentos e Crise do Pensamento Moderno                    
  • Pensamento Contemporâneo                    
  • Metodologia da Pesquisa: Elaboração de Textos Filosóficos                    


Módulo 2- Correntes Filosóficas Contemporâneas    

  • O Pensamento Marxista e seus Desdobramentos                    
  • Fenomenologia, Hermenêutica e Existencialismo                    
  • O Pensamento Nietzscheano e seus Desdobramentos                    
  • Metodologia da Pesquisa: Aspectos Formais                    


Módulo 3 - Filosofia Contemporânea Aplicada    

  • Filosofia Política Contemporânea                    
  • Teorias da Ciência e Seus Impactos na Contemporaneidade                    
  • Estética e Sociedade Contemporâneas                    
  • Metodologia de pesquisa - Trabalho de conclusão de curso

                  

Público-alvo
O curso  se destina a professores das escolas de educação básica pública e privada, sobretudo de ensino médio, profissionais de diversas áreas, dentre as quais direito, literatura, política, psicologia, religião, terceiro setor, gestores empresariais de níveis mais elevados, e demais interessados na temática do curso que buscam uma leitura mais crítica e complexa da realidade contemporânea.                        

Pré-requisito
Portadores de diploma de curso superior devidamente registrado nas diversas áreas do conhecimento.                       

Seleção
Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.                        

A Metodista poderá realizar mudanças na estrutura curricular e corpo docente do curso.

 

ricardo.jpgCoordenação: Prof. Dr. Ricardo Rossetti
Doutor em Filosofia pela PUC-SP (2011). Mestre em Filosofia pela PUC-SP (2001). Especialista em Direito Ambiental pela USP (2003). Graduado em Direito pela Universidade do Grande ABC (1997). Professor de Fenomenologia, Existencialismo e Hermenêutica na Pós-graduação Lato Sensu em Filosofia Contemporânea da Universidade Metodista de São Paulo. Professor de Filosofia da Linguagem, Lógica e Hermenêutica na Graduação de Filosofia da Universidade Metodista de São Paulo. Professor de Teoria Geral do Direito e de Filosofia do Direito na Graduação de Direito da Universidade Metodista de São Paulo. Professor de História do Direito e de Direitos Fundamentais da Graduação de Direito da UNIP. Editor da Revista Páginas de Filosofia. Conselheiro da ABLIRC - Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania. Tem experiência e pesquisa na área de Filosofia Política Contemporânea (Teorias da Justiça, Metaética e Ética Aplicada) e de Filosofia Contemporânea (Filosofia do Sujeito, Hermenêutica e Fenomenologia). Pesquisador do projeto "Valores e princípios éticos paradigmáticos da liberdade de imprensa no novo Estado Constitucional: os novos parâmetros da liberdade de imprensa e a falácia do fundamento no interesse público", vinculado ao Grupo de Pesquisa "Censura e liberdade de imprensa após o advento da Constituição Federal de 1988", sob a liderança do Prof. Dr. Carlos Eduardo de Abreu Boucault (UNESP - Franca). Projeto de Pesquisa financiado pela Universidade Metodista de São Paulo (Projeto 54/12: Dimensões da ideia de Justiça e estados de paz social em Paul Ricoeur;). Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq); Hermenêuticas e dimensões da ideia de justiça;. Integrante do GT - Fenomenologia e do GT - Teorias da Justiça (ANPOF).


INFORMAÇÕES


Duração: 18 meses
Carga Horária: 360h
Dias e horários: terças e quintas-feiras, das 19h às 23h
Encontros: semanais
Local: Campus Rudge Ramos
Número de Vagas: 30 (sujeito a formação de turma)
Número de parcelas: 18 (o valor será reajustado a partir da 13ª parcela) - Mais detalhes
Mensalidade: R$ 409,00, para pagamento até o dia 6 de cada mês, por meio do programa de desconto. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 454,44.
Egressos: profissionais formados pela Metodista terão isenção da matrícula e um desconto de 10% a partir da segunda mensalidade, além do benefício do programa de estímulo à adimplência. - Mais detalhes
Convênio com empresas: desconto na mensalidade e cursos in company - Mais detalhes

 

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA EFETIVAÇÃO DA PRÉ-MATRÍCULA:
  • Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrado (01 cópia autenticada);
  • Histórico Escolar da Graduação ou de Curso Superior (01 cópia autenticada);
  • RG (ou Carteira de Identidade da OAB) e para candidatos estrangeiros o RNE (01 cópia);
  • CPF (01 cópia);
  • Curriculum Vitae (01 cópia);
  • Comprovante de endereço (01 cópia);
  • 01 Foto 3x4;
  • Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado. Deverá ser impresso após o clique ACEITO no Formulário de Pré-Matrícula;

ATENÇÃO:
O pagamento da pré-matrícula ocorrerá por meio de quitação de boleto que será gerado no ato da entrega dos documentos. O pagamento efetuado pelo candidato poderá ser acompanhado pela instituição sem a necessidade de entrega de comprovante.

Diploma e Histórico Escolar expedido por Instituição Estrangeira deverão ser autenticados pela autoridade consular brasileira competente no país de origem da documentação, além de traduzido para o português por tradutor juramentado.

Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Pré-Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Pré-Matrícula e entregá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Pré-Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá entregar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.
A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a pré-matrícula será automaticamente cancelada.

ENDEREÇO/HORÁRIO PARA A PRÉ-MATRÍCULA:
Universidade Metodista de São Paulo – UMESP
Central de Relacionamento
Campus Rudge Ramos
Rua Álfeu Tavares, 149 – Anexo Ómicron (em frente à Portaria Principal)
São Bernardo do Campo/SP
Segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30

INFORMAÇÕES ADICIONAIS/DÚVIDAS/ESCLARECIMENTOS CONTATAR:
1. Informações dos cursos
- Telefone: 4366-5000, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e de sábado, das 9h às 14h
- E-mail: latosensu@metodista.br

2. Dúvidas pedagógicas relativas ao conteúdo do curso, corpo docente, coordenação
- E-mail: latopedagogico@metodista.br

3. Dúvidas relativas aos documentos exigidos e pagamento da pré-matrícula
- Telefone: (11) 4366-5571, de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h30

 

INÍCIO DAS AULAS
X
Baixe aqui o aplicativo da Metodista

GRÁTIS - Na Store