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Pós-Graduação em Educação Infantil: Saberes necessários à Prática Educativa

Fluxo contínuo: o curso, por ser organizado em módulos que não exigem pré-requisitos, permite que novos alunos ingressem em turmas em andamento sem prejuízo ao processo educacional.


O curso de Pós-Graduação Lato Sensu com Especialização em Educação Infantil está organizado na perspectiva da formação de um(a) educador(a)-pesquisador(a): um(a) profissional com postura crítica, reflexiva e investigativa, capaz de contribuir na construção de projetos educativos que, reconhecendo as crianças como sujeitos sociais, culturais e históricos, considerem as necessidades, desejos e direitos das crianças pequenas; um ser sensível à própria formação e, consequentemente, à formação destas. O curso parte da proposta de um diálogo entre universidade e comunidade escolar que seja problematizador e que ocorra a partir de situações existenciais concretas. Neste sentido, estrutura-se por meio da articulação de três módulos, com vistas ao desenvolvimento de uma prática interdisciplinar.             

Saiba mais sobre o curso: 

                             

 

Diferencial do curso
O curso tem procurado oferecer o que há de mais recente no que diz respeito aos estudos e pesquisas na área da infância e das instituições de educação infantil. A partir de uma organização modular, com temas que possibilitam refletir acerca das práticas pedagógicas com as diferentes faixas etárias, oferece ainda temas específicos para o trabalho pedagógico com os bebês em creches. Outra característica importante é que todo o seu corpo docente atua ou atuou em escolas de educação básica em redes públicas e privadas.  


Objetivo
Discutir com as educadoras e educadores subsídios teórico-metodológicos que permitam aprofundar a reflexão sobre as propostas pedagógicas para a Educação Infantil, no intuito de construir um projeto educativo que respeite e considere as necessidades das crianças desta faixa etária, reconhecendo-as como sujeitos sociais, históricos, culturais e de direitos.                        


Objetivos Específicos

  • Discutir os principais desafios do atendimento à infância no Brasil;
  • Problematizar a situação da Educação Infantil frente aos desafios da sociedade contemporânea;
  • Qualificar as educadoras e educadores para as atividades de pesquisa na área da Educação Infantil;
  • Problematizar as diferentes formas de discriminação e exclusão social, na perspectiva da construção de um projeto político-pedagógico que reconheça, valorize e respeite a diversidade cultural;
  • Discutir projetos de trabalho, com abordagem interdisciplinar, que incentivem a curiosidade, o questionamento, a inventividade e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social.


Matriz Curricular

A arte de contar histórias
A Criança e a Matemática
A Criança e a Música 
A Educação dos bebês em creches
Artes Plásticas e Infância
Brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil
Ciência, Tecnologia e Infância
Concepções de Infância e Educação Infantil: Análise de Contextos
Cultura Corporal e Infância
Identidades na Diversidade: Relações Etnicorraciais e de Gênero na Educação Infantil
Linguagem e Cultura Escrita na Educação Infantil
Metodologia de Pesquisa na Educação Infantil: Fundamentos e Práticas
Políticas Públicas para a Infância
Projeto Político e Pedagógico para a Educação Infantil
Teorias do Conhecimento e Cultura Visual na Infância

               
Público-alvo
O curso  se destina a educadores(as), gestores(as) e demais profissionais da área da educação que atuem ou tenham interesse na área da infância.                        

Pré-requisito
Portadores de diploma de curso superior devidamente registrado nas diversas áreas do conhecimento.                        
Seleção
Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.                    

A Metodista poderá realizar mudanças na estrutura curricular e corpo docente do curso.

 

Prof. Me. Bruno Tonhetti Galasse 

Mestre em Educação, especialista em Educomunicação e graduação em Pedagogia e Comunicação Social. É docente da Universidade Metodista de São Paulo nas temáticas de Educação, Comunicação e Tecnologia. Pesquisa a cultura visual na infância. Docente do Plano Nacional de Formação de Professores PARFOR, pela CAPES.

 

INFORMAÇÕES


Duração: 18 meses
Carga Horária: 360 horas
Dias e horários: terças e quintas-feiras, das 19h às 23h
Encontros: Semanais
Local: Campus Rudge Ramos
Número de Vagas: 30 (sujeito a formação de turma)
Número de parcelas: 18 (o valor será reajustado a partir da 13ª parcela) - Mais detalhes
Mensalidade - ingressantes 2019: R$ 509,00, para pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 516,75.

Importante: ao realizar sua inscrição, evite cadastrar e-mails da Microsoft Hotmail. A ficha de inscrição e demais documentos enviados pela Metodista são bloqueados pelo serviço  e os candidatos não conseguem finalizar a pré-matrícula nos cursos de pós-graduação. 

 

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA EFETIVAÇÃO DA PRÉ-MATRÍCULA:

 

  • Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrado (01 cópia autenticada);
  • Histórico Escolar da Graduação ou de Curso Superior (01 cópia autenticada);
  • CPF (01 cópia);
  • RG (ou Carteira de Identidade da OAB) e para candidatos estrangeiros o RNE (01 cópia). Poderá ser apresentada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto em substituição à apresentação do Cadastro de Pessoa Física e Cédula de Identidade desde que as informações constem na mesma;
  • Curriculum Vitae (01 cópia);
  • Comprovante de endereço (01 cópia);
  • 01 Foto 3x4;
  • Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado. Deverá ser impresso após o clique ACEITO no Formulário de Pré-Matrícula;
  • Funcionários de empresas conveniadas: apresentar declaração de vínculo empregatício no momento da matrícula.


Diploma e Histórico Escolar expedido por Instituição Estrangeira deverão ser autenticados pela autoridade consular brasileira competente no país de origem da documentação, além de traduzido para o português por tradutor juramentado.

Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Matrícula e enviá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá enviar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.

A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a matrícula será automaticamente cancelada.

Local de entrega da documentação (POR CORREIO):
Universidade Metodista de São Paulo
Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação - Campus Rudge Ramos
Rua do Sacramento,230 - Edifício Beta - 09640-000 - São Bernardo do Campo/SP

Local de entrega da documentação (PRESENCIALMENTE):
Universidade Metodista de São Paulo
Central de Relacionamento - Campus Rudge Ramos
Rua Álfeu Tavares, 149 – Anexo Ómicron (em frente à Portaria Principal)- São Bernardo do Campo/SP, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30, exceto feriados.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS/DÚVIDAS/ESCLARECIMENTOS CONTATAR:
1. Informações dos cursos
- Telefone: 4366-5000, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h
- E-mail: latosensupresencial@metodista.br

2. Dúvidas relativas aos documentos exigidos e pagamento da pré-matrícula
- Telefone: (11) 4366-5571, de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h30 
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