Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Lato / Educação Especial e Inclusiva

Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva

  Polos de Apoio Presencial

 

No início do século XXI, o setor educacional brasileiro precisou se segmentar em dois tipos, a saber: a educação regular e a educação especial. Na última década, depois de diversas transformações, o formato de escola inclusiva ganhou notoriedade, pois a universalização do ensino básico fez com que os alunos com necessidades educacionais especiais recebessem atendimento específico e garantido nos dispositivos legais do País. Com isso, o cenário educacional brasileiro passou a se adaptar às novas demandas educacionais e culturais.

O apoio e os recursos adequados para oferecer uma qualidade unificada aos estudantes independentemente de suas barreiras e deficiências são ainda irregulares, não contínuos e, não raras vezes, mal conduzidos pelos profissionais da educação, em suas mais diversas esferas de atuação. Por isso é imprescindível, nos dias atuais, ter uma formação em Educação Especial e Inclusiva. Ao concluir essa formação, os profissionais da educação e de áreas afins terão maiores condições de observar, diagnosticar e propor práticas mais adequadas às condições e às deficiências (visual, auditiva, física e mental) de seus educandos.

No curso de Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva da Universidade Metodista, o profissional da educação e de áreas afins encontra todo material e o conteúdo necessários para preparar suas sequências didáticas de forma eficiente e condizente à realidade inclusiva de nossas escolas, seja as do setor público, seja as do setor privado. São apresentadas experiências e vivências reais do cenário educacional brasileiro contemporâneo, tratando de problemáticas como bullying, preconceitos e descriminações. É um Curso completo que associa a teoria à prática, pois contempla, entre outros aspectos, a adequação do currículo, do planejamento, dos métodos de ensino, dos materiais didáticos e paradidáticos, da avaliação de aprendizagem e da recuperação.

 

Diferencial do curso
Possibilita a reflexão sobre temas sérios e profundos como bullying e preconceito no ambiente educativo, relacionando-os à educação especial e inclusiva. conta com um quadro de docentes doutores, mestres e especialistas na área da educação, envolvidos tanto em projetos de pesquisa quanto com a prática em sala de aula, prevê temas atuais priorizando a realidade da inclusão vivenciada no ambiente educacional brasileiro. Além de discutir como os conhecimentos da Educação Especial e Inclusiva pode ajudar a adequar os conteúdos do currículo, do planejamento, dos métodos de ensino, dos materiais didáticos e paradidáticos, da avaliação de aprendizagem e da recuperação.

 

Objetivos

Geral

A organização e a sistematização de conhecimentos teóricos e práticos sobre a Educação Especial e Inclusiva, voltados para a formação de Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, Gestores (Diretores e Coordenadores), Supervisores e orientadores escolares, e profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, dentre outros cursos de áreas afins.

Específicos

  • Capacitar o profissional atuante na área da educação ou áreas afins para atuar com a Educação Especial e Inclusiva em instituições de ensino no setor público e privado;
  • Preparar o profissional para atuar em uma sala de aula e/ou equipe multidisciplinar, atendendo às necessidades educacionais especiais de cada indivíduo;
  • Refletir sobre as distintas deficiências, a história e a importância da inclusão e seu impacto histórico e social no cenário educacional brasileiro contemporâneo, tratando de temas atuais como bullying, preconceitos e discriminações.

 

 
Matriz Curricular

Módulo I

Políticas públicas educacionais e processos de inclusão
Gestão escolar dos portadores de necessidades educacionais especiais
Teorias da aprendizagem

Módulo II

História da Educação Especial e Inclusiva
Reflexões sobre os diferentes tipos de deficiência: auditiva, física, visual e mental
Metodologia científica

Módulo III

Preconceito e bulllying na sala de aula
Materiais didáticos e paradidáticos em sala de aula para portadores de necessidades educacionais especiais
Temas transversais no currículo inclusivo

 

Público-alvo
Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, Gestores (Diretores e Coordenadores), supervisores e orientadores escolares, e profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, dentre outros cursos de áreas afins.

 

Pré-requisito
Portadores de diploma de ensino superior das diversas áreas do conhecimento, devidamente registrado no Ministério da Educação.

 

Seleção
Análise curricular. Havendo necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.

 

A Metodista poderá realizar mudanças na estrutura curricular e corpo docente do curso.

 

Coordenação - Profª. Dr. Patrícia Margarida Farias Coelho

Formada em Letras (Português / Inglês) pela Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista, com especialização em Didática da Língua Portuguesa. Mestrado em Letras pela Universidade Mackenzie e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente faz Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Currículo da PUC-SP. É Professora Titular no Programa de Doutorado e Mestrado em Educação da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Contato: .

 

INFORMAÇÕES

Duração: 18 meses
Carga Horária: 360h
Encontros online (via Collaborate Classic): segundas-feiras, das 19h às 21h (aulas semanais ou quinzenais, de acordo com o cronograma do curso)
Número de Vagas: 100
Número de parcelas: 18
Mensalidade: R$ 290,00 para o pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 294,42.
Ex-alunos: contam com desconto exclusivo. Confira.
Importante: ao realizar sua inscrição, evite cadastrar e-mails da Microsoft Hotmail. A ficha de inscrição e demais documentos enviados pela Metodista são bloqueados pelo serviço  e os candidatos não conseguem finalizar a pré-matrícula nos cursos de pós-graduação. 

 

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA EFETIVAÇÃO DA PRÉ-MATRÍCULA:
  • Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrado
  • (01 cópia autenticada);
  • Histórico Escolar da Graduação ou de Curso Superior (01 cópia autenticada);
  • CPF (01 cópia);
  • RG (ou Carteira de Identidade da OAB) e para candidatos estrangeiros o RNE (01 cópia). Poderá ser apresentada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto em substituição à apresentação do Cadastro de Pessoa Física e Cédula de Identidade desde que as informações constem na mesma;
  • Curriculum Vitae (01 cópia);
  • Comprovante de endereço (01 cópia);
  • 01 Foto 3x4;
  • Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado. Deverá ser impresso após o clique ACEITO no Formulário de Pré-Matrícula;


ATENÇÃO: 
O pagamento da pré-matrícula ocorrerá por meio de quitação de boleto que será enviado por e-mail (disponibilizado pelo candidato no formulário de pré-matrícula), com prazo de dois dias para seu pagamento, após a recepção e conferência da documentação pela instituição. No caso de entrega da documentação presencialmente o boleto será gerado no ato da pré-matrícula. O pagamento efetuado pelo candidato poderá ser acompanhado pela instituição sem a necessidade de envio/entrega de comprovante.

Diploma e Histórico Escolar expedido por Instituição Estrangeira deverão ser autenticados pela autoridade consular brasileira competente no país de origem da documentação, além de traduzido para o português por tradutor juramentado.

Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Pré-Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Pré-Matrícula e enviá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Pré-Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá enviar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.

A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a pré-matrícula será automaticamente cancelada.

ENDEREÇO PARA A PRÉ-MATRÍCULA:

Local de envio da documentação (POR CORREIO):
Universidade Metodista de São Paulo
Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação - Campus Rudge Ramos
Rua do Sacramento, 230 - Edifício Beta - 09640-000 - São Bernardo do Campo/SP


Local de entrega da documentação (PRESENCIALMENTE):
Universidade Metodista de São Paulo – UMESP
Central de Relacionamento 
Campus Rudge Ramos
Rua Álfeu Tavares, 149 – Anexo Ómicron (em frente à Portaria Principal) 
São Bernardo do Campo/SP
Segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30 

 

Importante: o acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem para os alunos matriculados em cursos na modalidade a distância será aberto em até um dia útil após a confirmação do pagamento da matrícula junto aos bancos conveniados.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS/DÚVIDAS/ESCLARECIMENTOS CONTATAR:
1. Informações dos cursos
- Telefone: 0800 889 2222, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e de sábado, das 9h às 14h
- E-mail: latosensuead@metodista.br 

2. Dúvidas relativas aos documentos exigidos e pagamento da pré-matrícula
- Telefone: (11) 4366-5571, de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h30

 


 

Pré-requisitos necessários para o acompanhamento das Webaulas 
  Windows XP Windows Vista Windows 7 Windows 8 Mac OS X
CPU Dual core Dual core Dual core Core 2 duo Core 2 duo
Memória RAM 1 GB ou superior 2 GB ou superior 2 GB ou superior 2 GB ou superior 2 GB ou superior
Hard Disk 20 GB 40 GB 80 GB 80 GB 80 GB
Periféricos Caixa de som
Internet 10 MB
Aplicativos Java atualizado
VLC
Midia Player
Opcionais  Câmera
Microfone
* Em caso de encontrar-se em uma rede corporativa ter habilitado pelo menos uma das portas 80, 443 ou 2187
Comunicar erros

INÍCIO DAS AULAS

.

acipi2015.gif

IN COMPANY
TELEFONE

:: (11) 4366-5000
(Grande São Paulo)

:: 0800-889 2222
(demais localidades)

E-MAIL

:: Cursos presenciais


:: Cursos a distância

RECREDENCIAMENTO

Portaria MEC 641, publicada no DOU em 18 de maio de 2012