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Dúvidas frequentes

Inscrições e Matrículas

1 - Há possibilidade de iniciar um curso de Pós-Graduação Lato Sensu, mesmo não sendo graduado na área do curso que desejo fazer?
Existe a possibilidade, porém é necessário que no período de inscrição e matrícula sejam verificados quais são os pré-requisitos do curso pretendido.

2 - Resido em outra cidade, posso enviar a documentação solicitada, juntamente com a inscrição via correio?
Sim, os candidatos residentes fora de São Paulo poderão inscrever-se por correspondência registrada, via Sedex ou por procuração, encaminhando a ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada, juntamente com os documentos ali inseridos.

3 - Sou graduado, contudo, ainda não solicitei meu diploma na universidade. Posso fazer a matrícula nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, mesmo assim?
Sim. Em substituição a cópia autenticada do diploma de curso superior, devidamente registrado, você poderá apresentar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, ocasião em que assinará um termo de compromisso/ciência, no qual será definido o prazo para entrega do diploma.

4 - Sou graduado pela Universidade Metodista, para matrícular-me nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu é necessário apresentar o histórico escolar e o diploma?
Sim, trata-se de um novo processo e é necessário apresentação dos documentos solicitados pela Coordenação de Processos Acadêmicos de Pós-Graduação, para efetivação da matrícula.

5 - Como funciona o Processo Seletivo para os cursos da Pós-Graduação Lato Sensu? Há alguma etapa de avaliação escrita?
Os cursos de Lato Sensu que aplicam o processo seletivo, a seleção dos candidatos realiza-se segundo os critérios estabelecidos em cada projeto de curso e, minimamente, da análise do histórico escolar e do curriculum vitae. A critério do Projeto Pedagógico do curso, o processo seletivo poderá incluir exame de conteúdos e entrevista.

6 - Efetuei o pagamento do boleto de pré-matrícula e não recebi nenhum contato da Universidade, o que devo fazer?
Após o pagamento do boleto de pré-matrícula, o candidato deve aguardar a divulgação dos resultados de oferecimento dos cursos, de acordo com o previsto no cronograma de datas de pré-matrículas, divulgado na página do Lato Sensu.

7 - Como e quando serão enviadas as orientações para acesso as webaulas?
As orientações relativas ao acesso, bem como a data de início das webaulas e demais informações sobre o curso serão disponibilizadas via e-mail, a partir da divulgação dos resultados de oferecimento dos cursos.

8 - Tenho interesse em fazer Mestrado, é necessário cursar primeiro a Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização?
Não, os cursos são independentes com objetivos distintos.

 

Descontos – Pós-Graduação Lato Sensu

1 - Sou ex-aluno da Universidade Metodista, tenho algum desconto nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu?
Profissionais formados pela Universidade Metodista de São Paulo nos cursos de Graduação, Especialização, Mestrado ou Doutorado que ingressarem a partir de 2013 em um dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, presenciais ou a distância, e que não possuam inadimplência com a(s) mensalidade(s) em curso já concluído, serão beneficiados com isenção da pré-matrícula (1ª parcela do curso).

Para os cursos presenciais, haverá concessão de mais 10% de desconto nas mensalidades. Este desconto pode chegar a aproximadamente 20%, pois o benefício é cumulativo com o programa de estímulo à adimplência. Já os alunos que se matricularem em um dos cursos a distância, além da isenção da matrícula, terão desconto de 10% no valor das mensalidades referente ao programa de estímulo à adimplência.



2 - Como devo proceder para obter o desconto nas mensalidades?
Descontos para a antecipação do pagamento de mensalidades. Confira as possibilidades estabelecidas na tabela do Programa Investindo no Futuro;

O aluno que quitar sua mensalidade até o vencimento da parcela terá o desconto do programa de estímulo à adimplência;

Desde 2002 a Universidade Metodista de São Paulo vem firmando Convênio de Cooperação Institucional, Educacional e Cultural com Empresas, o qual tem possibilitado descontos nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu/Especialização.

Confira aqui as empresas que já usufruem dos benefícios oferecidos pela Metodista.

Para requerer este tipo de benefício, o interessado deverá preencher o formulário específico disponível aqui, e entregar declaração de vínculo empregatício com a Empresa conveniada na Central de Relacionamento, localizado no Campus Rudge Ramos Rua Álfeu Tavares, 149 – Anexo Ómicron (em frente à Portaria Principal)


3 - Quais os documentos que devem ser entregues?

Documentos a serem entregues:

Empresa

Declaração de vínculo com a Empresa conveniada e formulário de desconto preenchido.
OBS: Informações complementares poderão ser obtidas no portal da metodista, através do endereço: http://www.metodista.br/lato, nos links: Benefícios e descontos e Convênios.

Caso o pedido seja no ato da matrícula, o desconto será concedido a partir da segunda mensalidade. Para aqueles que fizerem a solicitação após a matrícula, o desconto será gerado a partir do mês seguinte contanto que o pedido seja entregue até o dia 20 do mês corrente, caso contrário, será cadastrado no próximo período. Não há possibilidade de desconto retroativo.

  


Pós-Graduação Lato Sensu

1 - Existem encontros presenciais nos cursos a Distância?
Os cursos de Pós-graduação Lato Sensu EAD da Universidade Metodista de São Paulo atendem a Resolução CNE/CES nº 01, de 08/06/2007, que prevê a  realização de provas presenciais e defesa presencial individual de trabalho de conclusão de curso, a realizar-se no polo escolhido pelo aluno. As webaulas no formato a distância são quinzenais, ao vivo, conforme dia e horário do curso e as atividades acadêmicas são realizadas no ambiente de interação.

2 - É possível acessar o conteúdo das webaulas, nos cursos a distância, em qualquer momento?
Atualmente os cursos de Lato Sensu realizam as webaulas somente no formato ao vivo, portanto o aluno deve estar conectado no horário do curso, nas datas(quinzenais) indicadas pela coordenação de curso.

3 - Como é realizado o controle de frequência nos cursos a distância?
O controle de frequência é realizado a partir da realização de atividades propostas na quinzena, além da participação na webaula, que ocorre ao vivo. Sendo obrigatório, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) de frequência.

4 - Há diferenciação no certificado de conclusão dos cursos presenciais e a distância?
Não. Os certificados são padronizados e não inclui informação sobre a modalidade do curso realizado.  Os certificados expedidos conterão nome do curso, período, nome do aluno e resolução específica de validade do certificado.

5 - O que é fluxo contínuo?
Os cursos em fluxo contínuo, por serem organizados em módulos que não exigem pré-requisitos, permite que novos alunos ingressem em turmas em andamento, em qualquer momento de oferta do curso, sem prejuízo ao processo educacional.

6 - Os cursos de Lato Sensu são reconhecidos?
Embora os cursos lato sensu não se submetam à avaliação sistemática, face às peculiaridades, em especial a mutação dinâmica, ditada por exigências do desempenho profissional, estão sujeitos à avaliação pelos órgãos competentes, por ocasião do recredenciamento da instituição, portanto o credenciamento institucional, e a declaração que o curso atende os requisitos previstos  em  Resolução do CNE/CES  (dados que constarão do registro do certificado) são, independentemente de outra formalidade, indicadores seguros da regularidade do curso.

Presencial: Recredenciamento da Universidade Metodista de São Paulo: Portaria MEC Nº 641, publicada no DOU em 18 de maio de 2012, pelo período de 10 anos.

A Distância: Recredenciamento  para oferta de cursos superiores a distância, na sua sede e em parcerias estabelecidas em outras unidades da Federação pela Portaria nº 1.770, de 1º de novembro de 2006.
Resolução CNE/CES nº 01, de 08/06/2007

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Portaria MEC 641, publicada no DOU em 18 de maio de 2012