Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Jornalismo / Notícias / Reportagem de alunos recebe Menção Honrosa do Prêmio CBN de Jornalismo Universitário 2017

Reportagem de alunos recebe Menção Honrosa do Prêmio CBN de Jornalismo Universitário 2017

Estudantes produziram a matéria “Trabalho: transformações e perspectivas”

28/09/2017 12h55 - última modificação 16/10/2017 12h20

Laís Pagoto, 20, e João Victor de Paula Souza, 21, ainda nem se formaram e já conquistaram o reconhecimento da maior rádio de notícias do Brasil. Com a reportagem “Trabalho: transformações e perspectivas”, os alunos de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo receberam a Primeira Menção Honrosa do Prêmio CBN de Jornalismo Universitário de 2017.

A reportagem fala sobre as relações de trabalho atuais e suas transformações diante da aprovação da Reforma Trabalhista. “Optamos por abordar o fato de muitas pessoas terem migrado para empregos vistos como mais flexíveis e que fogem do modelo tradicional. Também mostramos como jovens empreendedores obtiveram sucesso com negócios próprios e que realmente acreditam que essa possa ser uma opção em tempos de desemprego em alta”, relata Laís.

“É um tema que, de uma forma ou de outra, acaba afetado todo mundo, inclusive nós mesmos. Todos estamos focados em arrumar um trabalho, e as relações e ideias, como estabilidade, estão mudando. Acreditamos que com esse tema, a gente poderia contar mais histórias e trazer mais a humanidade para entender esse assunto que está bem em alta e que é necessário entender”, completa Souza.

A Menção Honrosa é uma grande conquista, já que universitários de todo o País participam do Prêmio com suas reportagens exclusivas. Para os estudantes, que estão no 6º semestre de Jornalismo, a participação no Prêmio foi uma experiência inesquecível, que complementou os aprendizados em sala de aula e os preparou para chegar ainda mais longe.

“Foi incrível, conheci muitas pessoas e histórias e pude entender um pouco de como anda o mercado de trabalho e as relações que estão mudando. Temos que agradecer muito nossos professores, em especial a Eloiza Frederico, que nos deu aula de rádio e foi nossa editora quando trabalhávamos no RROnline, ensinou muita coisa e sempre nos fez sair do padrão”, diz o aluno.

Para Laís, outro ponto de destaque da experiência foi a necessidade de gerenciar o tempo: “Fizemos tudo juntos, conversando, trocando ideias, dando opiniões na produção um do outro. Foi um trabalho de equipe. Nós conversamos bastante com os personagens e tentamos dar voz às suas histórias, assim como buscamos analisar o tema com um olhar crítico, ouvindo especialistas da área do trabalho e emprego”.

“Universidade no Ar”

A Metodista possui uma parceria com a Rádio CBN e reportagens dos estudantes de Jornalismo vão ao ar aos sábados, dando visibilidade ao trabalho dos alunos e os preparando para produzir matérias de profundidade para o rádio. Laís conta que essa vivência na Redação Multimídia foi fundamental para que aprendesse mais a respeito dessa linguagem.

“Pude produzir outra matéria que também foi veiculada na rádio CBN, no programa ‘Universidade no Ar’, sobre como o transtorno de ansiedade atinge jovens. Durante toda a produção da reportagem sobre ansiedade, fui orientada pelos professores do curso. Então, não tenho dúvidas de que a honraria que recebemos agora com o concurso se deve ao trabalho e ao ensinamento que eles nos deram”, declara a aluna.

Ouça a reportagem dos alunos e o making of, clicando aqui.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,

RODOLFO MARTINO - COORDENADOR
rodolfo martino
Veja o Minicurrículo

 


 

jornalismo.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: