Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Jornalismo / Notícias / No aniversário da cidade, Rudge Ramos Jornal faz 35 anos

No aniversário da cidade, Rudge Ramos Jornal faz 35 anos

Veículo feito por alunos do curso de Jornalismo da Universidade Metodista presta serviço para a comunidade

25/08/2015 20h51

GUILHERME PIMENTA

Do Rudge Ramos Jornal*

No mês de aniversário de São Bernardo, que faz 462 anos no dia 20 de agosto, o Rudge Ramos Jornal também está em festa. O jornal, projeto pedagógico pioneiro no país do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo, completa 35 anos nesta edição. A publicação virou referência para moradores da cidade. A cada 15 dias discute o dia a dia do Rudge e do município.

Distribuído gratuitamente aos moradores do bairro e também em pontos importantes da cidade, como a Câmara Municipal, o veículo é totalmente produzido por universitários de Jornalismo da universidade, com a supervisão de professores-editores.

Ao longo de 35 anos, o RRJ passou por diversas reformas gráficas. No início, em 1980, seu formato era A4, tamanho de uma folha sulfite. Em 2005, o modelo standard, igual ao dos grandes jornais, foi adotado pela Redação. Já em 2007, passou a ser tabloide. Hoje, o padrão é o chamado germânico. Apesar das mudanças, a linha editorial sempre foi a mesma: prestar serviço e falar da comunidade.

O reitor da Universidade Metodista, professor doutor Marcio de Moraes, destaca a repercussão do RRJ além do município. “Foi abraçado pela comunidade e também pelos próprios alunos da Universidade. A gente ouve falar do jornal não só no bairro como também em São Bernardo e no ABC”, disse Moraes.

 

A integração com a comunidade local, fundamental para a formação profissional dos alunos de jornalismo, foi ressaltada pelo diretor da Escola de Comunicação, Educação e Humanidades da universidade, o professor doutor Nicanor Lopes. “Estagiários e alunos que passam pelo jornal se formam jornalistas com visão de mundo e conhecem todos os processos, desde a hora que se monta uma pauta até o momento em que o jornal está nas mãos do leitor.”

Já para o professor Rodolfo Carlos Martino, jornalista e coordenador do curso de Jornalismo da Metodista, a principal função do jornal regional é defender os anseios da sociedade. “A proximidade com o leitor é uma característica vital dos jornais e do RRJ. Uma notícia que sai no jornal acaba impactando a comunidade”, disse.

RROnline
Para integrar o projeto impresso, o curso de Jornalismo também foi pioneiro em criar, no ano de 2007, o portal 24 horas de notícias Rudge Ramos Online (www.rronline.com.br).

Com as reportagens publicadas no jornal e também sobre as outras seis cidades do ABC, o site atingiu mais de meio milhão de acessos no primeiro semestre de 2015.

Leia mais:
Rudge Ramos abriga mercado municipal, o único de São Bernardo
Faixa exclusiva de ônibus do Rudge completa um ano

“No momento da criação do RROnline, a Redação passou a receber demandas da população pela internet sobre pautas e também assuntos para serem discutidos no jornal”, disse o reitor Marcio de Moraes.

Além de reportagens em texto, o portal oferece áudios e vídeos aos internautas, também produzidos por alunos e estagiários. “Serve como aprendizado de como as redações dos principais veículos de comunicação do país atuam hoje de forma integrada na divulgação de notícias”, afirmou a professora doutora Margarete Vieira, editora executiva do RROnline e editora responsável pelo Rudge Ramos Jornal.

*Esta reportagem foi produzida por estagiários da Redação Multimídia da Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo


Comunicar erros


RODOLFO MARTINO - COORDENADOR
rodolfo martino
Veja o Minicurrículo

 


 

jornalismo.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: