Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Jornalismo / Notícias / Formandos de Jornalismo vencem na categoria TCC do 29º Troféu HQMIX

Formandos de Jornalismo vencem na categoria TCC do 29º Troféu HQMIX

Websérie Vozes e Traços aborda cenário de quadrinhos no Brasil

28/09/2017 14h49

A paixão pelas histórias em quadrinhos (HQs) uniu o grupo de alunos Bruna Penilhas, Daniel Generalli, Juliana Frezarin e Lucas Alencar para a realização do trabalho de conclusão de curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo. Mas muito além de os levar à reta final da graduação, essa paixão ainda os ajudou a conquistar uma grande honraria das HQs no Brasil: o prêmio de Melhor TCC no Troféu HQMIX.

Formados em dezembro de 2016, ainda no segundo ano do curso os estudantes já consideravam trabalhar com a temática no projeto final. “Sempre fui fã de histórias em quadrinhos. No decorrer do curso, conheci HQs e artistas brasileiros e fiquei maravilhado com a qualidade e a diversidade das obras nacionais”, relata Alencar.

O formato de websérie foi a aposta para divulgar HQs de forma simples, acessível e rápida. Orientados pela professora Eloiza Frederico, se aprofundaram na temática e nos conceitos aprendidos ao longo dos anos na Universidade: “Embarcar na produção de um trabalho mais longo e mais detalhado é sempre um desafio, mas é também uma oportunidade de colocar em prática tudo o que aprendemos no curso”.

Por acompanhar de perto o universo dos quadrinhos, os estudantes já conheciam o prêmio HQMIX e resolveram inscrever o trabalho no prêmio ainda durante sua produção. “Ficamos muito, muito contentes por termos sido escolhidos pela comissão julgadora do HQMix. O nosso objetivo era retratar o atual cenário dos quadrinhos brasileiros. Se fomos premiados por uma comissão de membros dessa cena significa que atingimos nosso objetivo. Isso é muito gratificante”, declara o jornalista.

“Vozes e Traços” foi o título escolhido para a websérie, que em cinco episódios com duração de cerca de seis minutos cada, fala sobre artistas independentes, pequenas editoras, lojas especializadas, eventos, diversidade e desafios dos quadrinhos nacionais. Todos os vídeos foram disponibilizados no Youtube e trazem entrevistas com artistas e especialistas da área.

Sobre o papel da Universidade em todo esse processo, Alencar diz que além dos equipamentos, ajuda técnica e da orientação, foram fundamentais os ensinamentos dos quatro anos na Metodista. “Quando chega a hora de pensar, produzir e divulgar o projeto, percebemos como cada professor, das mais diversas disciplinas, nos deixou ensinamentos essenciais para que conquistássemos esse reconhecimento”, finaliza.

Você pode assistir ao primeiro episódio da websérie abaixo:

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , ,

RODOLFO MARTINO - COORDENADOR
rodolfo martino
Veja o Minicurrículo

 


 

jornalismo.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: