Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Jornalismo / Notícias / Editores da Redação Multimídia passarão um ano realizando pesquisa em Portugal

Editores da Redação Multimídia passarão um ano realizando pesquisa em Portugal

Margarete Vieira e Julio Verissimo vão para a Universidade do Porto em setembro

10/08/2017 18h41

Docentes estudarão experiência da Redação Multimídia e reportagens de profundidade. Foto: Maristela Caretta

À frente da Redação Multimídia desde sua criação, em 2010, e há muitos anos atuando no curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo, os professores Julio Verissimo e Margarete Vieira ficarão distantes de São Bernardo durante um ano. Os docentes partem em setembro para a Universidade do Porto, em Portugal, para a realização de pesquisas na área da comunicação.

Mesmo geograficamente longe da Metodista, os professores ainda estarão focados nos assuntos debatidos diariamente em sala de aula. Margarete, que é editora-responsável do Rudge Ramos Jornal e editora-executiva do RROnline, abordará a criação e consolidação da Redação Multimídia em seu estágio pós-doutoral.

“É uma experiência única em cursos de Jornalismo no Brasil e um grande avanço do nosso projeto pedagógico. Essa é uma oportunidade para que outros países conheçam a gente, saibam do curso da Metodista. Nossa experiência deve ser contada e seu alcance ampliado para fora do Brasil”, diz Meg – como é conhecida pelos alunos e colegas.

A Redação é um dos espaços multimídia disponíveis para os alunos da Universidade, unindo teoria e a prática e possibilitando aos estudantes experiência em rádio, televisão, on-line e impresso. Verissimo, editor-chefe do RROnline e editor-executivo do RRJ, vai fazer doutorado e relata que o foco específico de sua pesquisa ainda será definido, mas parte de sua experiência no jornalismo impresso e das mudanças que a profissão sofre, sobretudo a ausência de reportagens de profundidade na mídia.

“A impressão que dá é que a pessoa consome informação como se fosse fast food. Estamos sem referencial, as redações de jornal impresso e on-line não têm profissionais para produzir grandes reportagens, a imprensa sofre uma perda com isso”, declara. O docente ficará em Portugal durante um ano e, nos anos seguintes, fará uma ponte São Bernardo-Porto.

Sob nova direção

A Universidade do Porto foi a escolha dos professores pela experiência similar à da Metodista com diversas áreas da comunicação multimídia. Para eles, este ano de estudos representa também a reflexão dos próximos desafios da Redação Multimídia, como formas de expandir a atuação da Metodista e seus veículos na mídia regional do ABC.

Hoje, o Rudge Ramos Jornal tem uma tiragem de mais de 10 mil exemplares e sua versão on-line recebe cerca de um milhão de cliques anuais. Um projeto tão amplo precisa ser coordenado por um profissional experiente e a escolhida foi a professora Camila Escudero, doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade de Illinois, dos Estados Unidos. Formada em Jornalismo e mestre pela Metodista, Camila deu aulas na Instituição entre 2008 e 2013.

“A Camila é ex-aluna, o que mantém a nossa tradição aqui, e tem expertise da Redação. Já conhece os processos e tem experiência com impresso. Ela tem o DNA da Redação Multimídia e foi uma escolha muito feliz para ficar à frente desse projeto, reforçando o papel pioneiro da Redação”, conclui Julio.

Confira todas as reportagens do RROnline.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , ,

RODOLFO MARTINO - COORDENADOR
rodolfo martino
Veja o Minicurrículo

 


 

jornalismo.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: