Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Jornalismo / Notícias / Cobertura da COP24 possibilitou crescimento profissional e troca cultural, relatam alunos e professores

Cobertura da COP24 possibilitou crescimento profissional e troca cultural, relatam alunos e professores

Grupo compartilhou vivências da viagem à Polônia em evento na Metodista

25/02/2019 18h40 - última modificação 26/02/2019 21h32

Barreiras linguísticas, frio, aprendizado, desenvolvimento profissional, vivências inesquecíveis e muita história para contar: este é o saldo final da viagem a Katowice, na Polônia, realizada por alunos e docentes da Universidade Metodista de São Paulo no final do ano passado.

O objetivo da viagem foi a cobertura da COP24, Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), evento que discutiu ações contra as mudanças climáticas enfrentadas pelo mundo.

Cinco estudantes da Metodista, de Jornalismo e da Pós-Graduação em Comunicação Social (Póscom), viajaram com os professores Alexandra Gonsalez, Cilene Victor e Roberto Chiachiri para desenvolver conteúdo multimídia sobre a COP24 que foi divulgado em grandes veículos, como Jornal da Cultura, Época Negócios e Bol. Os resultados foram apresentados aos alunos de Jornalismo no evento "Metodista na COP24" nesta segunda-feira (25 de fevereiro).

Enriquecimento cultural e profissional

“Entrevistamos gente do mundo todo, fizemos uma biografia, falamos inglês, passamos nervoso, mas isso abriu muitas portas para a gente. Eu trabalhava na Redação Multimídia e agora vou para a Record. Se vocês puderem, vão. É a melhor experiência que vão ter”, disse Giulia Requejo, aluna do 5º semestre de Jornalismo. A estudante enfrentou muitas dificuldades desde a imigração, tanto por conta de barreiras linguísticas quanto pelo peso de viajar para fora do Brasil sem a família. 

Todas as reportagens escritas pelos estudantes da Metodista foram assinadas por eles. “Isso é uma construção de portfólio e de currículo”, ressalta a professora Alexandra Gonsalez. A vivência foi interessante para quem está começando no Jornalismo, mas também mudou muito a visão de pessoas com mais bagagem profissional. 

“É uma experiência totalmente diferente cobrir um evento internacional fora do Brasil, pois não estamos no conforto da nossa cultura. Conversar com pessoas de outros países, não só com as fontes, mas com jornalistas, é uma troca cultural muito importante”, relata Wagner Ribeiro, aluno do Póscom.

Ribeiro trabalha há 15 anos com fotojornalismo, mas diz que a viagem à Polônia foi interessante para desenvolver materiais em diversas mídias, habilidade exigida pelo mercado de trabalho atualmente. 

Próximos desafios

A boa repercussão do trabalho dos alunos e a importância de discutir as mudanças climáticas motivaram os professores a realizarem o Projeto Integrado (PI) do 5º semestre de Jornalismo com essa temática. “O desafio de vocês é de como sensibilizar o morador do ABC de que esse tema tem relação com a vida dele, transformar isso em temas do dia a dia”, provocou o professor Valdir Boffetti.

Neste ano, a conferência será realizada no Chile e a Metodista realizará novamente a cobertura. “Queremos continuar com esse projeto levando mais alunos para a COP25. Esse é um projeto da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) e da Cátedra Unesco e esperamos lotar o Chile neste ano”, declarou Cilene Victor, que desde 1992 realiza coberturas das conferências da ONU.

Vanessa Martins, assessora de relações internacionais da Metodista, ressaltou a importância da internacionalização no espaço universitário e convidou os estudantes a participarem de projetos como esse: “Nosso objetivo é que vocês possam ter essa experiência fora da área em que vivem e sempre estiveram”.

O coordenador de Jornalismo, Eduardo Grossi, enfatizou a preocupação da universidade com a internacionalização. “Queremos situar vocês da riqueza dessa oportunidade, pois queremos que vocês vivam isso também. Não precisa ser uma experiência exatamente como essa, mas participem de uma vivência internacional”, concluiu.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,

EDUARDO GROSSI- COORDENADOR

Minicurrículo

 

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

X