Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Jornalismo / Notícias / Aluno da Metodista fica entre os seis finalistas do Prêmio Santander Jovem Jornalista

Aluno da Metodista fica entre os seis finalistas do Prêmio Santander Jovem Jornalista

18/11/2013

18/11/2013 13h04

Junior Carvalho (segundo da esquerda para a direita) ganhou um notebook pela boa colocação no prêmio - Foto: Raphael Andrade/RRJ

Por Raphael Andrade/ RROnline

Nesta terça-feira (12) ocorreu a entrega do Prêmio Santander Jovem Jornalista, que premia o ganhador com uma bolsa de estudos de seis meses na Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra, na Espanha. O concurso teve o estudante José Raimundo de Carvalho Junior, do 6º semestre do curso de jornalismo da Faculdade de Comunicação como representante da Universidade Metodista de São Paulo.

O estudante se inscreveu no prêmio com a reportagem “Em Diadema, floricultura empresta endereço a 500 famílias”, que focava na situação de entrega de correspondências dos moradores do bairro Sítio Joaninha, em Diadema. Apenas alunos que participaram de todas as palestras da “Semana Estado” puderam enviar seus textos com o tema central uma pauta divulgada no primeiro dia do evento.

Segundo Junior, inicialmente o foco da matéria não seria a floricultura que serve como ponto de retirada das cartas, mas que no decorrer da elaboração da reportagem, a mudança foi necessária por conta do prazo de entrega. “A matéria que eu ia fazer era sobre habitação, venda ilegal de imóveis populares, mas fiquei refém de informações de assessoria, então em cima da hora corri e na segunda à noite mudei de pauta. Fui na terça de manhã no bairro, escrevi  durante a tarde e enviei. Eu tinha que entregar na terça-feira até às 18h”, contou.

Mesmo com a mudança em cima da hora, Junior chegou à final do concurso, entre os noventa e nove candidatos inscritos.

Para a editora de Desenvolvimento Editorial do jornal O Estado de S.Paulo, Carla Miranda, uma das preocupações da “Semana Estado” é conectar os temas dos debates, que servem como base para os estudantes escreverem os textos, com o que está sendo discutido dentro da redação do jornal. “Atualmente, a principal discussão é você debater as grandes reportagens, porque ainda existe espaço para se fazer isto. Estamos debatendo muito esse tema”, afirmou.

Marcos Madureira, vice presidente executivo do banco Santander, que já patrocina o prêmio há oito anos, afirma que apoiar projetos como esse é incentivar o crescimento do Brasil. “A gente acredita que um país só vai para frente se alguns grupos gestores da sociedade estiverem muito firmes, e um deles é a imprensa. Então temos uma crença que a população precisa ter uma imprensa livre, forte, com profissionais bem formados para que o Brasil siga adiante”.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,

RODOLFO MARTINO - COORDENADOR
rodolfo martino
Veja o Minicurrículo

 


 

jornalismo.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: