Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Jornalismo / Módulos / Módulos - Currículo 2

Módulos - Currículo 2

1º Período

 

Módulo: Atividades Complementares. 60 h/a

Ementa: Atividades monitoradas, integração com módulos que compõem o primeiro período sob o eixo temático Introdução ao Jornalismo. Atenderá também o manual de atividades complementares que consta do Projeto Pedagógico.

 

Módulo: Comunicação, História e Sociedade. Teórico, 120 h/a

Ementa: O século XX e XXI: as duas grandes guerras mundiais e a bi-polarização política e econômica do pós-guerra. O processo de integração econômica e a globalização. O papel das mídias e seu impacto como formadores de opinião. Os grandes conglomerados de comunicação no Brasil e no mundo: do veículo impresso ao universo da hipermídia. O desenvolvimento da fotografia, do cinema, do vídeo e da vídeoarte. Os avanços tecnológicos e as novas características do mercado hiper-globalizado. Os novos modelos de desenvolvimento sustentável que estão surgindo.

 

Módulo: Comunicação, Mídias e Narrativas. Teórico, 120 h/a

Ementa: Redação, argumentação e linguagem. Discute criticamente elementos ligados à leitura e produção de textos por meio de narrativas midiáticas. O uso da língua nacional para aprimorar os níveis de leitura e escrita dos alunos e assim tornar os discentes mais críticos na observância dos diferentes gêneros textuais. Utiliza práticas de narrativas literárias para identificar criticamente elementos das línguas orais e escritas.

 

Módulo: Linguagens Jornalísticas. Prático, 160 h/a

Ementa: Conceitua os elementos básicos constitutivos da notícia, da reportagem, da entrevista e, também, a escolha das fontes de informação. Discute características específicas do texto do texto do jornal impresso diário, da redação de textos para o radiojornalismo e a linguagem televisiva, a relação texto-imagem e a redação de textos para telejornalismo. Realizam atividades práticas que simulam a rotina jornalística.

 

2º Período

 

Módulo: Atividades Complementares. 60 h/a

Ementa: Atividades monitoradas, integração com módulos que compõem o segundo período sob o eixo temático Formação da Opinião Pública. Atenderá também o manual de atividades complementares que consta do Projeto Pedagógico. *A partir deste segundo semestre e por todo o curso -, os conhecimentos adquiridos vão resultar na execução de um videoblog informativo que fará o registro de todo o percurso de aprendizado do aluno.

 

Módulo: Linguagem Visual. Prático, 160 h/a

Ementa: Apresenta conceitos de estética e expressão multimídia e capacita o aluno para executar narrativas jornalísticas em texto, foto, vídeo e áudio. Exercita a relação texto-imagem em ambientes digitais.

 

Módulo: Sociedade, Realidade Urbana e Formação da Esfera Pública. Teórico, 120 h/a

Ementa: Apresenta os conceitos essenciais do pensamento social e o diagnóstico dos problemas do mundo moderno desenvolvido pelos autores clássicos e contemporâneos. Propõe trazer a reflexão sobre as transformações da sociedade capitalista, a construção de uma cultura de massa, bem como o desafio da sustentabilidade e as discussões sobre a sociedade. A partir das discussões sobre a formação da cidade capitalista, as contradições socioeconômicas, ambientais e culturais, com ênfase na sociabilidade presente nas periferias, buscar a compreensão do conflituoso processo de formação da opinião pública nas sociedades marcadas pela diversidade.

 

Módulo: Teoria e Processo da Comunicação. Teórico, 120 h/a

Ementa: Conceitos básicos das teorias da comunicação e suas principais escolas, sua presença no campo das ciências sociais e a compreensão das interações suas influencias e reflexos na sociedade. A ciência como formuladora de problemas, seu papel e sua contraposição ao conhecimento popular. A metodologia da pesquisa em comunicação e seus procedimentos na vida acadêmica. Introdução aos estudos de recepção e audiência, as perspectivas culturais e a apresentação dos pensadores da comunicação no Brasil e na América Latina.

 

3º Período

 

Módulo: Atividades Complementares. 40 h/a

Ementa: Projetos de extensão e / ou aperfeiçoamento a que se reporta o terceiro período, com base no eixo temático Jornalismo e Comunidade. Atenderá também o manual de atividades complementares que consta do Projeto Pedagógico.

 

Módulo: Assessoria de Comunicação. Prático, 80 h/a

Ementa: Apresenta conceitos fundamentais de Assessoria de Comunicação bem como as ferramentas de Assessoria de Imprensa. Introduz a identificação dos públicos e o planejamento e a elaboração de Plano de Comunicação para as organizações em geral.

 

Módulo: Comunicação, Arte e Cultura. Teórico, 80 h/a

Ementa: Introdução aos conceitos da estética e da arte. Características da produção artístico-cultural do século XX e XXI, no mundo ocidental e seus reflexos no Brasil e nos demais países da América Latina, da Modernidade ao Contemporâneo. A arte, a cultura e os contextos social, político e ideológico de sua produção. A Arte como mercadoria e as formas de reprodução. O empreendimento coletivo e a autoria nas artes. A Arte e as vanguardas no século XX até os dias atuais. A Arte do pós-guerra: engajamento e experimentalismo. Panorama, desafios e possibilidades do fazer artístico hoje.

 

Módulo: Jornalismo Comunitário. Teórico e prático, 120 h/a

Ementa: Conceitua o jornalismo comunitário e social no âmbito local dos grupos populares. Discute como se dá a atuação do jornalista nas comunidades, com o objetivo de estimular o exercício da democracia e da cidadania. Princípios de comunicação participativa e como os movimentos sociais vêm utilizando a Internet para a produção de informação. Capacita o aluno para a produção de informações sobre as comunidades e para a sua atuação como repórter regional. Realização de reportagens (texto, fotos, áudios e vídeos) para o portal RRonline. Repercute as dimensões sociais, econômicas e ambientais na representação social.

 

Módulo: Módulo de Formação Cidadã II. Teórico, 120 h/a

Ementa: Aborda as questões fundamentais relativas à inclusão social e ao protagonismo dos movimentos sociais nos termos da formação cidadã e humanista. Estuda os métodos filosóficos e teorias do conhecimento, sendo a Ética um tema filosófico articulado ao pensamento crítico. A temática da Cidadania, por sua vez, contempla as questões pertinentes à práxis transformadora e a cidadania ativa a partir de diferentes campos do saber. O desenvolvimento do módulo respeita as especificidades dos cursos, vinculando as discussões à formação geral por meio das temáticas optativas, dentre as quais estão a educação das relações étnicorraciais, os direitos humanos, a inclusão e a Libras. Tais atividades ocorrem, em função de três eixos de formação cidadã definidos, e de suas respectivas áreas, conforme descritos a seguir:

  • Eixo Estético-somático relativo ao desenvolvimento da sensibilidade do aluno preocupa-se com a expressão pessoal (oral, corporal, escrita), com a comunicação, integração corporal e relacionamento humano.
  • Eixo de Conhecimento Compreensivo tem o propósito de ampliar a compreensão do aluno, ao tratá-lo como parte da cultura e de um complexo cognitivo, existencial, cultural, sócio-histórico, econômico-político.
  • Eixo de Práticas Interativas objetiva integrar o corpo discente no fazer reflexivo, na execução de projetos teórico práticos comuns; atenuar as dicotomias entre teoria e prática, bem como entre a universidade e a cidadania.

 

 

4º Período

 

Módulo: Atividades Complementares. 40 h/a

Ementa: Atividades práticas de campo na área de Jornalismo, determinadas pelo eixo do semestre Práticas Jornalísticas. Atenderá também o manual de atividades complementares que consta do Projeto Pedagógico.

 

Módulo: Brasil Contemporâneo. Teórico, 160 h/a

Ementa: O processo de modernização periférica da sociedade brasileira e os condicionamentos globais da economia capitalista. As estruturas internas do poder econômico e social a partir da Revolução de 30. A II Guerra e a redemocratização dos anos 50. O papel do Estado, o nacionalismo e a reconstrução da identidade cultural do país. A crise do populismo e a ditadura militar. A redemocratização dos anos 70, conciliação e mudança. A hegemonia neoliberal e os movimentos culturais que expressam a nova realidade social do crescimento econômico. O Brasil e sua inserção na economia global e no desenvolvimento sustentável.

 

Módulo: Oficinas de Jornalismo. Prático, 240 h/a

Ementa: Desenvolve o processo de produção jornalística para Impresso, Rádio e TV, conforme rotina de uma redação. Também destaca a produção do Rudge Ramos Jornal, de Telejornal e de Radiojornal.

 

5º Período

 

Módulo: Estágio Supervisionado. Prático, 60 h/a

Ementa: Desenvolver a prática laboral para consolidação das diversas etapas do percurso de aprendizado a ser desenvolvido a partir do quinto semestre até o oitavo. Possibilitar a análise crítica e independente da função social do jornalista, possibilitando tanto a compreensão da vivência das relações de trabalho no dia-a-dia profissional. Valorizar o conhecimento teórico e cidadão.

 

Módulo: História e Perspectiva do Jornalismo. Teórico, 80 h/a

Ementa: O campo social do Jornalismo e sua especificidade como forma de conhecimento do mundo. A prática profissional e o interesse público, seus regramentos sociais e sua interface com o universo político, econômico, ambiental e cultural. Jornalismo e construção do cotidiano; Jornalismo e movimentos sociais. As principais correntes teóricas que definem o Jornalismo como uma prática profissional e cultural dotada de particularidade própria no universo das Ciências Sociais. Momentos históricos, No Brasil e no mundo, em que o Jornalismo consolida seu papel como instrumento de emancipação social e que reafirmam sua epistemologia prática e acadêmica. Integrar a análise dos trabalhos de repórteres e a relevância social das coberturas produzidas através de exercícios de interpretação que destaquem não apenas os gêneros do Jornalismo mas também a sintonia que a atividade profissional mantém com a realidade. Integram as atividades do curso a leitura e análise de trabalhos jornalísticos de grande importância no registro de acontecimentos de forte impacto junto à opinião pública.

 

Módulo: Jornalismo Digital. Prático, 200 h/a

Ementa: Estuda conceitos e convenções do mercado da comunicação na internet e da emergência de novas mídias relacionados à produção jornalística, bem como as aplicações de ferramentas e softwares que viabilizem a produção de conteúdo online. Exercita a prática na redação jornalística em formato multimídia.

 

Módulo: Jornalismo e Redes de Informação. Teórico, 120 h/a

Ementa: Os paradigmas das relações internacionais e a estruturação do sistema mundial internacional na contemporaneidade. Temas contemporâneos da agenda internacional, os processos da globalização (políticos, econômicos e culturais), a regionalização, a formação de organizações internacionais no século 20 e 21. Áreas transversais como sustentabilidade, direitos humanos, conflitos étnicos e religiosos, nacionalismos e terrorismo. A Comunicação no mundo globalizado e sua relação com o tecnológico, o político e a cultura. Discute a Contribuição do jornalismo para o entendimento das questões mundiais, bem como da das relações entre os eventos mundiais e nosso país. Apresenta o papel do jornalista num mundo interconectado. Análise de noticiários e coberturas internacionais, debate a atuação das Agências de notícias, dos correspondentes internacionais e de guerra. Análise comparativa dos sistemas de comunicação, de planejamento e organização dos processos de produção, da qualidade das mensagens, das condições de circulação e consumo de mensagens. Apresenta a atuação dos instrumentos de controle sobre os meios de comunicação nos diferentes sistemas políticos.

 

6º Período

 

Módulo: Estágio Supervisionado. Prático, 60 h/a

Ementa: Desenvolver a prática laboral para consolidação das diversas etapas do percurso de aprendizado a ser desenvolvido a partir do quinto semestre até o oitavo. Possibilitar a análise crítica e independente da função social do jornalista, possibilitando tanto a compreensão da vivência das relações de trabalho no dia-a-dia profissional. Valorizar o conhecimento teórico e cidadão.

 

Módulo: Crítica da Mídia. Teórico, 120 h/a

Ementa: Aborda questões legais e éticas da prática jornalística, bem como analisa criticamente os conteúdos das matérias. Também discute a formulação das políticas públicas de comunicação, os grandes grupos midiáticos nacionais e internacionais e faz foco na democratização e na participação da sociedade.

 

Módulo: Estudos de Narrativas em Jornalismo. Teórico, 80 h/a

Ementa: Estuda aspectos relativos à relação entre a produção literária e o texto jornalístico, focando-se em elementos temáticos, organizacionais e estilísticos. Apresenta características da linguagem literária, agregando novos saberes sobre a produção e a interpretação de textos de diferentes gêneros, privilegiando a interdisciplinaridade e a postura dialógica do discurso. Propõe ainda a reflexão sobre a intersecção entre a literatura e o jornalismo também no âmbito do vídeo, do áudio e da produção transmídia, destacando as particularidades e as características próprias de cada área, procurando analisar quais as contribuições mútuas.

 

Módulo: Jornalismo Transmídias. Teórico e prático, 200 h/a

Ementa: Exercita a produção de reportagens com base na interpretação do noticiário. Propõe a discussão dos diversos temas que compõem o jornalismo especializado, com ênfase em economia, política, ciência e tecnologia, sustentável e esportes. Debate a segmentação da informação e os seus resultados na produção jornalística. Reflete o jornalismo investigativo e as possibilidades de uso de banco de dados na prática jornalística, além das técnicas investigativas com uso de tecnologia. Estimula a produção de reportagens experimentais.

 

7º Período

 

Módulo: Estágio Supervisionado. Prático, 60h/a

Ementa: Desenvolver a prática laboral para consolidação das diversas etapas do percurso de aprendizado a ser desenvolvido a partir do quinto semestre até o oitavo. Possibilitar a análise crítica e independente da função social do jornalista, possibilitando tanto a compreensão da vivência das relações de trabalho no dia-a-dia profissional. Valorizar o conhecimento teórico e cidadão.

 

Módulo: Empreendedorismo & Inovação. Teórico e prático, 200 h/a

Ementa: Discute as diversas possibilidades de atuação profissional e prepara o futuro jornalista para elaborar e executar projetos editoriais inovadores para diferentes públicos e instituições, bem como para a atuação como autônomo, e apresenta os procedimentos básicos para a gestão de empresa individual ou societária. Apresenta e debate conceitos fundamentais de Assessoria de Comunicação Integrada. Apresenta elementos teórico-práticos para a gestão de carreira e de empresas e tendências da produção jornalística autoral contemporânea.

 

Módulo: Produção de Pré-Projeto em TCC. Teórico, 120 h/a

Ementa: Apresenta os elementos constitutivos de um pré-projeto para a realização de um projeto jornalístico. Acompanha a produção de uma proposta de trabalho original para a execução do Projeto Experimental em uma das modalidades previstas no curso. Para tal, serão fornecidas as ferramentas metodológicas para a elaboração de pesquisa na comunicação, bem como os encaminhamentos metodológicos para a construção de projetos. O objetivo é permitir que o estudante organize suas ideias, reúna, fundamente e sistematize os materiais que estão sendo coletados com o propósito de apresentar uma proposta consistente e viável trabalho de Conclusão de Curso.

 

Módulo: Seminários Temáticos. Teórico, 120 h/a

Ementa: Apresentação de pesquisas, discussões e perspectivas sobre diferentes dilemas e desafios éticos contemporâneos no Brasil e no mundo. Discussões éticas sobre o desenvolvimento sustentável, a circulação do capital, da produção e do consumo, sobre a ciência e a tecnologia, sobre trabalhadores migrantes e diversidades em trânsito no espaço urbano, sobre a desigualdade e a violência e no país, políticas públicas e direitos às minorias, entre outros.

 

8º Período

 

Módulo: Estágio Supervisionado. Prático, 60 h/a

Ementa: Desenvolver a prática laboral para consolidação das diversas etapas do percurso de aprendizado a ser desenvolvido a partir do quinto semestre até o oitavo. Possibilitar a análise crítica e independente da função social do jornalista, possibilitando tanto a compreensão da vivência das relações de trabalho no dia-a-dia profissional. Valorizar o conhecimento teórico e cidadão.

 

Módulo: Produção Autoral. Teórico e prático, 360 h/a

Ementa: Envolve a concepção, o planejamento e a execução de um Projeto Experimental constituído por um trabalho prático de cunho jornalístico, bem como a reflexão sobre as práticas ao longo do desenvolvimento deste produto. Enfatiza as propostas, linguagens e formatos que representam inovação ao mercado ou produção autoral com ênfase em produção multimídia, novas abordagens ou linguagens. É possível a realização de um trabalho de caráter reflexivo, teórico ou conceitual sobre o papel do jornalismo nas modernas sociedades.

Comunicar erros

RODOLFO MARTINO - COORDENADOR
rodolfo martino
Veja o Minicurrículo

 


 

jornalismo.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: