Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Jogos Digitais / Notícias / Com temática inovadora, curso de Jogos Digitais a distância recebe conceito “muito bom” do MEC

Com temática inovadora, curso de Jogos Digitais a distância recebe conceito “muito bom” do MEC

1ª turma encerra formação moderna demandada por grandes produtoras e em dispositivos móveis

27/06/2017 14h10 - última modificação 25/07/2017 15h19

Os 22 alunos da 1ª turma do curso de Jogos Digitais na modalidade a distância que se formaram neste primeiro semestre de 2017 receberam de presente não apenas merecido certificado pelos esforços nos estudos, mas um diploma com conceito de qualidade 4 do Ministério da Educação.

O reconhecimento do curso com qualificação equivalente a “muito bom” -- em escala que vai de 1 a 5 – acaba de ser divulgado pelo MEC, após visita de comissão de avaliadores realizada de 11 a 14 de junho último. A avaliação levou em consideração três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, além de infraestrutura.

Trata-se de uma grande conquista, segundo o coordenador e professor Leandro Yanaze, ao falar da dimensão inovadora do curso, que une as habilidades de duas áreas em franca evidência: comunicação e tecnologia.

“O Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais junta os melhores recursos da Universidade Metodista, com alto grau de reconhecimento externo: qualidade dos cursos de comunicação, proposta inovadora dos cursos de tecnologia e a estrutura da EAD. Além desses destaques institucionais reconhecidos na avaliação do MEC, Jogos Digitais é formado por um grupo de professores muito engajado com a proposta pedagógica, o que sustenta alto nível de qualidade das aulas e roteiros de estudo”, descreve professor Leandro.

Mercado em alta

O mercado brasileiro consumidor de jogos digitais é, há muitos anos, um dos principais do mundo. Já a indústria de jogos digitais no Brasil ainda é muito nova, por isso oferece oportunidades ilimitadas. Por estar em fase de amadurecimento, empresas e profissionais de desenvolvimento de jogos digitais se articulam e trocam muitas experiências em encontros sistemáticos, onde existe também compartilhamento de oportunidades de trabalho e de projetos.

Trata-se de um mercado que demanda profissionais com competência em programação, em design, criatividade e arte. Há possibilidades de se trabalhar em produtoras de jogos digitais ou ter a própria empresa ou também atuar como free-lancer, com trabalhos independentes para grandes produtoras. “No Brasil, o foco está no desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis, jogos educacionais, simuladores e jogos de promoção de produtos e de serviços, os conhecidos advergames”, cita o coordenador do curso da Metodista.

Com duração de dois anos e meio e módulos semestrais que conferem certificações intermediárias, Jogos Digitais têm proposta inovadora de mesclar os conceitos de Leitura @tiva da Educação a Distância Metodista e a ‘classe invertida’ dos encontros presenciais quinzenais. “Em termos de portfólio da instituição, pode ser considerada uma iniciativa inovadora”, reforça professor Leandro. As aulas on-line ocorrem às quartas-feiras, das 19h20 às 22h50.

O grande diferencial em relação a outros cursos de desenvolvimento de jogos digitais está na aplicação e integração do conteúdo aprendido nos PAPs (Projetos de Ação Profissional) desenvolvidos em cada período: o aluno desenvolve cinco protótipos de jogo digital referentes aos cinco períodos do curso. “Isso cria um portfólio muito significativo para sua prática profissional”, cita o coordenador.

Associado à modalidade presencial, a proposta da Metodista de implementar Jogos Digitais na plataforma EAD trouxe diversos desafios, começando pelo acesso do aluno a todos os softwares exigidos. “Por isso, a proposta dos encontros presenciais quinzenais nos laboratórios da instituição é muito importante para dar o apoio necessário no desenvolvimento dos trabalhos e, principalmente, dos Projetos de Ação Profissional”, enfatiza professor Leandro.

Saiba mais sobre Jogos Digitais EAD

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , ,
COORDENADOR

LEANDRO YANAZE
leandro.jpg
Minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

Acesso Restrito

Portal do Aluno / Docente
Portal CAPES
INFORMAÇÕES DO CURSO

Grau: Tecnólogo

Duração: 2,5 anos

Polo Rudge Ramos

Aulas presenciais no Polo: Sábado das 8h às 12h40 (encontros quinzenais)

Webaulas: Quartas-feiras, das 19h20 às 22h50
Confira a mensalidade