Ferramentas Pessoais

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Módulos

1º período

 

Composição Audiovisual dos Trabalhos de Conclusão de Curso – 160 h/a
Ementa: edição linear e não-linear; Áudio: captação, tratamento e publicação; Vídeo: captação, tratamento e publicação; Estabelecimento de ritmo, corte, ordenação de planos, continuidade e montagem; Sonorização; Dublagem; Efeitos especiais de som e de vídeo; Inserção de legendas; Publicação e disponibilização; Videografismo: narrativas em vídeo, linguagem, estilos videográficos e efeitos especiais; Geração de cartelas; Aberturas de vídeo; Vinhetas; Listas de créditos; Introduções de vídeo games; Full Motion Vídeo e machinima; Ferramentas de edição e pós-produção para cinema e vídeo. Técnicas de digitalização de imagem em movimento. Fundamentos da composição audiovisual.

Desenvolvimento de Aplicativos Interativos – 120 h/a
Ementa: estudos sobre os processos criativos e as metodologias projetuais aplicadas no gerenciamento e na elaboração de trabalhos de conclusão de curso (TCC), acompanhamento de todas as etapas de produção, desenvolvimento do projeto de criação, conceituação dos estilos empregados no game, especificações de game design (roteiro, narrativa, contexto, história, enredo e personagens), level design (fases ou etapas), desenvolvimento dos "Model Sheets" completos de todos os personagens, desenvolvimento das artes conceituais referentes aos cenários (indoor e outdoor), desenvolvimento da interface principal do jogo (pontuação, punição e avanço de níveis), sound design e testes finais.

Empreendedorismo e Plano de Negócios para Softhouses – 120 h/a
Ementa: Abordagem do perfil do empreendedor e a organização empresarial no mundo contemporâneo; Os modelos de gestão para Softhouses; A transformação do mercado de trabalho; Criatividade nos negócios; Visão holística; Alternativas de negócios; Plano de negócios; Ciclo de empreendimentos; Empreendedor de Sucesso: plano de negócios; O que é um Plano de Negócios; Utilidade e Importância do Plano de Negócios; Como fazer um Plano de Negócios?; Sumário Executivo; Análise de Mercado; Plano de Marketing; Planos Financeiros; Plano de Negócios para empreendimentos na Internet; Outras questões referentes ao Plano de Negócios; Fluxo de Caixa; O que é Fluxo de Caixa?; Quem deve fazer o Fluxo de Caixa?; Para que serve o Fluxo de Caixa e sua importância; Como fazer o Fluxo de Caixa?; Planejamento Tributário; O que são Tributos?; Tipos de Tributos; Seja sempre cuidadoso com os documentos contábeis; Empreendedor de Sucesso: garantindo o sucesso de seu negócio; Marketing a favor do sucesso de seu empreendimento; Conceito de Marketing; Plano de Marketing; Como fazer um Plano de Marketing?; Análise SWOT; O que é?; Como fazer?; O que são os 4Ps do Marketing?; Fatores que favorecem o sucesso de seu negócio; Acredite no seu negócio; Proteja o seu produto; Planeje sempre; Relacione-se bem com os clientes e fornecedores; Construa sua credibilidade; Diferencie seu negócio; Invista em sua equipe de funcionários; Não misture as finanças de casa e dos negócios; Registre o seu negócio.

 

2º período

 

Criação de Personagens e Level Design (2D) – 160 h/a
Ementa: Técnicas de desenho livre e de criação de personagens (concept design), conceitos de proporção, anatomia, luz e sombra, técnicas de colorização e pintura digital, composição e finalização de personagens para jogos eletrônicos, desenvolvimento dos "sprites" para o Projeto de Ação Profissional (PAP), desenvolvimento dos cenários e dos objetos utilizados no game design.

Design e Arte – 120 h/a
Ementa: estudo da arte, do design e as principais escolas e movimentos nos séculos XVIII, XIX e XX. O desenvolvimento dos conceitos e das relações dos jogos eletrônicos com a sociedade dentro do contexto social, econômico e artístico.

Programação Básica para Jogos Digitais – 120 h/a
Ementa: Introdução de linguagem de computação, lógica de programação, linguagens, e estruturas. Aplicação da programação para a sistematização de cálculos de geometria plana, trigonometria, cinemática, dinâmica, trabalho e energia, movimento rotacional, análise de problemas, refinamento sucessivo, codificação de programas, compilação e depuração, constantes e variáveis, expressões lógicas e literais, atribuições, comandos de entrada e saída, condicionais, comandos de repetição, tipos de dados, tipos definidos pelo usuário.

 

3º período

 

Modelagem e Animação para Cenários Tridimensionais – 200 h/a
Ementa: sistemas de coordenadas, sistema de seleção de objetos, aplicação de transformações, visualização, introdução à modelagem 3D, primitivas 3D, low poly, pontos pivot, criar e editar formas (shapes), aplicação de modificadores, edit spline, extrude, clones e objetos copiados, conceitos de animação básica, animação por keyframes, edição de keyframes, uso de modificadores de animação, hierarquia de objetos, UVW mapping, criação de materiais, introdução ao editor de materiais, vários tipos de mapas (difuse, bump mapping, etc), utilização de coordenadas de mapeamento, posicionamento de câmeras, animação de câmeras, ângulos de câmeras e tipos de lentes, definição do depth of field, utilização de luzes standard, modificação dos parâmetros de luz, utilização de luzes fotométricas, definições teóricas sobre o sistema de renderização, opções de renderização.

Módulo de Formação Cidadã I – 60 h/a
Ementa: Aborda as questões fundamentais relativas à inclusão social e ao protagonismo dos movimentos sociais nos termos da formação cidadã e humanista. Estuda os métodos filosóficos e teorias do conhecimento, sendo Ética um tema filosófico articulado ao pensamento crítico. A temática da Cidadania, por sua vez, contempla as questões pertinentes à práxis transformadora e a cidadania ativa a partir de diferentes campos do saber. O desenvolvimento do módulo respeita as especificidades dos cursos, vinculando as discussões à formação geral por meio de temáticas, dentre as quais estão a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, os direitos humanos, a inclusão e a Libras (Língua Brasileira de Sinais). Tais atividades ocorrem, em função de três eixos de formação cidadã definidos, e de suas respectivas áreas, conforme descritos a seguir: Eixo Estético-somático relativo ao desenvolvimento da sensibilidade do aluno preocupa-se com a expressão pessoal (oral, corporal, escrita), com a comunicação, integração corporal e relacionamento humano. Eixo de Conhecimento Compreensivo tem o propósito de ampliar a compreensão do aluno, ao tratá-lo como parte da cultura e de um complexo cognitivo, existencial, cultural, sócio-histórico, econômico-político e ético. Eixo de Práticas Interativas objetiva integrar o corpo discente no fazer reflexivo, na execução de projetos teórico-práticos comuns; atenuar as dicotomias entre teoria e prática, bem como entre a universidade e a cidadania ações de extensão universitária.

Programação Básica em Game Engine – 140 h/a
Ementa: A partir de arquiteturas de motores (engines) próprias para jogos, como aplicar computacionalmente geometria vetorial, transformações lineares, cinemática, dinâmica, trabalho e energia em sistema de coordenadastridimensionais. Como funciona a representação de objetos na forma gráfica em três dimensões; primitivas de construção dos objetos gráficos; técnicas de transformações sobre os objetos gráficos; utilização de bibliotecas gráficas para construção e manipulação das figuras. Introdução à BGE (Blender Game Engine); Características da BGE; Logic bricks; Física na BGE; Controle de colisões; Controles de animação na BGE; Adicionando áudio na BGE.

 

4º período


Princípios de Animação Bidimensional – 160 h/a
Ementa: Ferramentas fundamentais para interpretar e produzir desenhos em seqüência: chave de animação; leitura de enquadramento; flipagem; conceito de animação linear (straight ahead); conceito de animação por quadro-chaves (ou pose to pose); intervalação com sobreposição; sobreposição por registro (shift and trace). Analisaremos as diferenças entre mover e animar a partir do uso adequado dos 12 princípios básicos da animação: Deformação achatando e esticando (squash & stretch); Antecipação e reação; Marcação de cena (staging); Animação linear ou por pose-chaves (straight ahead & pose to pose); Ações consecutivas (follow through) e sobrepostas (overlapping action); Aceleração e desaceleração (slow in and slow out); Arcos; Ações secundárias (secondary action); Duração (timing); Exagero; Desenho sólido/conservação de volumes; Apelo. Praticaremos exercícios simples para estruturar personagens e reconhecer as estruturas e volumes básicos de personagens feitos por terceiros. Através da simplificação, veremos cuidados importantes que ajudam a conferir profundidade, peso e melhor leitura ao desenho, mantendo o personagem dentro da estrutura do modelo guia. Intervalaremos linhas e estruturas sem articulação em mudança de forma, posição, escala ou rotação. Através de exercícios simples, nos aprofundaremos nas primeiras noções, que vão fundar a forma de pensar do intervalador: duração, velocidade, aceleração e desaceleração, peso, deformação, contato, conservação do volume. Analisaremos o comportamento em queda livre de diferentes materiais e reações a impactos.

Programação de Jogos Digitais para Web e Mobile – 120 h/a
Ementa: Compreender como as redes de computadores, a Internet, a World Wide Web, smartphones, tablets, protocolos e arquitetura podem ser usados para implementar o desenvolvimento de jogos digitais para a web e dispositivos móveis. Paradigma de orientação a objetos, classes e objetos, atributos e métodos, definição de classes, encapsulamento, herança, polimorfismo, comunicação entre objetos. Persistência de informações em aplicações web.

Roteiro, Storyboard e Gerenciamento de Projetos – 120 h/a
Ementa: Estudo da linguagem cinematográfica, apresentação dos conceitos de planos, câmeras, continuidade, cenas, sequência. A realização do roteiro clássico, roteiro para novas mídias, pontos de virada, a jornada do herói e motivação. Instrumentalização do storyboard para o desenvolvimento de projetos, focando na utilização para criação de animações bidimensionais. Perspectiva e composição aplicadas ao storyboard. Estudos sobre os processos criativos e as metodologias projetuais aplicadas no gerenciamento e na elaboração de jogos digitais bidimensionais (animação 2D), acompanhamento de todas as etapas de produção, desenvolvimento do projeto de criação, conceituação dos estilos empregados no game, especificações de game design (roteiro, narrativa, contexto, história, enredo e personagens), level design (fases ou etapas), desenvolvimento dos "Model Sheets" completos de todos os personagens, desenvolvimento das artes conceituais referentes aos cenários (indoor e outdoor), desenvolvimento da interface principal do jogo (pontuação, punição e avanço de níveis), sound design.

 

5º período

 

Modelagem e Animação de Personagens Tridimensionais – 160 h/a
Ementa: Estudo da anatomia humana, animal, alienígena / mutante; Modelagem orgânica; Modelagem de vestimentas (roupas, armaduras); Modelagem de armas e objetos; Técnicas de escultura 3D no Blender (Sculpt Mode); Configuração de Materiais: materiais sólidos (pedra, metal, madeira); Texturização de personagens 3D; Rigging de Personagens; Rigging Corporal; 
Rigging Facial; 
Rigging Weapons; Animação de Personagens; Princípios de animação; Conceito de esqueleto de personagem e a utilização de juntas; Cinemática inversa e reversa; Criação de interface para manipulação de set-ups de personagens; Estudo da movimentação de objetos no espaço tridimensional e a representação desta movimentação através de keyframes e gráficos dentro de ferramentas computacionais; Operações de alteração da animação através da mudança de keyframes e interpolação; Eixos de rotação, ordem de rotação e Gimbal Lock; Conceitos avançados de animação: antecipação, dualidade ação-reação; Conceitos avançados de animação: locomoção, peso e apelo; A mecânica do movimento de ciclos como andar e correr; Introdução à atuação para animação: motivação e personalidade transmitidas através da movimentação.

Produção e Edição de Áudio para Jogos Digitais – 120 h/a
Ementa: As características do áudio analógico e digital: canais, freqüência, bit rate, decibéis; Ferramentas para captação e edição de áudio; Tipos de microfones e suas utilizações; O áudio nos games como forma de imersão e ambientação; O áudio como elemento constitutivo da mensagem e do cenário nos games; Características do áudio digital-áudio por amostragem e áudio por instrução; Estudo das narrativas em áudio; Tecnologias de compreensão; O universo sonoro; A estética do som; Conceito de trilha sonora.

Programação Orientada a Objetos, Bibliotecas e Compilação de Jogos Digitais – 120 h/a
Ementa: Introdução às técnicas e algoritmos de Inteligência Artificial (IA) aplicadas no desenvolvimento de jogos; Os princípios que regem os trabalhos de IA; A matemática e a física em IA quando aplicada aos jogos; As linguagens de programação e as rotinas comuns para a implementação de sistemas de IA em jogos.

Comunicar erros

COORDENADOR

SÉRGIO GENCIAUSKAS

Minicurrículo

 


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