Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão Hospitalar a distância / Módulos

Módulos

Currículo 1


1º. Período

ADMINISTRAÇÃO GERAL – 100 horas
Ementa: O significado da Administração, seus fundamentos, modelos e estruturas. A teoria das organizações, a revolução urbana e a revolução Industrial. Os novos paradigmas da Administração. A administração geral, conceito, fundamentos e importância no conceito atual. A burocracia e suas disfunções, modelos de organizações. A administração científica, motivação, modelo comportamental e liderança.

GESTÃO ESTRATÉGICA E LIDERANÇA HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: As estratégias gerenciais e os principais indicadores hospitalares. As organizações políticas para a gestão da saúde. A produtividade nos serviços hospitalares e as ferramentas para a administração do desempenho. Modelos de decisão e mensuração da eficácia empresarial. Métodos de análise e solução de problemas. Sistemas de informação para a gestão hospitalar. A importância da liderança nos serviços hospitalares. Modernização dos mecanismos de gestão hospitalar.

HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DOS HOSPITAIS – 100 horas
Ementa: Origem e histórico dos hospitais. A evolução dos hospitais desde as épocas remotas até a atualidade. O aperfeiçoamento das instalações e evolução dos equipamentos utilizados nos hospitais. Construções em monoblocos, a racionalização das estruturas, o avanço científico e tecnológico nos hospitais. A classificação geral das instituições de acordo com o tipo de assistência, número de leitos e especialidades. As características dos hospitais europeus e americanos. A evolução hospitalar no Brasil.

PLANEJAMENTO EM SAÚDE – 100 horas
Ementa: Conceitos e embasamento sobre a análise macroscópica do ambiente em que estão situados a entidade mantenedora e os serviços de saúde. Caracterização Municipal: histórico, dados geográficos, localização Geográfica do Município; área total, condições climáticas, relevo, hidrografia e fertilidade do solo. Situação política da região; População; Dados econômicos; Imprensa local; Estrutura da rede de ensino e Análise da estrutura da saúde.


2º. Período

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Conceitos e embasamento sobre as estruturas hospitalares e os diversos tipos e conceitos de organograma. Finalidade da administração vertical e horizontal. Objetivos e formas de hierarquização. Definições de setores, seções, serviços, divisões e departamentos nos hospitais públicos e privados. Tipos de competências: competências individuais e competências organizacionais.

GESTÃO DA QUALIDADE HOSPITALAR – 140 horas
Ementa: O planejamento e a revisão de processos de qualidade em saúde. Posicionamento das instituições de saúde frente as demandas do mercado. Reestruturação e inovação na busca da excelência na prestação de serviços de saúde. Valorização dos talentos humanos para atuarem como agentes participativos do replanejamento e da ressignificação do contexto dos serviços. A qualidade para a satisfação do usuário e diminuição de custos. A sistemática de qualidade na área da saúde como modelo de gestão.

MÓDULO DE FORMAÇÃO CIDADÃ I – 60 horas
Ementa: Conceitos e análises ligadas aos direitos e deveres de cada cidadão. O papel do Estado e o estudo da realidade brasileira. Os problemas da sociedade e a elaboração das políticas públicas. A democracia representativa e participativa. Orçamento público, educação, saúde, meio ambiente e segurança. Os movimentos sociais e os agentes comunitários. Conceitos sobre a promoção e a participação política na sociedade e a organização social nas comunidades. O papel da educação na formação do brasileiro.

RECURSOS HUMANOS NO HOSPITAL – 100 horas
Ementa: Histórico do desenvolvimento dos recursos humanos no Brasil. As funções da procura do processo seletivo e do treinamento das pessoas. Diagnóstico, planejamento, metodologia e avaliação. Motivação, liderança e humanização. As categorias profissionais da área da saúde. Os profissionais da saúde, suas atribuições, responsabilidades, direitos e deveres. Carreiras e políticas de recursos humanos em saúde.


3º. Período

EQUIPAMENTOS HOSPITALARES – 100 horas
Ementa: Equipamentos utilizados nos hospitais. Formas de aquisição, descritivos, caracterização e adequações no ambiente hospitalar. Equipamentos de apoio diagnóstico e terapêutico. Instalação, calibração, treinamento e testes iniciais de funcionamento. Tipos de manutenção, manutenção preventiva e manutenção corretiva.

MANUTENÇÃO HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Manutenção e arquitetura-infectopreditiva, segurança-preditiva, arquitetura-administração preditiva, arquiteturahumanização-preditiva, e manutenção-preditiva. Dinâmica de manutenção e aspectos arquitetônicos relacionados as atividades hospitalares. Tipos de construção, paredes e tipos de divisórias com características especializadas. Adequações e técnicas modernas de manutenção predial hospitalar.

SEGURANÇA NO AMBIENTE HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Aspectos relacionados à segurança no ambiente hospitalar. Tomada de decisões técnicas, administrativas, econômicas e operacionais. As obrigações legais referentes a segurança do trabalho na área da saúde. Utilização de equipamentos tecnologicamente compatíveis com os serviços de saúde prestados. Sistemas automáticos para extinção de incêndio, brigada contra incêndio, sistema de geração de energia elétrica de emergência. Investimentos para treinamento e capacitação de funcionários nos hospitais. Planos de emergência e de segurança no ambiente hospitalar.

SUSTENTABILIDADE – 100 horas
Ementa: Práticas de sustentabilidade da gestão ambiental nos hospitais. Modelos e técnicas para ampliar as inovações voltadas a sustentabilidade. Plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde e o impacto ambiental. Riscos com material biológico, substâncias químicas, descarte de medicamentos e dos diversos produtos químicos. Utilização correta dos insumos hospitalares em relação ao meio ambiente.


4º. Período

ACREDITAÇÃO HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Princípios gerais do processo de acreditação hospitalar. Inscrição no processo de avaliação e contratação da instituição acreditadora. Avaliador, avaliador-líder e equipe de avaliadores. Preparação da unidade hospitalar. Visita e instrumentos de avaliação. Recurso. Código de ética.

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – 100 horas
Ementa: Introdução a administração financeira, contábil e custos. Planejamento orçamentário, demonstrações de balanço patrimonial, análise financeira, demonstrativo de resultados, orçamentos, custos e tributos, lucros e folha de pagamento. A contabilidade, a classificação contábil, ativo passivo e demonstrativo de resultados, análise financeira e índices de liquidez, análise horizontal e vertical, fluxo de caixa, tributos sobre vendas, tributos sobre lucros, tributos dos regimes especiais.

GESTÃO DE PROJETOS – 100 horas
Ementa: Alinhamento estratégico de projetos; portfólio de projetos; modelo de melhoria e de mudanças organizacionais; modelos de maturidade; competências em gestão de projetos. O processo de planejamento; definição de escopo; a estrutura analítica; redes de precedência; alocação de recursos; controle de atividades e recursos; a dinâmica de um projeto; softwares disponíveis. Conceito moderno de risco; análise X gestão de risco; os seis processos da gestão do risco; planejamento da gestão, identificação, avaliação, quantificação, planejamento da resposta, monitoração e controle do risco.

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES HOSPITALARES – 100 horas
Ementa: Introdução aos conceitos da tecnologia da informação em saúde, conceitos de informática e sua utilização prática na área da saúde. História da informática na saúde pública; Organização administrativa de um setor de informática hospitalar; Etapas de um plano de informática hospitalar; Aplicação do sistema de gerenciamento de informática; Sites de pesquisa e aplicações técnicas.


5º. Período

COMISSÕES E COMITÊS HOSPITALARES – 100 horas
Ementa: As comissões e os comitês hospitalares e suas grandes áreas de atuação. Composição das comissões e dos comitês: estrutura organizacional, legislação, diretrizes, formatos institucionais e principais atividades. Normas e rotinas das comissões e dos comitês. Coordenação, membros executivos, membros titulares e membros suplentes. Legislação de acordo com as normas sanitárias. As comissões obrigatórias, as comissões facultativas e os comitês. Manuais de normas e procedimentos. Relatórios mensais, atas de reuniões, documentação e registros oficiais.

HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Conceitos e embasamento sobre os serviços de assistência hospitalar. O corpo clínico, o serviço de enfermagem, o serviço de apoio diagnóstico e terapêutico. Os profissionais destes serviços e suas competências. As especialidades dos serviços hospitalares. A qualidade assistencial. A arte de cuidar do paciente, o holismo, a humanização, e as exigências dos clientes neste setor. Conceito do cuidar nos aspectos baseados em evidências teóricas e estudos científicos. A ciência do cuidar que determina a eficácia do tratamento exercido pelas diferentes categorias profissionais da saúde.

SERVIÇOS DE APOIO ADMINISTRATIVOS – 100 horas
Ementa: Os serviços de apoio administrativos e suas atividades, serviço de arquivo médico e estatística, serviço de farmácia hospitalar, serviço de nutrição e dietética, serviço social, lavanderia e hotelaria hospitalar. Conceitos e embasamento sobre a hotelaria hospitalar. Custos operacionais, processos de terceirização e prestadores de serviços. Conforto e segurança do paciente.

SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA HOSPITALAR - 100
Ementa: Conceitos e embasamento sobre os serviços de assistência hospitalar. As composições do corpo clínico, do serviço de enfermagem, do serviço de apoio diagnóstico e terapêutico. Os profissionais destes serviços e suas competências. As especialidades dos serviços hospitalares. A qualidade assistencial. A arte de cuidar do paciente, o holismo, a humanização, e as exigências dos clientes neste setor. Conceito do cuidar nos aspectos baseados em evidências teóricas e estudos científicos. A ciência do cuidar que determina a eficácia do tratamento exercido pelas diferentes categorias profissionais da saúde.


6º. Período

ASPECTOS JURÍDICOS NA SAÚDE – 100 horas
Ementa: Conceitos, embasamento, em Ética, Legislação, conceituação de forma mais ampla em Bioética. Aspectos gerais previstos na Constituição Federal e na legislação pertinente, com enfoque na área de saúde. Conceituação em Ética, Moral, Legislação, tomando-se como base o Código Sanitário, o Código Civil, a Lei 8080/90, a Lei 8142/90, a Constituição Federal de 1988, a Lei 9656/98, a Lei 10185/01. Códigos Deontológicos de medicina, Enfermagem, Psicologia, Odontologia, Biologia, Fonoaudiologia e outros pertencentes à área da saúde.

AUDITORIA HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Conceitos e embasamentos relacionados ao controle, avaliação e a auditoria em serviços de saúde. Fases da verificação documental das operações. Avaliação da execução dos procedimentos e controles internos. Legalidade e os aspectos gerais de toda a documentação da unidade de saúde. Caracterização do Auditor e as finalidades da Auditoria O trabalho do auditor, liderança e resultados; Caracterização do auditor e suas responsabilidades; Ética profissional do auditor; Auditoria médica e suas finalidades; Auditoria interna e externa; Classificação das auditorias; Aspectos da legislação e de fiscalização; Tópicos para avaliação e relatório de auditoria. Programas de Controle e Avaliação.

EMPREENDEDORISMO EM SAÚDE – 100 horas
Ementa: As estratégias de investimento e negócios na área da saúde. Formas e tipos de convênios, parcerias público-privadas, convênios, fundações, autarquias e organizações sociais. Métodos de veiculação e divulgação de serviços em saúde. Modelos de tecnologia e inovação em saúde e na esfera hospitalar.

LEGISLAÇÃO HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Conceitos e embasamento sobre a organização do processo administrativo. As organizações como forma dominante de instituição em nossa sociedade. As manifestações de uma sociedade altamente especializadas e interdependentes. O crescimento de empresas de serviços, de associações comerciais, de instituições educacionais e de hospitais. Conceito do desenvolvimento das teorias da administração sanitária. Ampliação das técnicas de planejar, organizar, dirigir, coordenar, bem como um aumento do alcance e racionalismo nas organizações. A organização, os recursos e atividade para atingir os objetivos: órgãos e cargos; e atribuição de autoridade e responsabilidade nas unidades sanitárias.

 

Currículo 2


1º. Período

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Conceitos e embasamento sobre as estruturas hospitalares e os diversos tipos e conceitos de organograma. Finalidade da administração vertical e horizontal. Objetivos e formas de hierarquização. Definições de setores, seções, serviços, divisões e departamentos nos hospitais públicos e privados. Tipos de competências: competências individuais e competências organizacionais.

GESTÃO DA QUALIDADE HOSPITALAR – 140 horas
Ementa: O planejamento e a revisão de processos de qualidade em saúde. Posicionamento das instituições de saúde frente as demandas do mercado. Reestruturação e inovação na busca da excelência na prestação de serviços de saúde. Valorização dos talentos humanos para atuarem como agentes participativos do replanejamento e da ressignificação do contexto dos serviços. A qualidade para a satisfação do usuário e diminuição de custos. A sistemática de qualidade na área da saúde como modelo de gestão.

MÓDULO DE FORMAÇÃO CIDADÃ I – 60 horas
Ementa: Conceitos e análises ligadas aos direitos e deveres de cada cidadão. O papel do Estado e o estudo da realidade brasileira. Os problemas da sociedade e a elaboração das políticas públicas. A democracia representativa e participativa. Orçamento público, educação, saúde, meio ambiente e segurança. Os movimentos sociais e os agentes comunitários. Conceitos sobre a promoção e a participação política na sociedade e a organização social nas comunidades. O papel da educação na formação do brasileiro.

RECURSOS HUMANOS NO HOSPITAL – 100 horas
Ementa: Histórico do desenvolvimento dos recursos humanos no Brasil. As funções da procura do processo seletivo e do treinamento das pessoas. Diagnóstico, planejamento, metodologia e avaliação. Motivação, liderança e humanização. As categorias profissionais da área da saúde. Os profissionais da saúde, suas atribuições, responsabilidades, direitos e deveres. Carreiras e políticas de recursos humanos em saúde.

 

2º. Período

EQUIPAMENTOS HOSPITALARES – 100 horas
Ementa: Equipamentos utilizados nos hospitais. Formas de aquisição, descritivos, caracterização e adequações no ambiente hospitalar. Equipamentos de apoio diagnóstico e terapêutico. Instalação, calibração, treinamento e testes iniciais de funcionamento. Tipos de manutenção, manutenção preventiva e manutenção corretiva.

MANUTENÇÃO HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Manutenção e arquitetura-infectopreditiva, segurança-preditiva, arquitetura-administração preditiva, arquiteturahumanização-preditiva, e manutenção-preditiva. Dinâmica de manutenção e aspectos arquitetônicos relacionados as atividades hospitalares. Tipos de construção, paredes e tipos de divisórias com características especializadas. Adequações e técnicas modernas de manutenção predial hospitalar.

SEGURANÇA NO AMBIENTE HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Aspectos relacionados à segurança no ambiente hospitalar. Tomada de decisões técnicas, administrativas, econômicas e operacionais. As obrigações legais referentes a segurança do trabalho na área da saúde. Utilização de equipamentos tecnologicamente compatíveis com os serviços de saúde prestados. Sistemas automáticos para extinção de incêndio, brigada contra incêndio, sistema de geração de energia elétrica de emergência. Investimentos para treinamento e capacitação de funcionários nos hospitais. Planos de emergência e de segurança no ambiente hospitalar.

SUSTENTABILIDADE – 100 horas
Ementa: Práticas de sustentabilidade da gestão ambiental nos hospitais. Modelos e técnicas para ampliar as inovações voltadas a sustentabilidade. Plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde e o impacto ambiental. Riscos com material biológico, substâncias químicas, descarte de medicamentos e dos diversos produtos químicos. Utilização correta dos insumos hospitalares em relação ao meio ambiente.


3º. Período

ACREDITAÇÃO HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Princípios gerais do processo de acreditação hospitalar. Inscrição no processo de avaliação e contratação da instituição acreditadora. Avaliador, avaliador-líder e equipe de avaliadores. Preparação da unidade hospitalar. Visita e instrumentos de avaliação. Recurso. Código de ética.

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – 100 horas
Ementa: Introdução a administração financeira, contábil e custos. Planejamento orçamentário, demonstrações de balanço patrimonial, análise financeira, demonstrativo de resultados, orçamentos, custos e tributos, lucros e folha de pagamento. A contabilidade, a classificação contábil, ativo passivo e demonstrativo de resultados, análise financeira e índices de liquidez, análise horizontal e vertical, fluxo de caixa, tributos sobre vendas, tributos sobre lucros, tributos dos regimes especiais.

GESTÃO DE PROJETOS – 100 horas
Ementa: Alinhamento estratégico de projetos; portfólio de projetos; modelo de melhoria e de mudanças organizacionais; modelos de maturidade; competências em gestão de projetos. O processo de planejamento; definição de escopo; a estrutura analítica; redes de precedência; alocação de recursos; controle de atividades e recursos; a dinâmica de um projeto; softwares disponíveis. Conceito moderno de risco; análise X gestão de risco; os seis processos da gestão do risco; planejamento da gestão, identificação, avaliação, quantificação, planejamento da resposta, monitoração e controle do risco.

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES HOSPITALARES – 100 horas
Ementa: Introdução aos conceitos da tecnologia da informação em saúde, conceitos de informática e sua utilização prática na área da saúde. História da informática na saúde pública; Organização administrativa de um setor de informática hospitalar; Etapas de um plano de informática hospitalar; Aplicação do sistema de gerenciamento de informática; Sites de pesquisa e aplicações técnicas.


4º. Período

COMISSÕES E COMITÊS HOSPITALARES – 100 horas
Ementa: As comissões e os comitês hospitalares e suas grandes áreas de atuação. Composição das comissões e dos comitês: estrutura organizacional, legislação, diretrizes, formatos institucionais e principais atividades. Normas e rotinas das comissões e dos comitês. Coordenação, membros executivos, membros titulares e membros suplentes. Legislação de acordo com as normas sanitárias. As comissões obrigatórias, as comissões facultativas e os comitês. Manuais de normas e procedimentos. Relatórios mensais, atas de reuniões, documentação e registros oficiais.

HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Conceitos e embasamento sobre os serviços de assistência hospitalar. O corpo clínico, o serviço de enfermagem, o serviço de apoio diagnóstico e terapêutico. Os profissionais destes serviços e suas competências. As especialidades dos serviços hospitalares. A qualidade assistencial. A arte de cuidar do paciente, o holismo, a humanização, e as exigências dos clientes neste setor. Conceito do cuidar nos aspectos baseados em evidências teóricas e estudos científicos. A ciência do cuidar que determina a eficácia do tratamento exercido pelas diferentes categorias profissionais da saúde.

SERVIÇOS DE APOIO ADMINISTRATIVOS – 100 horas
Ementa: Os serviços de apoio administrativos e suas atividades, serviço de arquivo médico e estatística, serviço de farmácia hospitalar, serviço de nutrição e dietética, serviço social, lavanderia e hotelaria hospitalar. Conceitos e embasamento sobre a hotelaria hospitalar. Custos operacionais, processos de terceirização e prestadores de serviços. Conforto e segurança do paciente.

SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA HOSPITALAR - 100
Ementa: Conceitos e embasamento sobre os serviços de assistência hospitalar. As composições do corpo clínico, do serviço de enfermagem, do serviço de apoio diagnóstico e terapêutico. Os profissionais destes serviços e suas competências. As especialidades dos serviços hospitalares. A qualidade assistencial. A arte de cuidar do paciente, o holismo, a humanização, e as exigências dos clientes neste setor. Conceito do cuidar nos aspectos baseados em evidências teóricas e estudos científicos. A ciência do cuidar que determina a eficácia do tratamento exercido pelas diferentes categorias profissionais da saúde.


5º. Período

ASPECTOS JURÍDICOS NA SAÚDE – 100 horas
Ementa: Conceitos, embasamento, em Ética, Legislação, conceituação de forma mais ampla em Bioética. Aspectos gerais previstos na Constituição Federal e na legislação pertinente, com enfoque na área de saúde. Conceituação em Ética, Moral, Legislação, tomando-se como base o Código Sanitário, o Código Civil, a Lei 8080/90, a Lei 8142/90, a Constituição Federal de 1988, a Lei 9656/98, a Lei 10185/01. Códigos Deontológicos de medicina, Enfermagem, Psicologia, Odontologia, Biologia, Fonoaudiologia e outros pertencentes à área da saúde.

AUDITORIA HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Conceitos e embasamentos relacionados ao controle, avaliação e a auditoria em serviços de saúde. Fases da verificação documental das operações. Avaliação da execução dos procedimentos e controles internos. Legalidade e os aspectos gerais de toda a documentação da unidade de saúde. Caracterização do Auditor e as finalidades da Auditoria O trabalho do auditor, liderança e resultados; Caracterização do auditor e suas responsabilidades; Ética profissional do auditor; Auditoria médica e suas finalidades; Auditoria interna e externa; Classificação das auditorias; Aspectos da legislação e de fiscalização; Tópicos para avaliação e relatório de auditoria. Programas de Controle e Avaliação.

EMPREENDEDORISMO EM SAÚDE – 100 horas
Ementa: As estratégias de investimento e negócios na área da saúde. Formas e tipos de convênios, parcerias público-privadas, convênios, fundações, autarquias e organizações sociais. Métodos de veiculação e divulgação de serviços em saúde. Modelos de tecnologia e inovação em saúde e na esfera hospitalar.

LEGISLAÇÃO HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Conceitos e embasamento sobre a organização do processo administrativo. As organizações como forma dominante de instituição em nossa sociedade. As manifestações de uma sociedade altamente especializadas e interdependentes. O crescimento de empresas de serviços, de associações comerciais, de instituições educacionais e de hospitais. Conceito do desenvolvimento das teorias da administração sanitária. Ampliação das técnicas de planejar, organizar, dirigir, coordenar, bem como um aumento do alcance e racionalismo nas organizações. A organização, os recursos e atividade para atingir os objetivos: órgãos e cargos; e atribuição de autoridade e responsabilidade nas unidades sanitárias.


6º. Período

ADMINISTRAÇÃO GERAL – 100 horas
Ementa: O significado da Administração, seus fundamentos, modelos e estruturas. A teoria das organizações, a revolução urbana e a revolução Industrial. Os novos paradigmas da Administração. A administração geral, conceito, fundamentos e importância no conceito atual. A burocracia e suas disfunções, modelos de organizações. A administração científica, motivação, modelo comportamental e liderança.

GESTÃO ESTRATÉGICA E LIDERANÇA HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: As estratégias gerenciais e os principais indicadores hospitalares. As organizações políticas para a gestão da saúde. A produtividade nos serviços hospitalares e as ferramentas para a administração do desempenho. Modelos de decisão e mensuração da eficácia empresarial. Métodos de análise e solução de problemas. Sistemas de informação para a gestão hospitalar. A importância da liderança nos serviços hospitalares. Modernização dos mecanismos de gestão hospitalar.

HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DOS HOSPITAIS – 100 horas
Ementa: Origem e histórico dos hospitais. A evolução dos hospitais desde as épocas remotas até a atualidade. O aperfeiçoamento das instalações e evolução dos equipamentos utilizados nos hospitais. Construções em monoblocos, a racionalização das estruturas, o avanço científico e tecnológico nos hospitais. A classificação geral das instituições de acordo com o tipo de assistência, número de leitos e especialidades. As características dos hospitais europeus e americanos. A evolução hospitalar no Brasil.

PLANEJAMENTO EM SAÚDE – 100 horas
Ementa: Conceitos e embasamento sobre a análise macroscópica do ambiente em que estão situados a entidade mantenedora e os serviços de saúde. Caracterização Municipal: histórico, dados geográficos, localização Geográfica do Município; área total, condições climáticas, relevo, hidrografia e fertilidade do solo. Situação política da região; População; Dados econômicos; Imprensa local; Estrutura da rede de ensino e análise da estrutura da saúde.

 

Currículo 3


1º. Período

EQUIPAMENTOS HOSPITALARES – 100 horas
Ementa: Equipamentos utilizados nos hospitais. Formas de aquisição, descritivos, caracterização e adequações no ambiente hospitalar. Equipamentos de apoio diagnóstico e terapêutico. Instalação, calibração, treinamento e testes iniciais de funcionamento. Tipos de manutenção, manutenção preventiva e manutenção corretiva.

MANUTENÇÃO HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Manutenção e arquitetura-infectopreditiva, segurança-preditiva, arquitetura-administração preditiva, arquiteturahumanização-preditiva, e manutenção-preditiva. Dinâmica de manutenção e aspectos arquitetônicos relacionados as atividades hospitalares. Tipos de construção, paredes e tipos de divisórias com características especializadas. Adequações e técnicas modernas de manutenção predial hospitalar.

SEGURANÇA NO AMBIENTE HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Aspectos relacionados à segurança no ambiente hospitalar. Tomada de decisões técnicas, administrativas, econômicas e operacionais. As obrigações legais referentes a segurança do trabalho na área da saúde. Utilização de equipamentos tecnologicamente compatíveis com os serviços de saúde prestados. Sistemas automáticos para extinção de incêndio, brigada contra incêndio, sistema de geração de energia elétrica de emergência. Investimentos para treinamento e capacitação de funcionários nos hospitais. Planos de emergência e de segurança no ambiente hospitalar.

SUSTENTABILIDADE – 100 horas
Ementa: Práticas de sustentabilidade da gestão ambiental nos hospitais. Modelos e técnicas para ampliar as inovações voltadas a sustentabilidade. Plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde e o impacto ambiental. Riscos com material biológico, substâncias químicas, descarte de medicamentos e dos diversos produtos químicos. Utilização correta dos insumos hospitalares em relação ao meio ambiente.


2º. Período

ACREDITAÇÃO HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Princípios gerais do processo de acreditação hospitalar. Inscrição no processo de avaliação e contratação da instituição acreditadora. Avaliador, avaliador-líder e equipe de avaliadores. Preparação da unidade hospitalar. Visita e instrumentos de avaliação. Recurso. Código de ética.

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – 100 horas
Ementa: Introdução a administração financeira, contábil e custos. Planejamento orçamentário, demonstrações de balanço patrimonial, análise financeira, demonstrativo de resultados, orçamentos, custos e tributos, lucros e folha de pagamento. A contabilidade, a classificação contábil, ativo passivo e demonstrativo de resultados, análise financeira e índices de liquidez, análise horizontal e vertical, fluxo de caixa, tributos sobre vendas, tributos sobre lucros, tributos dos regimes especiais.

GESTÃO DE PROJETOS – 100 horas
Ementa: Alinhamento estratégico de projetos; portfólio de projetos; modelo de melhoria e de mudanças organizacionais; modelos de maturidade; competências em gestão de projetos. O processo de planejamento; definição de escopo; a estrutura analítica; redes de precedência; alocação de recursos; controle de atividades e recursos; a dinâmica de um projeto; softwares disponíveis. Conceito moderno de risco; análise X gestão de risco; os seis processos da gestão do risco; planejamento da gestão, identificação, avaliação, quantificação, planejamento da resposta, monitoração e controle do risco.

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES HOSPITALARES – 100 horas
Ementa: Introdução aos conceitos da tecnologia da informação em saúde, conceitos de informática e sua utilização prática na área da saúde. História da informática na saúde pública; Organização administrativa de um setor de informática hospitalar; Etapas de um plano de informática hospitalar; Aplicação do sistema de gerenciamento de informática; Sites de pesquisa e aplicações técnicas.


3º. Período

COMISSÕES E COMITÊS HOSPITALARES – 100 horas
Ementa: As comissões e os comitês hospitalares e suas grandes áreas de atuação. Composição das comissões e dos comitês: estrutura organizacional, legislação, diretrizes, formatos institucionais e principais atividades. Normas e rotinas das comissões e dos comitês. Coordenação, membros executivos, membros titulares e membros suplentes. Legislação de acordo com as normas sanitárias. As comissões obrigatórias, as comissões facultativas e os comitês. Manuais de normas e procedimentos. Relatórios mensais, atas de reuniões, documentação e registros oficiais.

HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Conceitos e embasamento sobre os serviços de assistência hospitalar. O corpo clínico, o serviço de enfermagem, o serviço de apoio diagnóstico e terapêutico. Os profissionais destes serviços e suas competências. As especialidades dos serviços hospitalares. A qualidade assistencial. A arte de cuidar do paciente, o holismo, a humanização, e as exigências dos clientes neste setor. Conceito do cuidar nos aspectos baseados em evidências teóricas e estudos científicos. A ciência do cuidar que determina a eficácia do tratamento exercido pelas diferentes categorias profissionais da saúde.

SERVIÇOS DE APOIO ADMINISTRATIVOS – 100 horas
Ementa: Os serviços de apoio administrativos e suas atividades, serviço de arquivo médico e estatística, serviço de farmácia hospitalar, serviço de nutrição e dietética, serviço social, lavanderia e hotelaria hospitalar. Conceitos e embasamento sobre a hotelaria hospitalar. Custos operacionais, processos de terceirização e prestadores de serviços. Conforto e segurança do paciente.

SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA HOSPITALAR - 100
Ementa: Conceitos e embasamento sobre os serviços de assistência hospitalar. As composições do corpo clínico, do serviço de enfermagem, do serviço de apoio diagnóstico e terapêutico. Os profissionais destes serviços e suas competências. As especialidades dos serviços hospitalares. A qualidade assistencial. A arte de cuidar do paciente, o holismo, a humanização, e as exigências dos clientes neste setor. Conceito do cuidar nos aspectos baseados em evidências teóricas e estudos científicos. A ciência do cuidar que determina a eficácia do tratamento exercido pelas diferentes categorias profissionais da saúde.


4º. Período

ASPECTOS JURÍDICOS NA SAÚDE – 100 horas
Ementa: Conceitos, embasamento, em Ética, Legislação, conceituação de forma mais ampla em Bioética. Aspectos gerais previstos na Constituição Federal e na legislação pertinente, com enfoque na área de saúde. Conceituação em Ética, Moral, Legislação, tomando-se como base o Código Sanitário, o Código Civil, a Lei 8080/90, a Lei 8142/90, a Constituição Federal de 1988, a Lei 9656/98, a Lei 10185/01. Códigos Deontológicos de medicina, Enfermagem, Psicologia, Odontologia, Biologia, Fonoaudiologia e outros pertencentes à área da saúde.

AUDITORIA HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Conceitos e embasamentos relacionados ao controle, avaliação e a auditoria em serviços de saúde. Fases da verificação documental das operações. Avaliação da execução dos procedimentos e controles internos. Legalidade e os aspectos gerais de toda a documentação da unidade de saúde. Caracterização do Auditor e as finalidades da Auditoria O trabalho do auditor, liderança e resultados; Caracterização do auditor e suas responsabilidades; Ética profissional do auditor; Auditoria médica e suas finalidades; Auditoria interna e externa; Classificação das auditorias; Aspectos da legislação e de fiscalização; Tópicos para avaliação e relatório de auditoria. Programas de Controle e Avaliação.

EMPREENDEDORISMO EM SAÚDE – 100 horas
Ementa: As estratégias de investimento e negócios na área da saúde. Formas e tipos de convênios, parcerias público-privadas, convênios, fundações, autarquias e organizações sociais. Métodos de veiculação e divulgação de serviços em saúde. Modelos de tecnologia e inovação em saúde e na esfera hospitalar.

LEGISLAÇÃO HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Conceitos e embasamento sobre a organização do processo administrativo. As organizações como forma dominante de instituição em nossa sociedade. As manifestações de uma sociedade altamente especializadas e interdependentes. O crescimento de empresas de serviços, de associações comerciais, de instituições educacionais e de hospitais. Conceito do desenvolvimento das teorias da administração sanitária. Ampliação das técnicas de planejar, organizar, dirigir, coordenar, bem como um aumento do alcance e racionalismo nas organizações. A organização, os recursos e atividade para atingir os objetivos: órgãos e cargos; e atribuição de autoridade e responsabilidade nas unidades sanitárias.


5º. Período

ADMINISTRAÇÃO GERAL – 100 horas
Ementa: O significado da Administração, seus fundamentos, modelos e estruturas. A teoria das organizações, a revolução urbana e a revolução Industrial. Os novos paradigmas da Administração. A administração geral, conceito, fundamentos e importância no conceito atual. A burocracia e suas disfunções, modelos de organizações. A administração científica, motivação, modelo comportamental e liderança.

GESTÃO ESTRATÉGICA E LIDERANÇA HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: As estratégias gerenciais e os principais indicadores hospitalares. As organizações políticas para a gestão da saúde. A produtividade nos serviços hospitalares e as ferramentas para a administração do desempenho. Modelos de decisão e mensuração da eficácia empresarial. Métodos de análise e solução de problemas. Sistemas de informação para a gestão hospitalar. A importância da liderança nos serviços hospitalares. Modernização dos mecanismos de gestão hospitalar.

HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DOS HOSPITAIS – 100 horas
Ementa: Origem e histórico dos hospitais. A evolução dos hospitais desde as épocas remotas até a atualidade. O aperfeiçoamento das instalações e evolução dos equipamentos utilizados nos hospitais. Construções em monoblocos, a racionalização das estruturas, o avanço científico e tecnológico nos hospitais. A classificação geral das instituições de acordo com o tipo de assistência, número de leitos e especialidades. As características dos hospitais europeus e americanos. A evolução hospitalar no Brasil.

PLANEJAMENTO EM SAÚDE – 100 horas
Ementa: Conceitos e embasamento sobre a análise macroscópica do ambiente em que estão situados a entidade mantenedora e os serviços de saúde. Caracterização Municipal: histórico, dados geográficos, localização Geográfica do Município; área total, condições climáticas, relevo, hidrografia e fertilidade do solo. Situação política da região; População; Dados econômicos; Imprensa local; Estrutura da rede de ensino e Análise da estrutura da saúde.

 

6º. Período

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Conceitos e embasamento sobre as estruturas hospitalares e os diversos tipos e conceitos de organograma. Finalidade da administração vertical e horizontal. Objetivos e formas de hierarquização. Definições de setores, seções, serviços, divisões e departamentos nos hospitais públicos e privados. Tipos de competências: competências individuais e competências organizacionais.

GESTÃO DA QUALIDADE HOSPITALAR – 140 horas
Ementa: O planejamento e a revisão de processos de qualidade em saúde. Posicionamento das instituições de saúde frente as demandas do mercado. Reestruturação e inovação na busca da excelência na prestação de serviços de saúde. Valorização dos talentos humanos para atuarem como agentes participativos do replanejamento e da ressignificação do contexto dos serviços. A qualidade para a satisfação do usuário e diminuição de custos. A sistemática de qualidade na área da saúde como modelo de gestão.

MÓDULO DE FORMAÇÃO CIDADÃ I – 60 horas
Ementa: Conceitos e análises ligadas aos direitos e deveres de cada cidadão. O papel do Estado e o estudo da realidade brasileira. Os problemas da sociedade e a elaboração das políticas públicas. A democracia representativa e participativa. Orçamento público, educação, saúde, meio ambiente e segurança. Os movimentos sociais e os agentes comunitários. Conceitos sobre a promoção e a participação política na sociedade e a organização social nas comunidades. O papel da educação na formação do brasileiro.

RECURSOS HUMANOS NO HOSPITAL – 100 horas
Ementa: Histórico do desenvolvimento dos recursos humanos no Brasil. As funções da procura do processo seletivo e do treinamento das pessoas. Diagnóstico, planejamento, metodologia e avaliação. Motivação, liderança e humanização. As categorias profissionais da área da saúde. Os profissionais da saúde, suas atribuições, responsabilidades, direitos e deveres. Carreiras e políticas de recursos humanos em saúde.

 

Currículo 4


1º. Período

ACREDITAÇÃO HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Princípios gerais do processo de acreditação hospitalar. Inscrição no processo de avaliação e contratação da instituição acreditadora. Avaliador, avaliador-líder e equipe de avaliadores. Preparação da unidade hospitalar. Visita e instrumentos de avaliação. Recurso. Código de ética.

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – 100 horas
Ementa: Introdução a administração financeira, contábil e custos. Planejamento orçamentário, demonstrações de balanço patrimonial, análise financeira, demonstrativo de resultados, orçamentos, custos e tributos, lucros e folha de pagamento. A contabilidade, a classificação contábil, ativo passivo e demonstrativo de resultados, análise financeira e índices de liquidez, análise horizontal e vertical, fluxo de caixa, tributos sobre vendas, tributos sobre lucros, tributos dos regimes especiais.

GESTÃO DE PROJETOS – 100 horas
Ementa: Alinhamento estratégico de projetos; portfólio de projetos; modelo de melhoria e de mudanças organizacionais; modelos de maturidade; competências em gestão de projetos. O processo de planejamento; definição de escopo; a estrutura analítica; redes de precedência; alocação de recursos; controle de atividades e recursos; a dinâmica de um projeto; softwares disponíveis. Conceito moderno de risco; análise X gestão de risco; os seis processos da gestão do risco; planejamento da gestão, identificação, avaliação, quantificação, planejamento da resposta, monitoração e controle do risco.

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES HOSPITALARES – 100 horas
Ementa: Introdução aos conceitos da tecnologia da informação em saúde, conceitos de informática e sua utilização prática na área da saúde. História da informática na saúde pública; Organização administrativa de um setor de informática hospitalar; Etapas de um plano de informática hospitalar; Aplicação do sistema de gerenciamento de informática; Sites de pesquisa e aplicações técnicas.

 

2º. Período

COMISSÕES E COMITÊS HOSPITALARES – 100 horas
Ementa: As comissões e os comitês hospitalares e suas grandes áreas de atuação. Composição das comissões e dos comitês: estrutura organizacional, legislação, diretrizes, formatos institucionais e principais atividades. Normas e rotinas das comissões e dos comitês. Coordenação, membros executivos, membros titulares e membros suplentes. Legislação de acordo com as normas sanitárias. As comissões obrigatórias, as comissões facultativas e os comitês. Manuais de normas e procedimentos. Relatórios mensais, atas de reuniões, documentação e registros oficiais.

HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Conceitos e embasamento sobre os serviços de assistência hospitalar. O corpo clínico, o serviço de enfermagem, o serviço de apoio diagnóstico e terapêutico. Os profissionais destes serviços e suas competências. As especialidades dos serviços hospitalares. A qualidade assistencial. A arte de cuidar do paciente, o holismo, a humanização, e as exigências dos clientes neste setor. Conceito do cuidar nos aspectos baseados em evidências teóricas e estudos científicos. A ciência do cuidar que determina a eficácia do tratamento exercido pelas diferentes categorias profissionais da saúde.

SERVIÇOS DE APOIO ADMINISTRATIVOS – 100 horas
Ementa: Os serviços de apoio administrativos e suas atividades, serviço de arquivo médico e estatística, serviço de farmácia hospitalar, serviço de nutrição e dietética, serviço social, lavanderia e hotelaria hospitalar. Conceitos e embasamento sobre a hotelaria hospitalar. Custos operacionais, processos de terceirização e prestadores de serviços. Conforto e segurança do paciente.

SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA HOSPITALAR - 100 horas
Ementa: Conceitos e embasamento sobre os serviços de assistência hospitalar. As composições do corpo clínico, do serviço de enfermagem, do serviço de apoio diagnóstico e terapêutico. Os profissionais destes serviços e suas competências. As especialidades dos serviços hospitalares. A qualidade assistencial. A arte de cuidar do paciente, o holismo, a humanização, e as exigências dos clientes neste setor. Conceito do cuidar nos aspectos baseados em evidências teóricas e estudos científicos. A ciência do cuidar que determina a eficácia do tratamento exercido pelas diferentes categorias profissionais da saúde.

 

3º. Período

ASPECTOS JURÍDICOS NA SAÚDE – 100 horas
Ementa: Conceitos, embasamento, em Ética, Legislação, conceituação de forma mais ampla em Bioética. Aspectos gerais previstos na Constituição Federal e na legislação pertinente, com enfoque na área de saúde. Conceituação em Ética, Moral, Legislação, tomando-se como base o Código Sanitário, o Código Civil, a Lei 8080/90, a Lei 8142/90, a Constituição Federal de 1988, a Lei 9656/98, a Lei 10185/01. Códigos Deontológicos de medicina, Enfermagem, Psicologia, Odontologia, Biologia, Fonoaudiologia e outros pertencentes à área da saúde.

AUDITORIA HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Conceitos e embasamentos relacionados ao controle, avaliação e a auditoria em serviços de saúde. Fases da verificação documental das operações. Avaliação da execução dos procedimentos e controles internos. Legalidade e os aspectos gerais de toda a documentação da unidade de saúde. Caracterização do Auditor e as finalidades da Auditoria O trabalho do auditor, liderança e resultados; Caracterização do auditor e suas responsabilidades; Ética profissional do auditor; Auditoria médica e suas finalidades; Auditoria interna e externa; Classificação das auditorias; Aspectos da legislação e de fiscalização; Tópicos para avaliação e relatório de auditoria. Programas de Controle e Avaliação.

EMPREENDEDORISMO EM SAÚDE – 100 horas
Ementa: As estratégias de investimento e negócios na área da saúde. Formas e tipos de convênios, parcerias público-privadas, convênios, fundações, autarquias e organizações sociais. Métodos de veiculação e divulgação de serviços em saúde. Modelos de tecnologia e inovação em saúde e na esfera hospitalar.

LEGISLAÇÃO HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Conceitos e embasamento sobre a organização do processo administrativo. As organizações como forma dominante de instituição em nossa sociedade. As manifestações de uma sociedade altamente especializadas e interdependentes. O crescimento de empresas de serviços, de associações comerciais, de instituições educacionais e de hospitais. Conceito do desenvolvimento das teorias da administração sanitária. Ampliação das técnicas de planejar, organizar, dirigir, coordenar, bem como um aumento do alcance e racionalismo nas organizações. A organização, os recursos e atividade para atingir os objetivos: órgãos e cargos; e atribuição de autoridade e responsabilidade nas unidades sanitárias.

 

4º. Período

ADMINISTRAÇÃO GERAL – 100 horas
Ementa: O significado da Administração, seus fundamentos, modelos e estruturas. A teoria das organizações, a revolução urbana e a revolução Industrial. Os novos paradigmas da Administração. A administração geral, conceito, fundamentos e importância no conceito atual. A burocracia e suas disfunções, modelos de organizações. A administração científica, motivação, modelo comportamental e liderança.

GESTÃO ESTRATÉGICA E LIDERANÇA HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: As estratégias gerenciais e os principais indicadores hospitalares. As organizações políticas para a gestão da saúde. A produtividade nos serviços hospitalares e as ferramentas para a administração do desempenho. Modelos de decisão e mensuração da eficácia empresarial. Métodos de análise e solução de problemas. Sistemas de informação para a gestão hospitalar. A importância da liderança nos serviços hospitalares. Modernização dos mecanismos de gestão hospitalar.

HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DOS HOSPITAIS – 100 horas
Ementa: Origem e histórico dos hospitais. A evolução dos hospitais desde as épocas remotas até a atualidade. O aperfeiçoamento das instalações e evolução dos equipamentos utilizados nos hospitais. Construções em monoblocos, a racionalização das estruturas, o avanço científico e tecnológico nos hospitais. A classificação geral das instituições de acordo com o tipo de assistência, número de leitos e especialidades. As características dos hospitais europeus e americanos. A evolução hospitalar no Brasil.

PLANEJAMENTO EM SAÚDE – 100 horas
Ementa: Conceitos e embasamento sobre a análise macroscópica do ambiente em que estão situados a entidade mantenedora e os serviços de saúde. Caracterização Municipal: histórico, dados geográficos, localização Geográfica do Município; área total, condições climáticas, relevo, hidrografia e fertilidade do solo. Situação política da região; População; Dados econômicos; Imprensa local; Estrutura da rede de ensino e Análise da estrutura da saúde.

 

5º. Período

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Conceitos e embasamento sobre as estruturas hospitalares e os diversos tipos e conceitos de organograma. Finalidade da administração vertical e horizontal. Objetivos e formas de hierarquização. Definições de setores, seções, serviços, divisões e departamentos nos hospitais públicos e privados. Tipos de competências: competências individuais e competências organizacionais.

GESTÃO DA QUALIDADE HOSPITALAR – 140 horas
Ementa: O planejamento e a revisão de processos de qualidade em saúde. Posicionamento das instituições de saúde frente as demandas do mercado. Reestruturação e inovação na busca da excelência na prestação de serviços de saúde. Valorização dos talentos humanos para atuarem como agentes participativos do replanejamento e da ressignificação do contexto dos serviços. A qualidade para a satisfação do usuário e diminuição de custos. A sistemática de qualidade na área da saúde como modelo de gestão.

MÓDULO DE FORMAÇÃO CIDADÃ I – 60 horas
Ementa: Conceitos e análises ligadas aos direitos e deveres de cada cidadão. O papel do Estado e o estudo da realidade brasileira. Os problemas da sociedade e a elaboração das políticas públicas. A democracia representativa e participativa. Orçamento público, educação, saúde, meio ambiente e segurança. Os movimentos sociais e os agentes comunitários. Conceitos sobre a promoção e a participação política na sociedade e a organização social nas comunidades. O papel da educação na formação do brasileiro.

RECURSOS HUMANOS NO HOSPITAL – 100 horas
Ementa: Histórico do desenvolvimento dos recursos humanos no Brasil. As funções da procura do processo seletivo e do treinamento das pessoas. Diagnóstico, planejamento, metodologia e avaliação. Motivação, liderança e humanização. As categorias profissionais da área da saúde. Os profissionais da saúde, suas atribuições, responsabilidades, direitos e deveres. Carreiras e políticas de recursos humanos em saúde.


6º. Período

EQUIPAMENTOS HOSPITALARES – 100 horas
Ementa: Equipamentos utilizados nos hospitais. Formas de aquisição, descritivos, caracterização e adequações no ambiente hospitalar. Equipamentos de apoio diagnóstico e terapêutico. Instalação, calibração, treinamento e testes iniciais de funcionamento. Tipos de manutenção, manutenção preventiva e manutenção corretiva.

MANUTENÇÃO HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Manutenção e arquitetura-Infectopreditiva, segurança-preditiva, arquitetura-administração preditiva, arquiteturahumanização-preditiva, e manutenção-preditiva. Dinâmica de manutenção e aspectos arquitetônicos relacionados as atividades hospitalares. Tipos de construção, paredes e tipos de divisórias com características especializadas. Adequações e técnicas modernas de manutenção predial hospitalar.

SEGURANÇA NO AMBIENTE HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Aspectos relacionados à segurança no ambiente hospitalar. Tomada de decisões técnicas, administrativas, econômicas e operacionais. As obrigações legais referentes a segurança do trabalho na área da saúde. Utilização de equipamentos tecnologicamente compatíveis com os serviços de saúde prestados. Sistemas automáticos para extinção de incêndio, brigada contra incêndio, sistema de geração de energia elétrica de emergência. Investimentos para treinamento e capacitação de funcionários nos hospitais. Planos de emergência e de segurança no ambiente hospitalar.

SUSTENTABILIDADE – 100 horas
Ementa: Práticas de sustentabilidade da gestão ambiental nos hospitais. Modelos e técnicas para ampliar as inovações voltadas a sustentabilidade. Plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde e o impacto ambiental. Riscos com material biológico, substâncias químicas, descarte de medicamentos e dos diversos produtos químicos. Utilização correta dos insumos hospitalares em relação ao meio ambiente.

 

Currículo 5


1º. Período

COMISSÕES E COMITÊS HOSPITALARES – 100 horas
Ementa: As comissões e os comitês hospitalares e suas grandes áreas de atuação. Composição das comissões e dos comitês: estrutura organizacional, legislação, diretrizes, formatos institucionais e principais atividades. Normas e rotinas das comissões e dos comitês. Coordenação, membros executivos, membros titulares e membros suplentes. Legislação de acordo com as normas sanitárias. As comissões obrigatórias, as comissões facultativas e os comitês. Manuais de normas e procedimentos. Relatórios mensais, atas de reuniões, documentação e registros oficiais.

HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Conceitos e embasamento sobre os serviços de assistência hospitalar. O corpo clínico, o serviço de enfermagem, o serviço de apoio diagnóstico e terapêutico. Os profissionais destes serviços e suas competências. As especialidades dos serviços hospitalares. A qualidade assistencial. A arte de cuidar do paciente, o holismo, a humanização, e as exigências dos clientes neste setor. Conceito do cuidar nos aspectos baseados em evidências teóricas e estudos científicos. A ciência do cuidar que determina a eficácia do tratamento exercido pelas diferentes categorias profissionais da saúde.

SERVIÇOS DE APOIO ADMINISTRATIVOS – 100 horas
Ementa: Os serviços de apoio administrativos e suas atividades, serviço de arquivo médico e estatística, serviço de farmácia hospitalar, serviço de nutrição e dietética, serviço social, lavanderia e hotelaria hospitalar. Conceitos e embasamento sobre a hotelaria hospitalar. Custos operacionais, processos de terceirização e prestadores de serviços. Conforto e segurança do paciente.

SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA HOSPITALAR - 100
Ementa: Conceitos e embasamento sobre os serviços de assistência hospitalar. As composições do corpo clínico, do serviço de enfermagem, do serviço de apoio diagnóstico e terapêutico. Os profissionais destes serviços e suas competências. As especialidades dos serviços hospitalares. A qualidade assistencial. A arte de cuidar do paciente, o holismo, a humanização, e as exigências dos clientes neste setor. Conceito do cuidar nos aspectos baseados em evidências teóricas e estudos científicos. A ciência do cuidar que determina a eficácia do tratamento exercido pelas diferentes categorias profissionais da saúde.


2º. Período

ASPECTOS JURÍDICOS NA SAÚDE – 100 horas
Ementa: Conceitos, embasamento, em Ética, Legislação, conceituação de forma mais ampla em Bioética. Aspectos gerais previstos na Constituição Federal e na legislação pertinente, com enfoque na área de saúde. Conceituação em Ética, Moral, Legislação, tomando-se como base o Código Sanitário, o Código Civil, a Lei 8080/90, a Lei 8142/90, a Constituição Federal de 1988, a Lei 9656/98, a Lei 10185/01. Códigos Deontológicos de medicina, Enfermagem, Psicologia, Odontologia, Biologia, Fonoaudiologia e outros pertencentes à área da saúde.

AUDITORIA HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Conceitos e embasamentos relacionados ao controle, avaliação e a auditoria em serviços de saúde. Fases da verificação documental das operações. Avaliação da execução dos procedimentos e controles internos. Legalidade e os aspectos gerais de toda a documentação da unidade de saúde. Caracterização do Auditor e as finalidades da Auditoria O trabalho do auditor, liderança e resultados; Caracterização do auditor e suas responsabilidades; Ética profissional do auditor; Auditoria médica e suas finalidades; Auditoria interna e externa; Classificação das auditorias; Aspectos da legislação e de fiscalização; Tópicos para avaliação e relatório de auditoria. Programas de Controle e Avaliação.

EMPREENDEDORISMO EM SAÚDE – 100 horas
Ementa: As estratégias de investimento e negócios na área da saúde. Formas e tipos de convênios, parcerias público-privadas, convênios, fundações, autarquias e organizações sociais. Métodos de veiculação e divulgação de serviços em saúde. Modelos de tecnologia e inovação em saúde e na esfera hospitalar.

LEGISLAÇÃO HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Conceitos e embasamento sobre a organização do processo administrativo. As organizações como forma dominante de instituição em nossa sociedade. As manifestações de uma sociedade altamente especializadas e interdependentes. O crescimento de empresas de serviços, de associações comerciais, de instituições educacionais e de hospitais. Conceito do desenvolvimento das teorias da administração sanitária. Ampliação das técnicas de planejar, organizar, dirigir, coordenar, bem como um aumento do alcance e racionalismo nas organizações. A organização, os recursos e atividade para atingir os objetivos: órgãos e cargos; e atribuição de autoridade e responsabilidade nas unidades sanitárias.

 

3º. Período

ADMINISTRAÇÃO GERAL – 100 horas
Ementa: O significado da Administração, seus fundamentos, modelos e estruturas. A teoria das organizações, a revolução urbana e a revolução Industrial. Os novos paradigmas da Administração. A administração geral, conceito, fundamentos e importância no conceito atual. A burocracia e suas disfunções, modelos de organizações. A administração científica, motivação, modelo comportamental e liderança.

GESTÃO ESTRATÉGICA E LIDERANÇA HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: As estratégias gerenciais e os principais indicadores hospitalares. As organizações políticas para a gestão da saúde. A produtividade nos serviços hospitalares e as ferramentas para a administração do desempenho. Modelos de decisão e mensuração da eficácia empresarial. Métodos de análise e solução de problemas. Sistemas de informação para a gestão hospitalar. A importância da liderança nos serviços hospitalares. Modernização dos mecanismos de gestão hospitalar.

HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DOS HOSPITAIS – 100 horas
Ementa: Origem e histórico dos hospitais. A evolução dos hospitais desde as épocas remotas até a atualidade. O aperfeiçoamento das instalações e evolução dos equipamentos utilizados nos hospitais. Construções em monoblocos, a racionalização das estruturas, o avanço científico e tecnológico nos hospitais. A classificação geral das instituições de acordo com o tipo de assistência, número de leitos e especialidades. As características dos hospitais europeus e americanos. A evolução hospitalar no Brasil.

PLANEJAMENTO EM SAÚDE – 100 horas
Ementa: Conceitos e embasamento sobre a análise macroscópica do ambiente em que estão situados a entidade mantenedora e os serviços de saúde. Caracterização Municipal: histórico, dados geográficos, localização Geográfica do Município; área total, condições climáticas, relevo, hidrografia e fertilidade do solo. Situação política da região; População; Dados econômicos; Imprensa local; Estrutura da rede de ensino e Análise da estrutura da saúde.


4º. Período

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Conceitos e embasamento sobre as estruturas hospitalares e os diversos tipos e conceitos de organograma. Finalidade da administração vertical e horizontal. Objetivos e formas de hierarquização. Definições de setores, seções, serviços, divisões e departamentos nos hospitais públicos e privados. Tipos de competências: competências individuais e competências organizacionais.

GESTÃO DA QUALIDADE HOSPITALAR – 140 horas
Ementa: O planejamento e a revisão de processos de qualidade em saúde. Posicionamento das instituições de saúde frente as demandas do mercado. Reestruturação e inovação na busca da excelência na prestação de serviços de saúde. Valorização dos talentos humanos para atuarem como agentes participativos do replanejamento e da ressignificação do contexto dos serviços. A qualidade para a satisfação do usuário e diminuição de custos. A sistemática de qualidade na área da saúde como modelo de gestão.

MÓDULO DE FORMAÇÃO CIDADÃ I – 60 horas
Ementa: Conceitos e análises ligadas aos direitos e deveres de cada cidadão. O papel do Estado e o estudo da realidade brasileira. Os problemas da sociedade e a elaboração das políticas públicas. A democracia representativa e participativa. Orçamento público, educação, saúde, meio ambiente e segurança. Os movimentos sociais e os agentes comunitários. Conceitos sobre a promoção e a participação política na sociedade e a organização social nas comunidades. O papel da educação na formação do brasileiro.

RECURSOS HUMANOS NO HOSPITAL – 100 horas
Ementa: Histórico do desenvolvimento dos recursos humanos no Brasil. As funções da procura do processo seletivo e do treinamento das pessoas. Diagnóstico, planejamento, metodologia e avaliação. Motivação, liderança e humanização. As categorias profissionais da área da saúde. Os profissionais da saúde, suas atribuições, responsabilidades, direitos e deveres. Carreiras e políticas de recursos humanos em saúde.


5º. Período

EQUIPAMENTOS HOSPITALARES – 100 horas
Ementa: Equipamentos utilizados nos hospitais. Formas de aquisição, descritivos, caracterização e adequações no ambiente hospitalar. Equipamentos de apoio diagnóstico e terapêutico. Instalação, calibração, treinamento e testes iniciais de funcionamento. Tipos de manutenção, manutenção preventiva e manutenção corretiva.

MANUTENÇÃO HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Manutenção e arquitetura-infectopreditiva, segurança-preditiva, arquitetura-administração preditiva, arquiteturahumanização-preditiva, e manutenção-preditiva. Dinâmica de manutenção e aspectos arquitetônicos relacionados as atividades hospitalares. Tipos de construção, paredes e tipos de divisórias com características especializadas. Adequações e técnicas modernas de manutenção predial hospitalar.

SEGURANÇA NO AMBIENTE HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Aspectos relacionados à segurança no ambiente hospitalar. Tomada de decisões técnicas, administrativas, econômicas e operacionais. As obrigações legais referentes a segurança do trabalho na área da saúde. Utilização de equipamentos tecnologicamente compatíveis com os serviços de saúde prestados. Sistemas automáticos para extinção de incêndio, brigada contra incêndio, sistema de geração de energia elétrica de emergência. Investimentos para treinamento e capacitação de funcionários nos hospitais. Planos de emergência e de segurança no ambiente hospitalar.

SUSTENTABILIDADE – 100 horas
Ementa: Práticas de sustentabilidade da gestão ambiental nos hospitais. Modelos e técnicas para ampliar as inovações voltadas a sustentabilidade. Plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde e o impacto ambiental. Riscos com material biológico, substâncias químicas, descarte de medicamentos e dos diversos produtos químicos. Utilização correta dos insumos hospitalares em relação ao meio ambiente.


6º. Período

ACREDITAÇÃO HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Princípios gerais do processo de acreditação hospitalar. Inscrição no processo de avaliação e contratação da instituição acreditadora. Avaliador, avaliador-líder e equipe de avaliadores. Preparação da unidade hospitalar. Visita e instrumentos de avaliação. Recurso. Código de ética.

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – 100 horas
Ementa: Introdução a administração financeira, contábil e custos. Planejamento orçamentário, demonstrações de balanço patrimonial, análise financeira, demonstrativo de resultados, orçamentos, custos e tributos, lucros e folha de pagamento. A contabilidade, a classificação contábil, ativo passivo e demonstrativo de resultados, análise financeira e índices de liquidez, análise horizontal e vertical, fluxo de caixa, tributos sobre vendas, tributos sobre lucros, tributos dos regimes especiais.

GESTÃO DE PROJETOS – 100 horas
Ementa: Alinhamento estratégico de projetos; portfólio de projetos; modelo de melhoria e de mudanças organizacionais; modelos de maturidade; competências em gestão de projetos. O processo de planejamento; definição de escopo; a estrutura analítica; redes de precedência; alocação de recursos; controle de atividades e recursos; a dinâmica de um projeto; softwares disponíveis. Conceito moderno de risco; análise X gestão de risco; os seis processos da gestão do risco; planejamento da gestão, identificação, avaliação, quantificação, planejamento da resposta, monitoração e controle do risco.

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES HOSPITALARES – 100 horas
Ementa: Introdução aos conceitos da tecnologia da informação em saúde, conceitos de informática e sua utilização prática na área da saúde. História da informática na saúde pública; Organização administrativa de um setor de informática hospitalar; Etapas de um plano de informática hospitalar; Aplicação do sistema de gerenciamento de informática; Sites de pesquisa e aplicações técnicas.


Currículo 6


1º. Período

ASPECTOS JURÍDICOS NA SAÚDE – 100 horas
Ementa: Conceitos, embasamento, em Ética, Legislação, conceituação de forma mais ampla em Bioética. Aspectos gerais previstos na Constituição Federal e na legislação pertinente, com enfoque na área de saúde. Conceituação em Ética, Moral, Legislação, tomando-se como base o Código Sanitário, o Código Civil, a Lei 8080/90, a Lei 8142/90, a Constituição Federal de 1988, a Lei 9656/98, a Lei 10185/01. Códigos Deontológicos de medicina, Enfermagem, Psicologia, Odontologia, Biologia, Fonoaudiologia e outros pertencentes à área da saúde.

AUDITORIA HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Conceitos e embasamentos relacionados ao controle, avaliação e a auditoria em serviços de saúde. Fases da verificação documental das operações. Avaliação da execução dos procedimentos e controles internos. Legalidade e os aspectos gerais de toda a documentação da unidade de saúde. Caracterização do Auditor e as finalidades da Auditoria O trabalho do auditor, liderança e resultados; Caracterização do auditor e suas responsabilidades; Ética profissional do auditor; Auditoria médica e suas finalidades; Auditoria interna e externa; Classificação das auditorias; Aspectos da legislação e de fiscalização; Tópicos para avaliação e relatório de auditoria. Programas de Controle e Avaliação.

EMPREENDEDORISMO EM SAÚDE – 100 horas
Ementa: As estratégias de investimento e negócios na área da saúde. Formas e tipos de convênios, parcerias público-privadas, convênios, fundações, autarquias e organizações sociais. Métodos de veiculação e divulgação de serviços em saúde. Modelos de tecnologia e inovação em saúde e na esfera hospitalar.

LEGISLAÇÃO HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Conceitos e embasamento sobre a organização do processo administrativo. As organizações como forma dominante de instituição em nossa sociedade. As manifestações de uma sociedade altamente especializadas e interdependentes. O crescimento de empresas de serviços, de associações comerciais, de instituições educacionais e de hospitais. Conceito do desenvolvimento das teorias da administração sanitária. Ampliação das técnicas de planejar, organizar, dirigir, coordenar, bem como um aumento do alcance e racionalismo nas organizações. A organização, os recursos e atividade para atingir os objetivos: órgãos e cargos; e atribuição de autoridade e responsabilidade nas unidades sanitárias.

 

2º. Período

ADMINISTRAÇÃO GERAL – 100 horas
Ementa: O significado da Administração, seus fundamentos, modelos e estruturas. A teoria das organizações, a revolução urbana e a revolução Industrial. Os novos paradigmas da Administração. A administração geral, conceito, fundamentos e importância no conceito atual. A burocracia e suas disfunções, modelos de organizações. A administração científica, motivação, modelo comportamental e liderança.

GESTÃO ESTRATÉGICA E LIDERANÇA HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: As estratégias gerenciais e os principais indicadores hospitalares. As organizações políticas para a gestão da saúde. A produtividade nos serviços hospitalares e as ferramentas para a administração do desempenho. Modelos de decisão e mensuração da eficácia empresarial. Métodos de análise e solução de problemas. Sistemas de informação para a gestão hospitalar. A importância da liderança nos serviços hospitalares. Modernização dos mecanismos de gestão hospitalar.

HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DOS HOSPITAIS – 100 horas
Ementa: Origem e histórico dos hospitais. A evolução dos hospitais desde as épocas remotas até a atualidade. O aperfeiçoamento das instalações e evolução dos equipamentos utilizados nos hospitais. Construções em monoblocos, a racionalização das estruturas, o avanço científico e tecnológico nos hospitais. A classificação geral das instituições de acordo com o tipo de assistência, número de leitos e especialidades. As características dos hospitais europeus e americanos. A evolução hospitalar no Brasil.

PLANEJAMENTO EM SAÚDE – 100 horas
Ementa: Conceitos e embasamento sobre a análise macroscópica do ambiente em que estão situados a entidade mantenedora e os serviços de saúde. Caracterização Municipal: histórico, dados geográficos, localização Geográfica do Município; área total, condições climáticas, relevo, hidrografia e fertilidade do solo. Situação política da região; População; Dados econômicos; Imprensa local; Estrutura da rede de ensino e Análise da estrutura da saúde.

 

3º. Período

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Conceitos e embasamento sobre as estruturas hospitalares e os diversos tipos e conceitos de organograma. Finalidade da administração vertical e horizontal. Objetivos e formas de hierarquização. Definições de setores, seções, serviços, divisões e departamentos nos hospitais públicos e privados. Tipos de competências: competências individuais e competências organizacionais.

GESTÃO DA QUALIDADE HOSPITALAR – 140 horas
Ementa: O planejamento e a revisão de processos de qualidade em saúde. Posicionamento das instituições de saúde frente as demandas do mercado. Reestruturação e inovação na busca da excelência na prestação de serviços de saúde. Valorização dos talentos humanos para atuarem como agentes participativos do replanejamento e da ressignificação do contexto dos serviços. A qualidade para a satisfação do usuário e diminuição de custos. A sistemática de qualidade na área da saúde como modelo de gestão.

MÓDULO DE FORMAÇÃO CIDADÃ I – 60 horas
Ementa: Conceitos e análises ligadas aos direitos e deveres de cada cidadão. O papel do Estado e o estudo da realidade brasileira. Os problemas da sociedade e a elaboração das políticas públicas. A democracia representativa e participativa. Orçamento público, educação, saúde, meio ambiente e segurança. Os movimentos sociais e os agentes comunitários. Conceitos sobre a promoção e a participação política na sociedade e a organização social nas comunidades. O papel da educação na formação do brasileiro.

RECURSOS HUMANOS NO HOSPITAL – 100 horas
Ementa: Histórico do desenvolvimento dos recursos humanos no Brasil. As funções da procura do processo seletivo e do treinamento das pessoas. Diagnóstico, planejamento, metodologia e avaliação. Motivação, liderança e humanização. As categorias profissionais da área da saúde. Os profissionais da saúde, suas atribuições, responsabilidades, direitos e deveres. Carreiras e políticas de recursos humanos em saúde.

 

4º. Período

EQUIPAMENTOS HOSPITALARES – 100 horas
Ementa: Equipamentos utilizados nos hospitais. Formas de aquisição, descritivos, caracterização e adequações no ambiente hospitalar. Equipamentos de apoio diagnóstico e terapêutico. Instalação, calibração, treinamento e testes iniciais de funcionamento. Tipos de manutenção, manutenção preventiva e manutenção corretiva.

MANUTENÇÃO HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Manutenção e arquitetura-infectopreditiva, segurança-preditiva, arquitetura-administração preditiva, arquiteturahumanização-preditiva, e manutenção-preditiva. Dinâmica de manutenção e aspectos arquitetônicos relacionados as atividades hospitalares. Tipos de construção, paredes e tipos de divisórias com características especializadas. Adequações e técnicas modernas de manutenção predial hospitalar.

SEGURANÇA NO AMBIENTE HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Aspectos relacionados à segurança no ambiente hospitalar. Tomada de decisões técnicas, administrativas, econômicas e operacionais. As obrigações legais referentes a segurança do trabalho na área da saúde. Utilização de equipamentos tecnologicamente compatíveis com os serviços de saúde prestados. Sistemas automáticos para extinção de incêndio, brigada contra incêndio, sistema de geração de energia elétrica de emergência. Investimentos para treinamento e capacitação de funcionários nos hospitais. Planos de emergência e de segurança no ambiente hospitalar.

SUSTENTABILIDADE – 100 horas
Ementa: Práticas de sustentabilidade da gestão ambiental nos hospitais. Modelos e técnicas para ampliar as inovações voltadas a sustentabilidade. Plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde e o impacto ambiental. Riscos com material biológico, substâncias químicas, descarte de medicamentos e dos diversos produtos químicos. Utilização correta dos insumos hospitalares em relação ao meio ambiente.

 

5º. Período

ACREDITAÇÃO HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Princípios gerais do processo de acreditação hospitalar. Inscrição no processo de avaliação e contratação da instituição acreditadora. Avaliador, avaliador-líder e equipe de avaliadores. Preparação da unidade hospitalar. Visita e instrumentos de avaliação. Recurso. Código de ética.

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – 100 horas
Ementa: Introdução a administração financeira, contábil e custos. Planejamento orçamentário, demonstrações de balanço patrimonial, análise financeira, demonstrativo de resultados, orçamentos, custos e tributos, lucros e folha de pagamento. A contabilidade, a classificação contábil, ativo passivo e demonstrativo de resultados, análise financeira e índices de liquidez, análise horizontal e vertical, fluxo de caixa, tributos sobre vendas, tributos sobre lucros, tributos dos regimes especiais.

GESTÃO DE PROJETOS – 100 horas
Ementa: Alinhamento estratégico de projetos; portfólio de projetos; modelo de melhoria e de mudanças organizacionais; modelos de maturidade; competências em gestão de projetos. O processo de planejamento; definição de escopo; a estrutura analítica; redes de precedência; alocação de recursos; controle de atividades e recursos; a dinâmica de um projeto; softwares disponíveis. Conceito moderno de risco; análise X gestão de risco; os seis processos da gestão do risco; planejamento da gestão, identificação, avaliação, quantificação, planejamento da resposta, monitoração e controle do risco.

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES HOSPITALARES – 100 horas
Ementa: Introdução aos conceitos da tecnologia da informação em saúde, conceitos de informática e sua utilização prática na área da saúde. História da informática na saúde pública; Organização administrativa de um setor de informática hospitalar; Etapas de um plano de informática hospitalar; Aplicação do sistema de gerenciamento de informática; Sites de pesquisa e aplicações técnicas.

 

6º. Período

COMISSÕES E COMITÊS HOSPITALARES – 100 horas
Ementa: As comissões e os comitês hospitalares e suas grandes áreas de atuação. Composição das comissões e dos comitês: estrutura organizacional, legislação, diretrizes, formatos institucionais e principais atividades. Normas e rotinas das comissões e dos comitês. Coordenação, membros executivos, membros titulares e membros suplentes. Legislação de acordo com as normas sanitárias. As comissões obrigatórias, as comissões facultativas e os comitês. Manuais de normas e procedimentos. Relatórios mensais, atas de reuniões, documentação e registros oficiais.

HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR – 100 horas
Ementa: Conceitos e embasamento sobre os serviços de assistência hospitalar. O corpo clínico, o serviço de enfermagem, o serviço de apoio diagnóstico e terapêutico. Os profissionais destes serviços e suas competências. As especialidades dos serviços hospitalares. A qualidade assistencial. A arte de cuidar do paciente, o holismo, a humanização, e as exigências dos clientes neste setor. Conceito do cuidar nos aspectos baseados em evidências teóricas e estudos científicos. A ciência do cuidar que determina a eficácia do tratamento exercido pelas diferentes categorias profissionais da saúde.

SERVIÇOS DE APOIO ADMINISTRATIVOS – 100 horas
Ementa: Os serviços de apoio administrativos e suas atividades, serviço de arquivo médico e estatística, serviço de farmácia hospitalar, serviço de nutrição e dietética, serviço social, lavanderia e hotelaria hospitalar. Conceitos e embasamento sobre a hotelaria hospitalar. Custos operacionais, processos de terceirização e prestadores de serviços. Conforto e segurança do paciente.

SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA HOSPITALAR - 100
Ementa: Conceitos e embasamento sobre os serviços de assistência hospitalar. As composições do corpo clínico, do serviço de enfermagem, do serviço de apoio diagnóstico e terapêutico. Os profissionais destes serviços e suas competências. As especialidades dos serviços hospitalares. A qualidade assistencial. A arte de cuidar do paciente, o holismo, a humanização, e as exigências dos clientes neste setor. Conceito do cuidar nos aspectos baseados em evidências teóricas e estudos científicos. A ciência do cuidar que determina a eficácia do tratamento exercido pelas diferentes categorias profissionais da saúde.

Comunicar erros

AIRTON VIRIATO- COORDENADOR

Veja o minicurrículo

 

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: