Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão Pública - A Distância / Notícias / Gestor penitenciário transforma marmitex em fonte de energia

Gestor penitenciário transforma marmitex em fonte de energia

Ex-aluno EAD da Metodista se dedica a vários projetos ambientais em Ribeirão das Neves (MG)

04/02/2016 18h15 - última modificação 04/02/2016 20h15

Foto Divulgação

Formado em Gestão Pública pela Universidade Metodista, o agente penitenciário Ricardo Nascimento dos Santos desenvolve em Minas Gerais projeto socioambiental que utiliza embalagens de marmitex como fonte geradora de energia. Atuando no Presídio Inspetor José Martinho Drumond, ele aproveitou as quatro toneladas de marmitex descartadas em quatro meses no local para alimentar uma estação termelétrica com 108 lâmpadas led.

A iniciativa está repercutindo em material de divulgação da Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas, à qual o presídio se subordina. Os marmitex foram colocados em recipientes que reagiram com produtos químicos gerando hidrogênio. A combustão do gás foi usada para realizar o efeito Peltier em uma estação termelétrica, e assim 108 lâmpadas de led da maquete que representa a unidade sustentável foram acesas. A experiência ultrapassou 60 minutos de geração de energia elétrica

A maquete foi construída pelos próprios detentos. Faz parte do projeto de transformar o Presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, em uma unidade sustentável.

Adubo orgânico

No ano passado, o ex-aluno EAD da Metodista implantou projeto de compostagem de resíduos orgânicos para produção de adubo, destinado inicialmente à horta e aos jardins do presídio. O fertilizante foi testado com sucesso e agora toda a produção agrícola do presídio é doada para o Banco de Alimentos do Município de Ribeirão das Neves, que a distribui para instituições filantrópicas da região.

A futura unidade prisional sustentável também conta com estação de tratamento de esgoto que utiliza aluminato de sódio, produto final da reação química com os marmitex. Ricardo Nascimento é graduado em Gestão Pública pela Metodista e atualmente conclui especialização em Educação Ambiental Urbana pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB).

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , ,

VINICIUS SCHURGELIES - COORDENADOR
vinicius
Minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

ACESSO RESTRITO

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Botao para o siga
ead_restrito.gif
Portal Aluno
Portal Caps
INFORMAÇÕES DO CURSO

Modalidade a distância: modelo on-line 2, possibilidade de estudo semipresencial ou on-line. Saiba mais
Grau:
Tecnólogo

Duração: 2 anos

Polo de Apoio Presencial: Confira aqui

Mensalidade: Confira aqui

Reconhecimento:Portaria N° 42 de 14/02/2013

Avaliação do curso por polo