Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão Financeira / Sobre

Sobre o curso

Empresas que buscam manter-se por muito tempo no mercado precisam da colaboração de profissionais que saibam lidar com a captação e investimento de recursos, e análises financeiras, seja em momentos de recessão ou de prosperidade.

Durante o período da graduação são concedidas certificações intermediárias, as quais atestam competências desenvolvidas ao longo de cada semestre cursado. Essas certificações proporcionam aos estudantes um diferencial para o ingresso na vida profissional e ainda amplificam, para as pessoas já inseridas no mundo do trabalho, as oportunidades de promoção e desenvolvimento de carreira na própria organização.

O profissional formado no curso superior de Tecnologia em Gestão Financeira deve ser registrado pelo Conselho Federal de Administração (CFA) para atuação no mercado, conforme as Resoluções Normativas nº 373, 374 e 379/2009. Confira aqui o informativo do CFA sobre o registro profissional.


O Tecnólogo

Os cursos de Graduação Tecnológica da Universidade Metodista de São Paulo visam a formação profissional e cidadã dos estudantes. Realizados em dois anos, por meio de módulos integrados de estudo, os cursos incentivam a criação de competências para o trabalho e ampliam a absorção dos profissionais nas organizações privadas, públicas e de terceiro setor. Do mesmo modo, os cursos de graduação tecnológica possibilitam o acesso à Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) e ao Stricto Sensu (mestrado e doutorado) para aqueles que desejam prosseguir em sua formação educacional e profissional.

Durante o período da graduação, são concedidas certificações intermediárias, as quais atestam competências desenvolvidas ao longo de cada semestre cursado. Essas certificações proporcionam aos estudantes um diferencial para o ingresso na vida profissional e ainda amplificam, para as pessoas já inseridas no mundo do trabalho, as oportunidades de promoção e desenvolvimento de carreira na própria organização.

Os cursos de Graduação Tecnológica da Metodista constituem um processo de formação mais específico e integrador, que atende às necessidades de diferentes perfis profissionais, quer dos que já estão trabalhando em área tecnológica, quer dos que pretendem atuar na área escolhida e precisam agregar novos conhecimentos. Os cursos estão preparados para trabalhar com as pessoas que retomam estudos e com os estudantes recém-saídos do ensino médio que necessitam exercer mais rapidamente uma profissão.

 

O Profissional

Atua no planejamento financeiro, na organização, direção, captação e nos investimentos de recursos de uma empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte. Analisa créditos e os demonstrativos contábeis, avalia a manutenção de estoques, acompanha faturamento e os fluxos de caixa. De olho nas mudanças econômicas do país, analisa o mercado e sugere alterações que tenham influência no desempenho da companhia.

A gestão financeira visa maximizar os resultados esperados, tanto econômicos e financeiros que são decorrentes das atividades operacionais.

 

Mercado de Trabalho

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira tem por missão satisfazer as necessidades do mercado de trabalho local e regional, entendendo as dimensões continentais do país como algo enriquecedor para a experiência dos egressos, com a excelência e qualidade na educação superior, preparando profissionais na área de finanças, com competência teórica e prática, comprometidos com o desenvolvimento empresarial sustentado agindo com ética e transparência, portanto o curso busca preparar os egressos para o exercício da cidadania, sendo potenciais catalisadores de mudanças na direção do avanço do desenvolvimento social e econômico de cada região do Brasil.

No Brasil, toda semana surgem novos negócios, novos empreendimentos, na maioria são micro e pequenas empresas que, muitas vezes, não conseguem atingir seu primeiro ano de vida.  Vale ressaltar também que, na busca de competitividade, as organizações deverão alinhar cada vez mais, sua decisão de alocação de capitais à estratégia geral do negócio, construindo sistemas dinâmicos de avaliação do emprego do capital, reconhecendo as opções condizentes, e evitando os equívocos que tem levado muitas organizações, de todos os segmentos e tamanhos, a resultados insustentáveis do ponto de vista financeiro.

É importante salientar que o Brasil ainda é um país com perspectivas de grande crescimento na sua participação em exportações mundiais, apesar dos problemas políticos e econômicos pelos quais vem atravessando. Nessa perspectiva, justamente, pesquisas têm demonstrado a capacidade de crescimento que ainda persiste em nosso País com relação às taxas de exportações mundiais, o que, consequentemente afeta positiva e diretamente o mercado de trabalho do profissional administrador em suas diferentes habilitações.

 

Comunicar erros

ANDRÉ LUIS PELARIN - COORDENADOR
andre_pelarin.jpg
Minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: